Buscar

APOL ENSINO DA ARTES VISUAIS PARA DIFERENTES CONTEXTOS

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o fragmento de texto a seguir: 
“Existem muitas controvérsias sobre a noção de ‘independente’, não apenas no Brasil, mas também na América Latina. Na Europa e Estados Unidos, embora essa discussão também seja recorrente, a formação desses espaços aconteceu de maneira distinta a` do Brasil, pois tanto a iniciativa privada quanto o governo reconheceram a legitimidade das ocupações ilegais que geraram os ‘centros culturais independentes’[...] e, desde então, grande parte deles e´ subsidiado por políticas culturais estatais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, K. Espaços autônomos de arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013. <http://editoracircuito.com.br/website/wp-content/uploads/2013/11/espacos-autonomos-web-11.pdf>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no fragmento de texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças sobre as políticas públicas de arte e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	No Brasil, as políticas públicas mostram historicamente um grande apoio às iniciativas de gestão de arte propostas por artistas.
	
	B
	A multiplicação de modelos de gestão autônoma observados a partir dos anos 2000 mostra o incentivo das políticas públicas no Brasil a novas formas de distribuição de arte.
	
	C
	A multiplicação de modelos de gestão autônoma observados a partir dos anos 2000 mostra um descontentamento em relação ao consumo de arte e a fragilidade das políticas públicas.
Você acertou!
“A atuação dos artistas na direção de espaços autônomos foi de constante resistência contra os mecanismos de mercantilização da arte, em oposição aos programas das instituições tradicionais e em resposta à ausência ou falta de continuidade das políticas públicas de arte” (livro-base, p. 127).
	
	D
	No Brasil, observou-se desde os anos 2000 uma grande adesão da iniciativa privada em parcerias com espaços autogeridos de arte contemporânea.
	
	E
	No contexto brasileiro, as políticas públicas contínuas incentivaram o surgimento de espaços coordenados por artistas.
Questão 2/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o excerto de texto a seguir: 
"A tensão entre o global e o local: tornar-se, aos poucos, cidadão do mundo sem perder suas raízes pela participação ativa na vida do seu país e das comunidades de base". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELORS, Jacques. A Educação ou a Utopia Necessária. In: UNESCO. Educação, um Tesouro a Descobrir. 2010. <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf>. 
Com base no texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças sobre as relações do termo território com o conceito de identidade cultural e assinale a única alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A identidade cultural e o território são aspectos distantes dentro da sociedade. Isso significa que a cultura é independente da noção de economia local.
	
	B
	A identidade cultural é atualmente definida pelo governo federal, o que faz com que a noção de território seja um dado relacionado a dados geográficos e econômicos, separados do conceito de cultura.
	
	C
	A identidade cultural é definida pelo território. Novos indivíduos de determinada sociedade se adaptam à cultura preexistente, preservando seus aspectos originais sem alterações.
	
	D
	Uma das bases pelas quais a identidade cultural se expressa é o território, o que possibilita que a cultura seja levada em consideração para o desenvolvimento de determinada região ao mesmo tempo em que pode ser compreendida como atividade econômica local.
Você acertou!
“O território é uma base para a identidade cultural, o que permite trabalhar com duas abordagens: ‘A primeira coloca a cultura como a dimensão fundamental na determinação do tipo de desenvolvimento de cada território e a segunda identifica os recursos culturais, sejam materiais ou imateriais, como atividades econômicas [...]’” (livro-base, p. 51).
	
	E
	A identidade cultural se relaciona diretamente à noção de território. Isso significa que a cultura local é determinada pelo território, que orienta os códigos, tradições e o folclore.
Questão 3/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Considere o fragmento de texto a seguir: 
"Formalmente, as instituições públicas e privadas, para que sejam instituições reconhecidas como tal, necessitam seguir regras administrativas e de atuação que as definem como um ‘museu’, uma ‘fundação’, um ‘instituto’, um ‘centro cultural’, uma ‘casa cultural’, entre outros. Um espaço autônomo de arte contemporânea, por sua vez, configura um modo de agir e estar no mundo, sitiado por suas próprias leis". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, K. Espaços autônomos de arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013. <http://editoracircuito.com.br/website/wp-content/uploads/2013/11/espacos-autonomos-web-11.pdf>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no trecho citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, a cerca dos espaços autônomos de gestão de arte analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Os espaços autônomos devem seguir as normas publicadas pelo Ministério da Cultura para que possam funcionar.
	
	B
	O surgimento de espaços autônomos de gestão de arte no Brasil e na América Latina contribuíram para que novas estratégias de produção, distribuição e recepção fossem desenvolvidas.
Você acertou!
“O número expressivo de espaços independentes e a distribuição desses ambientes em grande parte do território brasileiro e em outros países latino-americanos pode ser considerado o fator responsável pelo desenvolvimento de novas estratégias de produção, distribuição e recepção da arte contemporânea” (livro-base, p. 123).
	
	C
	As políticas públicas determinam o funcionamentos dos espaços autônomos de arte contemporânea.
	
	D
	As políticas públicas desaprovam a existência de espaços autônomos de gestão de arte no Brasil.
	
	E
	A relação dos espaços autônomos de arte com as políticas públicas é de dependência para que possam subsistir.
Questão 4/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o excerto de texto a seguir: 
"Momento de repensar rumos e funções do evento, a 28ª Bienal – ‘Em vivo contato’ realiza uma proposta radical ao manter o 2ª andar do pavilhão vazio, como uma Planta Livre, uma metáfora da crise conceitual atravessada pelos sistemas expositivos tradicionais e enfrentada pelas instituições que as organizam. Acontecimento marcante naquela edição foi a pichação do guarda-corpo no pavilhão, que germinou uma discussão sobre o tema no meio artístico sobre arte urbana". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FUNDAÇÃO BIENAL, 28ª Bienal de São Paulo. In: Vivo Contato. <http://www.bienal.org.br/exposicao.php?i=2345>. Acesso em 25 set. 2017. 
Com base no fragmento citado (publicado pela Fundação Bienal, que faz a gestão da Bienal de Arte de São Paulo) e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, sobre o sistema de arte analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	O sistema de arte ignora as discussões acerca da produção, da distribuição e da recepção da obra de arte.
	
	BA arte contemporânea superou as discussões acerca do sistema de arte, trazendo agora obras nas quais a questão do belo é o mais importante.
	
	C
	Os museus e as galerias que veiculam arte contemporânea proíbem obras que discutam questões polêmicas, como as críticas à própria instituição, por exemplo.
	
	D
	A discussão acerca das fragilidades do sistema de arte pelas próprias instituições como museus, galerias e bienais é um dos desdobramentos da crítica institucional, abordada historicamente por artistas e teóricos da arte.
“Questionadas quanto às práticas tradicionais e consolidadas, organizações, centros culturais e museus de arte contemporânea gradualmente se interessaram por refletir sobre isso e contribuir dentro do possível. Por outro lado, muitos artistas têm investido nessas provocações. Assim, indagações sobre o sistema, a mediação e o ensino de arte estão na pauta das grandes exposições internacionais e até mesmo nos circuitos globais e locais de arte contemporânea” (livro-base, p. 69).
	
	E
	Artistas e teóricos da arte questionam o sistema da arte por meio de denúncias formalizadas no Ministério Público, que as apura e pune, caso necessário, as instituições.
Questão 5/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Observe a obra de arte “O Vazio”, do artista Yves Klein, de 1958:
Após esta avaliação, caso queira visualizar as imagens novamente, elas estão disponíveis em: <https://imageobjecttext.com/2012/06/01/a-blank-canvas/#more-2238>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base na imagem dada e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças a seguir sobre as relações entre a obra “O vazio”, de Yves Klein e a crítica institucional, e assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	“O Vazio”, de Yves Klein, traz consigo uma forte crítica institucional. Ao expor uma sala vazia, o artista estava afirmando que faltavam obras de arte tradicionais naquele local.
	
	B
	A obra de Yves Klein comporta uma forte crítica institucional. O foco de sua crítica são as paredes brancas encontradas na maioria dos ambientes voltados à arte.
	
	C
	A obra de Yves Klein evoca uma forte crítica institucional, o que contribui para que os agentes atuantes no sistema de arte repensem as formas de circulação e produção da arte.
Você acertou!
“As repercussões da crítica institucional, com propostas práticas de artistas e teóricos, já a partir do final do século XX, foram fundamentais para a geração de um pensamento radical sobre o papel das instituições e dos agentes, dentro e fora do sistema da arte, que compactuaram para ampliar cada vez mais os circuitos e a atuação engajada, tanto ativista quanto social” (livro-base, p. 69).
	
	D
	A obra de Yves Klein “O Vazio” mostra que os artistas haviam esgotado a criatividade.
	
	E
	A obra de Yves Klein “O Vazio” contribui para que os museus e galerias possam expor salas vazias, economizando assim verbas públicas.

Continue navegando