Buscar

habeas data

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR (A) DOUTOR(A) DE DIREITO DA ... VARA CIVIL DO ESTADO DE CEARÁ
 
 Em face de Magnólia, 24 anos profissão.... , estado civil.... de cpf..... , rg ......., residente e domiciliada no endereço .... no estado do ceará, vem por meio deste impetrar:
 HABEAS DATA CONTRA :
Hospital de Rede Pública de Fortaleza, com sede no endereço ..... de cnpj.....
Dos fatos:
A impetrante procurou o referido hospital, devido á graves e recorrentes infecções em seu organismo, e devido ao agravamento de sua doença , foi necessário a internação da mesma e realizado diversos exames.
Foi constatado que a impetrante, é portadora de uma doença auto-imune, chamada Lupus.
Foram feitos os tratamentos necessários, obtendo uma sensível melhora em sua saúde, e por este motivo, a impetrante obteve alta.
Entretanto, ao solicitar acesso ao seu prontuário o impetrado negou-se a fornecer o acesso, causando diversos transtornos a impetrada. 
A impetrante foi orientada a formalizar o requerimento da documentação, instruindo-a a fazer por escrito a solicitação juntamente a diretoria do referido hospital. 
Assim, a mesma procedeu, e após alguns dias, teve seu pedido negado, com a alegação de que a mesma não poderia ter acesso ao seu prontuário médico, pois eram informações técnicas de conhecimento e acesso restrito aos médicos do hospital. entretanto, se faz necessário, o acesso da impetrante aos prontuário médico, devido a ser de extrema importância para a continuidade de seu tratamento, correndo risco de piora na saúde.
Quanto ao referido caso, dispõe a constituição:
 lxxii -  conceder-se-á habeas data:
            a)  para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
            b)  para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;
Dos pedidos:
- Solicitar ao impetrado, que libere o laudo médico , para beneficio da impetrante ou em caso de negativa, juntar provas de sua negativa., conforme o seguinte artigo do código de Ética Médica
 "É vedado ao médico:
Art. 86. Deixar de fornecer laudo médico ao paciente ou a seu representante legal quando aquele for encaminhado ou transferido para continuação do tratamento ou em caso de solicitação de alta".
da mesma forma:
"Art. 88. Negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros"
- Solicito concessão de justiça gratuita , conforme artigo 28 do CPC :
De acordo o art. 98 do CPC/2015, tem direito à gratuidade da justiça a pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios, no qual a impetrante se enquadra
- Intimar Ministério Público para se manifestar.
Atribui-se o valor de 1.000 para fins meramente fiscais.
_____________________________
Assinatura do Advogado
OAB......

Continue navegando