Buscar

Antropologia Cultural: Estudo das Sociedades Humanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conceito de Antropologia Cultutal
A antropologia social é uma disciplina fundamental do conhecimento humano. Esta ciência começou a ser desenvolvida de maneira mais concreta a partir do século XIX. Em sua primeira fase, o objeto de estudo da antropologia social era a sociedade pré-industrial. No entanto, através da evolução social esta ciência também expandiu seu campo de estudo.
Os profissionais que trabalham no campo da antropologia social são especialistas em explorar o conhecimento cultural de um povo
Por exemplo, o estudo de um antropólogo social pode abordar questões específicas como a fé de um povo (ou seja, ideias religiosas), as tendências artísticas dominantes na época, a teoria do conhecimento dominante, as formas de relação social, os valores e crenças que estruturam a ética social, os convencionalismos sociais e as tradições dos povos em determinadas datas.
Assim como outras disciplinas humanas, a antropologia social é um tesouro que permite ao ser humano conhecer-se melhor como parte da sociedade que pertence
Além disso, a antropologia social mostra a riqueza cultural que há no mundo a partir das diferenças presentes nos costumes dos mais variados povos. Ou seja, a cultura como um alimento de espírito é um bem essencial para a evolução, uma vez que é um bem diferente. Um dos métodos de investigação realizado por antropólogos sociais é a observação direta que é fundamental para reunir dados objetivos.
Outro fator, como o idioma de uma região, é vital para formar a antropologia desse local.
O homem é um ser cultural
O sentido da antropologia social parte também da premissa do ser humano como um ser cultural por sua própria natureza. Ou seja, a inteligência, a razão, a sensibilidade e a vontade são habilidades essenciais para a compreensão da vida humana.
Por outro lado, enquanto um ser humano pode ser compreendido de modo individual, a antropologia social é colocada em observação como uma entidade de grupo. Ou seja, a sociedade como estrutura de vida própria se nutre de ritos, costumes, regras e acontecimentos. É impossível compreender o ser humano como uma manifestação de sua própria natureza.
A antropologia é a ciência que estuda o ser humano. Na verdade, a palavra antropologia vem do grego “anthropos” que quer dizer homem, e de “logos” que significa conhecimento.
A antropologia como disciplina científica tem um caráter geral e para compreender sua orientação é necessário fazer um breve recorrido por suas diversas áreas.
Ramos da antropologia
A antropologia cultural está focada no estudo das sociedades humanas. A comunidade é um conjunto de indivíduos que compartem a mesma língua, costumes, crenças e relações de parentesco. O antropólogo cultural pode estudar uma etnia qualquer e o conjunto de valores e ideias que se manifestam entre os indivíduos.
A antropologia filosófica vem a ser uma reflexão sobre os processos humanos vinculados ao aspecto fisiológico. Existe um processo de hominização através do qual percebe a evolução do homem (o bipedismo, o aumento da capacidade cerebral, o uso das mãos, o tipo de alimentação, etc.). Ao mesmo tempo, pode-se dizer que esse processo de hominização inclui certos aspectos como a socialização, as regras de parentesco, a proibição do incesto, os tabus, os mitos, os enterros e uma série de elementos próprios da condição humana.
A antropologia forense tem como objetivo identificar os restos humanos. A partir da informação obtida é possível extrair conclusões sobre um crime, sobre o tipo de vida de um indivíduo, suas doenças, etc. O antropólogo forense pode proporcionar informação relevante à polícia ou visitar um psicólogo que tente ajudar os familiares da vítima.
Geralmente a antropologia realiza estudos comparativos. Nesta linha, a antropologia comparada permite entender uma cultura estabelecendo semelhanças e diferenças com outras culturas.
Em certas ocasiões, o estudo do homem é dirigido por um aspecto humano concreto. Neste sentido, existe a antropologia da religião (que analisa o fenômeno religioso para compreender sua influência dentro da sociedade), a antropologia de uma civilização (por exemplo, a grega e a romana), inclusive a antropologia linguística (que tenta estabelecer uma relação entre as línguas e a genética das populações). Estes exemplos destacam que o estudo do ser humano pode especializar-se em várias áreas, pois o homem é um animal social e ao mesmo tempo um animal econômico, linguístico e religioso. Estas dimensões do humano são variantes de uma antropologia geral.
... Via conceitos.com: https://conceitos.com/antropologia/

Outros materiais