Buscar

Caso 03 Cível Explicação Estágio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

resumo de PRÁTICA EM DIREITO CIVIL – caso 03
PERGUNTAS BÁSICAS
1ª) Observações
Primeiramente, tendo em vista que nas aulas anteriores, já expliquei os procedimentos quanto as fases processuais e elementos necessários para chegar a peça a ser elaborada e demais conceitos de escritas, entre outros, neste caso vou direto ao caso em concreto trazido na situação problema 03.
Desta forma, tais informações supra, me reporto aos materiais encaminhados em casos anteriores e material de apoio descritos diretamente no caso proposto e livros de práticas recomendados.
Entretanto, tendo em vista tratar-se de um recurso diferenciado na sua forma procedimental, sugiro ler sobre este recurso na doutrina e ver os artigos relacionados para melhor compreensão de seus detalhes (verificar os artigos pois eles explicam em detalhes os procedimentos no tocante a este recurso), porém, vou explicar em resumo nos itens de cada tópico, vejamos:
EXEMPLO – COM INFORMAÇÃO/ARTIGO PARA ELABORAR.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE _______________ (este recurso é direcionado diretamente ao Tribunal)
(Pular 10 linhas)
Processo nº...
NOME... (COMPLEMENTAR OS DADOS DO SEU CLIENTE CONFORME TRAZIDO NO CASO – OU UTILIZAR O TERMO “JÁ QUALIFICADO...”), por seu advogado e bastante procurador, “in fine” assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no artigo ____ do NCPC (artigo do recurso e o que informa o pedido efeito suspensivo), interpor 
AGRAVO DE INSTRUMENTO
OU
AGRAVO DE INSTRUMENTO COM PEDIDO DE TUTELA RECURSAL
por não se conformar, com a devida “venia”, da r. decisão de fls., proferida pelo MM. Juízo de primeiro grau, que indeferiu o pedido de denunciação à lide a seguradora requerido em sede de contestação apresentada nos autos da ação principal, pelas razões de fato e de direito anexas.
Outrossim, esclarece o Agravante, que as cópias das peças necessárias para a formação do presente instrumento encontram-se anexas a este recurso, em atenção ao artigo.... do NCPC, conforme descrito abaixo: 
	Petição Inicial e respectivos documentos;
	Procurações;
	Contestação e respectivos documentos;
	Despacho do juízo determinando a juntada da apólice de seguros original e contrato de seguro;
	Petição que justificou a desnecessidade das vias originais;
	Decisão que indeferiu o pedido de denunciação à lide e a respectiva certidão de publicação.
Esclarece, ademais, que os advogados abaixo são os atuam nos autos principais, para fins de intimação, nos termos do art... do NCPC:
Advogado do Autor: Dr. ..., OAB/UF nº ..., com endereço profissional situado na Rua ..., nº ..., bairro ..., na Cidade de ..., UF ..., CEP ....:
Advogado do Réu: Dr. ..., OAB/UF nº ..., com endereço profissional situado na Rua ..., nº ..., bairro ..., na Cidade de ..., UF ..., CEP ....:
Finalmente, requer a juntada do incluso comprovante de pagamento das custas recursais e por derradeiro, diante cumprimento dos requisitos de admissibilidade, que o presente recurso seja recebido, processado e após seja aberto vistas ao Agravado para, querendo, apresente suas Contrarrazões no prazo de ____ dias, nos termos do art. ______ do NCPC.
Termos em que,
Pede deferimento.
Local... e data.... (veja a data por questão recursal)
Nome do Advogado
OAB/UF nº...
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) DESEMBARGADOR(A) PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO _____ 
OU
AO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO _____ 
DAS RAZÕES DO RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMEENTO
RÉU/AGRAVANTE: ... 
AUTOR/AGRAVADO: ...
PROCESSO DE ORIGEM N° ...
JUÍZO DA ___ VARA DE .... 
Egrégio Tribunal de Justiça ...
Colenda Turma
Ínclitos Julgadores
Em que pese o indiscutível saber jurídico do Meritíssimo Juízo “a quo”, impõe-se a reforma da respeitável decisão proferida que indeferiu a denunciação à lide nos autos principais, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
I – DOS FATOS E DA DECISÃO AGRAVADA
Descrever os fatos como apresentado no problema informado, não inventando nenhum fato que não contenha no problema, abordando a decisão impugnada que ora se impugna (seria bom transcrever parte da sentença e das razões)... e como fecho conclusivo do tópico, informar que dela encontra-se inconformado e recorre ao Tribunal e ao final postule que merece reforma pelas razões abaixo:
II – DO CABIMENTO DO RECURSO ORA INTERPOSTO (VER NO ARTIGO OS REQUISITOS PARA A PROPOSITURA DO RECURSO)
1 – Verificar o artigo do recurso e nele verificar os requisitos (ser o recurso cabível = decisão interlocutória e fazer parte expressa do rol taxativo do Agravo; tempestividade = demonstrar data da publicação e deste recurso; cópias que formam o instrumento etc...) e explicar que fora cumpridos por vc´s.
Ao final, como sabido, fazer uma argumentação, como exemplo abaixo:
Desta forma, diante do cumprimento dos requisitos, passa abaixo ao mérito da reforma da r. sentença ora hostilizada, vejamos:
III – DA NULIDADE DA SENTENÇA – AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO 
1 – Lembre-se da motivação das decisões e enfatizar isso – veja o art. 93, IX, da CF e art. 4, 11, 489 do NCPC;
2 – Verificar jurisprudência e doutrina sobre esse tópico para ficar mais rica sua argumentação;
3 – Na conclusão pedir o acolhimento da preliminar arguida e que o Tribunal anule a decisão impugnada, determinando que o magistrado de primeiro grau dê prosseguimento ao feito com citação da denunciada.
IV – DO MÉRITO OU DO DIREITO OU DAS RAZÕES DE REFORMA DA R. DECISÃO (ESCOLHER UM MODO DE ESCREVER O TÓPICO)
1 – Lembrar que teve uma preliminar no tópico anteriore e então fazer a menção que se ultrapassada ela, melhor sorte não resta ao Agravado mediante as razões abaixo (já expliquei sobre como formular este parágrafo em modelos anteriores;
2 – Aqui será abordado os motivos da reforma (artigos, doutrina, jurisprudência etc...);
3 – Argumentar o excesso de rigor na juntada da via original;
4 – A possibilidade do pedido no NCPC – art. 125, II;
5 – As regras de direito securitário – CC arts. 757, 758 e CPC, arts. 410, 411 e 422;
6 – Na conclusão pedir para que o Tribunal reforme a decisão impugnada, determinando que o magistrado de primeiro grau dê prosseguimento ao feito com citação da denunciada.
V – DO PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DA TUTELA RECURSAL – DO EFEITO SUSPENSIVO – ART. 1.019 DO NCPC
1 – Aqui será abordado os motivos do efeito suspensivo da tutela recursal – art. 1.019 do NCPC;
2 – Enfatizar que que ficou demonstrado que as regras de direito securitário restaram comprovados nos autos e que a decisão do magistrado foi contra os preceitos da legislação, como enfatizado no tópico anterior, quais sejam – CC arts. 757, 758 e CPC, arts. 410, 411 e 422 (aqui só cita os artigos, pois a argumentação deles e a transcrição deles já fora efetuado no tópico anterior;
3 – Justificar que a demora nesse caso ou o indeferimento trará enorme perigo de dano ao processo e ao seu cliente, bem como a demora nesse lapso temporal irá trazer prejuízos irreparáveis ao direito do seu cliente – para fundamentar, veja um pouco na doutrina sobre as tutelas provisórias (art. 294 e seguintes – para usar como base na procura na doutrina e jurisprudência);
4 - Na conclusão pedir para que o Tribunal conceda a tutela recursal postulada determinando a reforma da decisão para fins de trazer a lide a seguradora e como pedido subsidiário, caso não acolhido a tutela, que vc requer seja dado o efeito suspensivo ao processo para que não haja prejuízo ao seu cliente e até mesmo pratica de atos desnecessários.
DO PEDIDO
Diante do exposto, o Agravante requer:
	que o presente recurso seja conhecido, vez que fora atendido os requisitos de admissibilidade;
	o acolhimento da preliminar arguida, determinando a nulidade da decisão impugnada, com a consequente comunicação do magistrado de primeiro grau para que determine
a citação da denunciada OU; 
	caso seja ultrapassada a preliminar supra, o que não se espera, em respeito ao princípio da eventualidade, requer seja concedido os efeitos da tutela recursal no sentido de determinar o efeito suspensivo nos autos principais até julgamento em definitivo deste agravo, para fins de evitar prejuízos ao andamento daquele processo, bem como atos processuais desnecessários;
	a intimação da agravada, na pessoa de seu advogado para, querendo, ofereça contrarrazões ao agravo ora interposto no prazo legal;
	e, no mérito seja provido o presente agravo, no sentido de reformar a r. decisão de primeira instância de fls., a fim de declarar suficiente a apresentação da cópia dos documentos anexados junto da contestação no tocante a apólice de seguros e por derradeiro, seja determinado que aquele magistrado proceda a citação da denunciada para integrar aquela lide e querendo ofereça resposta no prazo legal para fins de prosseguimento daquele feito, nos termos argumentados na presente razões recursais.
Termos em que,
Pede deferimento.
Local... e data.... (verificar data por questão de tempestividade)
Nome do Advogado
OAB/UF nº...
Página de

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando