Buscar

creche e educação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201702361016
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) representa um marco importante na luta pelos direitos das crianças e jovens brasileiros. Entre os avanços representados pelo ECA está CORRETO afirmar que:
		
	 
	A sociedade civil sem a participação do Estado passou a ter que assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
	
	a avaliação na educação infantil passou a ser mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
	
	a formação dos profissionais de educação infantil passou a ser exigida em cursos de nível médio ou superior, que contemple os conteúdos específicos relativos a essa etapa da educação.
	 
	as leis do Estatuto são para toda e qualquer criança e jovem e não só aquele marcado pela pobreza de nosso país. Propõem que o confinamento e a punição sejam substituídos pela prestação de serviço à comunidade.
	
	as proposições desse documento foram oferecidas exclusivamente por profissionais da área da lei, seu texto contou com a participação somente de juristas e advogados.
	
	 
	Ref.: 201703315996
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente afirma os dirigentes das instituições de ensino na educação infantil devem acionar o Conselho Tutelar em caso de:
		
	
	conflitos entre alunos na sala de aula da instituição.
	
	Ausência de envio de alimentos para as crianças pelos familiares para respeitar a preferência alimentar de cada criança.
	
	alunos em situação de indisciplina, que fazem "birra" e não obedecem à professora.
	
	não cumprimento das atividades escolares por parte da criança porque está na fase de aprendizagem intensiva.
	 
	situações evidentes de maus tratos envolvendo seus alunos.
	
	 
	Ref.: 201703379730
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é importante que os profissionais das instituições sejam capazes de ouvir, observar e aprender com as famílias e suas crianças. Estas habilidades:
		
	
	são possibilitadas somente quando há promoção de comemorações festivas e danças típicas pois assim pode-se desenvolver o respeito à diversidade o que leva ao desenvolvimento dessas habilidades.
	
	podem ser adquiridas informalmente não sendo necessário estabelecer projetos para tal.
	
	devem pressupor uma adesão incondicional aos valores dessas famílias propiciando apoio real e efetivo às crianças.
	 
	contribuem para o estabelecimento de atitudes pautadas na ética e no acolhimento que tornam gratificantes e enriquecedoras as relações humanas.
	
	podem ser adquiridas se os profissionais forem submetidos a cuidados psicológicos o que deve ser prática obrigatória nas instituições de ensino.
	
	 
	Ref.: 201702404093
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Kuhlmann (2005), as primeiras instituições de Educação Infantil implantadas no Brasil , no século XX, estavam associadas:
		
	
	As propostas pedagógicas voltadas para o cuidado e educação da criança pequena.
	 
	Ao compromisso com o lúdico na escolarização, em detrimento do desenvolvimento intelectual, além da organização de um ambiente prazeroso para a criança.
	 
	Ao caráter de uma educação assistencialista de atendimento a pobreza, pautada em preconceitos e, dessa forma, descompromissada em assegurar os direitos da criança.
	
	Ao direito das crianças a educação básica.
	
	Ao atendimento das crianças em jardins de infância, local onde se desenvolviam praticas de respeito as individualidades, culturas da criança.
	
	 
	Ref.: 201703395222
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos:
		
	
	intelectual e social.
	
	emocionais e físicos.
	
	físico e intelectual complementando a ação da família e da comunidade.
	
	físico, psicológico, intelectual e social, sem apoio da ação da família.
	 
	físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
	
	 
	Ref.: 201703222800
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(Adaptada do ENADE 2011) Considerando as atuais orientações dos documentos legais sobre o desenvolvimento infantil, analise a situação a seguir: Em uma instituição de Educação Infantil, a professora, ao atender um bebê de quatro meses, procede da seguinte forma: procura deixá-lo a maior parte do tempo possível em seu berço, sem se ocupar dele, mas mantendo-o confortável em seu "ninho". No momento da mamadeira, a oferece sem conversar com ele e sem acariciá-lo, evitando também segurá-lo no colo. Sobre os procedimentos adotados pela professora, é correto afirmar:
		
	
	o bebê nessa idade pouco entendimento tem do mundo externo devido a sua capacidade de percepção ainda não estar totalmente formada
	
	nessa idade, o bebê ainda não possui percepção sensível e praticamente não enxerga, podendo permanecer em seu berço sozinho, pois não percebe a presença ou a ausência das pessoas.
	 
	nessa faixa etária, o bebê ainda não se diferencia da mãe, percebendo-se como uma extensão dela, daí a professora evitar ao máximo o contato corporal para que a criança não a confunda com a mãe.
	
	é inútil brincar ou falar com um bebê dessa idade, uma vez que ainda não responde a estímulos externos e não estabelece relações sociais com ninguém.
	 
	a professora desconsidera as necessidades afetivas do bebê e ignora que o contato com o corpo do outro bem como a exploração do próprio corpo e movimentos são fundamentais para um primeiro nível de diferenciação do eu.
	
	 
	Ref.: 201702403122
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil constituem-se na doutrina sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação que irão orientar as instituições de Educação Infantil na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores:
		
	 
	reconhecer que as aprendizagens são construídas na interação entre os processos de Princípios éticos da autonomia, estéticos da sensibilidade, criatividade e políticos dos direitos e deveres de cidadania.
	
	valorizar as identidades pessoais, no sentido do reconhecimento das diversidades e peculiaridades básicas e às variações sócioeconômicas.
	
	compartilhar princípios de responsabilidades, num contexto de flexibilidade teórico-metodológica, de ações pedagógicas, planejamento e avaliação do processo educacional
	
	conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã;
	
	ter necessidade de investimentos em diferentes frentes, como a formação inicial e continuada de professores, uma política de salários e planos de carreira.
	
	 
	Ref.: 201702488303
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As primeiras creches no Brasil surgiram em meados de 1870, como prioridade as famílias pobres. Qual era a ideia de creche que permeava nesse período em nosso país?
		
	 
	lugar onde a saúde e a higiene eram valorizadas e as crianças pobres eram bem cuidadas.
	
	espaço de alfabetização e somente preparação para leitura e escrita.
	
	local ondeo cuidar e o educar eram valorizados como ações conjuntas.
	
	local destinado apenas para filhos de mulheres brancas.
	 
	depósito normatizador do comportamento das crianças pobres.

Outros materiais