Buscar

AP1 de Gestão da Produção 2018.1 [Gabarito]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão da Produção
Gabarito AP1 – 2018 II
1-O aumento de solicitações de personalização do produto sanduíche na loja de fast food pode afetar outros objetivos de desempenho. O aumento da variedade de outputs tende a dificultar o desempenho de rapidez da operação produtiva, por exemplo. O tempo de atravessamento será maior devido à complexidade adicional e necessidade de ajustes. Além disso, o tempo perdido no processo e a queda de produtividade teria efeitos potencialmente prejudiciais ao desempenho em custo também. Essa lógica segue pressupostos embutidos no conceito de trade-offs, que, no caso da estratégia de produção, requer escolhas que estabeleçam objetivos de desempenho prioritários para a organização.
2-A redução do tempo de desenvolvimento de projetos de produtos pode proporcionar redução de custos de desenvolvimento e maior agilidade para o lançamento de inovações no mercado. A empresa pode se valer de engenharia simultânea (realização de atividades de projeto simultaneamente), rápida resolução de conflitos, estrutura matricial (com maior autonomia para os gerentes de projeto), utilização de ferramentas informatizadas de planejamento e controle.
3-a)Diagrama de precedências desenhado na prova.
b)Tempo de ciclo = 6 minutos
c)3 estágios
d)Estágio 1: a, b; Estágio 2: c, d; Estágio 3: f, g, h.
e)Tem-se um balanceamento considerado perfeito já que a carga de trabalho ficou igualmente dividida entre os estágios.
4-a)(F)Bandejão tem layout por produto e restaurante alto padrão tem layout posicional.
b)(F)A customização condiz com uma estratégia baseada em flexibilidade de mix e produto.
c)(V)
d)(F)O processo “Loja de serviço” produz mais volume e menos variedade que o processo “Serviço profissional”.
e)(F)Fontes internas de idéias são oriundas de dentro da organização e fontes externas podem ser clientes ou concorrência, por exemplo.
5-a)Brilhosa: 2025 + (0,99 x 2500) = R$1,80
Frescor: 4100 + (0,99 x 10000) = R$1,40
b)O planejamento da capacidade produtiva afeta o desempenho em custos porque este depende da taxa de utilização da capacidade e das economias de escala obtidas na produção. Maiores taxas de utilização da capacidade tendem a aproximar a operação produtiva do nível ótimo. Sendo assim, o planejamento de uma capacidade que venha a gerar sobrecapacidade é algo prejudicial ao desempenho em custo. A descentralização da produção ou a opção por unidades de produção menores é outra decisão que pode prejudicar tal objetivo de desempenho, pois unidades maiores, quando bem utilizadas, possuem custos fixos e custos de implantação relativamente menores, proporcionando economia de escala na produção.

Outros materiais