Buscar

Trabalho de grupo 7º periodo

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
Serviço social
 
estelita alves fermino 
Emerson Miranda de Souza 
lenice durval Moreira
luana cijevschi fernandes
sandrina maria cardoso
vanuza aparecida vargas da silva 
O TRABALHO PROFISSIONAL – INSTRUMENTAÇÃO PARA INTERVENÇÃO
__________________________________________________
Ariquemes
2017
estelita alves fermino
Emerson Miranda de Souza
lenice durval Moreira
luana cijevschi fernandes
sandrina maria cardoso
vanuza aparecida vargas da silva
O TRABALHO PROFISSIONAL – INSTRUMENTAÇÃO PARA INTERVENÇÃO
 Trabalho de Produção Textual apresentado à Universidade Pitágoras - Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Gestão social de analise de politicas sociais, Comunicação na prática do assistente social, Projeto de conclusão de curso, Estágio em serviço social III.
Orientador: Maria Ângela Santini; Levy Henrique B. Neto; Amanda Boza G. Carvalho; Nelma Galli.
Ariquemes
2017
Sumário
INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
CONCEITO DE GESTAO SOCIAL......................................................................5
PRINCIPIOS DA GESTAO SOCIAL: DESCENTRALIZAÇAO, PARTICIPAÇAO SOCIAL E INTERSETORIADADE........................................................................7
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ENQUANTOR GESTOR..................8
A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇAO NA PRATICA DO ASSISTENTE SOCIAL............................................................................................................... 9
CONSIDERAÇOES FINAIS..................................................................................10
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................11
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
1. Introdução
 O presente trabalho tem por finalidade abordar o trabalho profissional: Instrumentação para a Intervenção do assistente social sendo que o principio constitucional da cidadania apresenta na contemporaneidade, as precauções e estudos, sendo que muitos prosseguimentos na sociedade tem se mobilizado em prol dessa ideia, em busca de seus direitos, a participação com ênfase na vida publica e também justiça de igualdades de direitos, reconhecer a pratica profissional no espaço sócio ocupacional se introduzindo em instituições voltadas para a politica de assistência a menoridade, ou seja, o espaço do seu fazer enquanto profissional.
 A contestação sobre as políticas sociais tem sido periódica, principalmente no meio acadêmico, como também no âmbito das instituições que lidam com os processos de planejamento, implementação e avaliação destas políticas. Esta discussão é bem complexa e, em boa medida, o argumento tem como referência as noções de direito asseguradas na Carta Constitucional de 1988. 
Este trabalho busca resgatar os aspectos históricos da construção das Políticas Sociais no Brasil, possibilitando a compreensão quanto aos processos definitivos que sucedem na atuação profissional (como ética, teoria e metodologia) do Serviço Social. 
2. CONCEITO DE GESTÃO SOCIAL
 A gestão social tem sido deliberada já que sendo a construção de vários espaços para a interação social, abordar um processo que é levado a cabo em algumas comunidades que se baseiam em aprendizado coletivo, frequente e aberto para compreensão e a execução de projetos que respondam as necessidades e problemas do foro social. 
 A gestão social se aplica com conversas entre diversos intervenientes como os governantes, empresas, as organizações civis e a população, a complicação dos problemas sociais torna necessário o apoio dos diversos atores sociais e organizacional na gestão das politicas sociais, dando preferencia à ação intersetorial. A intersetorielidade, complementar de sabedoria e experimentos das politicas setoriais, estabelece um fator de inovação na gestão da politica e possibilita a articulação das muitas organizações que atuam no setor das politicas sociais. 
 Em uma perspectiva da ideia de gestão social, enquanto problemática da sociedade, se da pela carência e demandas de uma sociedade com sede de mudanças esta maneira de entender a gestão social se da pela sua própria operacionalização que desperta grande interesse metodológicos de buscas de soluções para construção na transparência na gestão de recursos e democratização das decisões e das relações na organização.
 A gestão social se contextualiza diante de desafios 
Finalidade; social e econômica. 
Meios de construção, complexidade.
Nível organizacional; gestão, gestão social, gestão privada.
Desafios; construção de referencias teórico-metodológicos e superação de uma cultura politica clientelista e personalista.
Inovação; irredutibilidade do politico ao governamental e irredutibilidade do econômico ao mercantil. 
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
5
O conceito gestão esta relacionado ao campo empresarial e por isso se fala de gestão, porem na sociedade existe a gestão social, um conceito criado para se referir a uma formação especifica com clara projeção social, a gestão social.
3. PRINCIPIOS DA GESTAO SOCIAL: DESCENTRALIZAÇAO, PARTICIPAÇAO SOCIAL E INTERSETORIALIDADE.
A Gestão Social é definida como um elo entre as organizações civis, as empresas privadas e os governantes, ou seja, trata-se de um processo de administração de certa comunidade envolvendo todos e tudo que ali se encontram.
A gestão social é um processo completo de ações e de tomada de decisões, que inclui desde a abordagem, o estudo e a compreensão de um problema até à concepção e à implementação de propostas para a resolução de problemas. Deste modo, a Gestão social apresenta a participação da sociedade como administrador a fim de promover mudanças sociais.
Sendo assim, a Gestão Social é assentada em três princípios: a descentralização, participação social e intersetorielidade. A primeira, em seu conceito amplo, tem como finalidade ralear o que é absoluto, se não vejamos: A constituição federal do Brasil delegou à União competência para organizar a previdência social brasileira do regime geral, todavia a União delegou tal competência para uma autarquia denominada INSS (instituto nacional do seguro social), ou seja, ela descentralizou o serviço por meio de uma outorga legal.
Como exemplo de participação social, temos a criação do CNPS (conselho nacional de previdência Social) como reza a Lei 8.213/91 no art. 3°:
Art. 3º Fica instituído o Conselho Nacional de Previdência Social–CNPS, órgão superior de deliberação colegiada, que terá como membros:
I - seis representantes do Governo Federal;    (Redação dada pela Lei nº 8.619, de 1993)
II - nove representantes da sociedade civil, sendo:     (Redação dada pela Lei nº 8.619, de 1993)
a) três representantes dos aposentados e pensionistas;    (Redação dada pela Lei nº 8.619, de 1993)
b) três representantes dos trabalhadores em atividade;    (Redação dada pela Lei nº 8.619, de 1993)
c) três representantes dos empregadores.     (Redação dada pela Lei nº 8.619, de 1993)·.
No inciso II do artigo 3° podemos observar a concreta participação da sociedade em uma gestão política administrativa, caracterizando, assim, uma gestão social por participação social.
No entanto, nada disso seria possível se não houvesse um consenso entre os mais variados setores existentes em uma sociedade. Podemos aproveitar o mesmo exemplo anterior para explicar isso. Vejam que, no CNPS, temos representantes do Governo Federal e representantes da sociedade civil a qual se desdobra em: Aposentados e pensionistas, trabalhadores em atividade e empregadores, ou seja, aqui há a chamada Intersetorialidade. 
4. O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ENQUANTOR GESTOR
O texto incide em meditação apreciação a propósito das intenções dagestão social, alcançando dispersão e da generalização, na época de 1990, do procedimento na gestão social, sob aspecto multidisciplinar o própria estabelece artifício da influência do profissional do assistente social para a constituição da profissão do serviço social, no nosso pai.
O conceito de gestão social e suas modalidades produzindo destaque à gestão participativa desenvolvendo históricos, pois a gestão social concretizando em diversidade de ambiente com inteiração social. Tratando de plano elevando a um rumo com determinada sociedade e se baseando se e aprendendo juntos em coletiva continuada e acessível para a percepção e o cumprimento de projetos que responde as precisões e dificuldades do foro social, pois a gestão social provoca uma conversa adentre diferentes interventoras, quando os governantes, as sociedades, as coordenações civis e os cidadãos permanecem pertinentes na maioria das vezes ao circo empresarial e, portanto quando se fala de gestão mercantilismo ou gestão das soluções humanas. Por quanto na corporação permanece a gestão social, uma opinião designado nos últimos tempos, pois quando se citar a qualquer concepção acadêmica e específica com abertura projetação social, a gestão social e assim o campo de afrontas por ingresso, prosperidade social, conhecimento social, política, gestão social e arremetida a expectativa com intuito de trazer a instabilidades na gerência com uma sociedade social e justa.
5. A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇAO NA PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL
A comunicação interpessoal acontece a toda ocasião e, além disso, é respeitável a metodologia de comunicação é saber escutar a capacidade e explicar com precisão o conteúdo da mensagem do emissor. Um bom assistente social deve dar e receber opinião, pois nem sempre a comunicação é uma desenvoltura nata, há então que se habilitar para que tal comunicação surja efeito.
 A comunicação é para o profissional de serviço social como um instrumento tátil e disponível para que os bens e serviços públicos ofertados e de direito de todo cidadão, cheguem até os mesmos sem suspensões ou falhas
Mais do que ouvir e falar, o ato de comunicar torna-se expressão do participar e empenho do assistente social com os usuários, assim esse profissional deve demonstrar interesse ao ouvir e consideração ao falar.
 A comunicação na prática do assistente social estabelecer desse modo como forma de auxiliar outra pessoa a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva. Nesse ínterim há que mais uma vez o assistente social refletir sobre seu jeito nessa comunicação de informações acrescentadas de valor psicológico e social para constituição de indivíduos sociais independentes, conscientes e transformadores da própria realidade.
 Ponderar então, a Comunicação como uma respeitável estratégia de trabalho para o Assistente Social no século XXI, é não só colorir os dizeres intrínsecos do agir ético-político que baseia a categoria, mas também, afirmar a importância de uma atuação pejada de intervenções, que permita ao Serviço Social contemporâneo, a atualização do seu fazer frente a uma sociedade multifacetada de direitos renegados sob o escudo do neoliberalismo.
Ao especificar que os elementos de comunicação se fazem cada vez mais presentes no dia-a-dia profissional no qual o fortalecimento e a invenção de novos debates em que Serviço Social e a Comunicação permaneçam juntas, o Serviço Social Brasileiro está apoiado a superação de um trabalho profissional fragmentado e mais harmônico ao meio. 
A Comunicação foi, é, e sempre será parte da profissão, afinal, não distinguir a comunicação como ação acessível e como um espaço interdisciplinar do conhecimento científico, bem como não compreendê-la como um direito humano, é recusar desenvolver um trabalho mais propositivo e em sintonia ao contexto atual, sem a comunicação, percebida como o conjunto de seus meios, produtos e processos, obliteram-se as probabilidades de amplidão do projeto ético-político profissional.
O desafio moderno para os profissionais de Serviço Social será o de ir além dos limites da mera interatividade entre seu público e os meios de comunicação, para processar conhecimentos e promover uma troca dialética entre as demandas dos sujeitos e as demandas institucionais, tendo como referência os objetivos profissionais, com vistas ao enfrentamento das múltiplas expressões da questão social.
No contexto atual, compete aos profissionais de Serviço Social, de maneira não exclusiva, contornar a terra da Comunicação em um ambiente de alargamento do trabalho profissional, pois a relação direta com as mais diferentes expressões da questão social consente a esses profissionais difundir as violações dos direitos, bem como as táticas para seu enfrentamento, apontando um trabalho com intencionalidade, obrigação e que sanciona os princípios do Código de Ética (1993), fortalecendo assim o Projeto Ético-Político Profissional na atualidade.
 Encontrar-se envolvidos neste procedimento uma infinita maneira de se comunicar, entre duas pessoas uma conversa face a face ou através de gestos com as mãos, mensagens, utilizando a rede global de comunicação, a fala, à escrita, tudo isto permite a interação entre as pessoas para efetuar algum tipo de troca informacional.
Perceber-se a comunicação como o intercâmbio de notícia no meio de sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo: a telecomunicação), Biólogos (por exemplo: fisiologia, função e evolução), e sociais (como exemplo: jornalismo, relações públicas, audiovisual e meio de comunicação em massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.
6. CONSIDERAÇOES FINAIS
Nossa finalidade, aqui, consistir em apresentar, de maneira bem precisa, os fundamentais instrumentos e métodos de intervenção empregada pelo Serviço Social no dia-a-dia de sua pratica. O instrumental é o fruto da competência criativa e da abrangência da realidade social, para que alguma intervenção possa ser realizada com o mínimo de eficácia, responsabilidade e competência profissional.
Porém é importante observar que, independente do instrumento que se empregue, a extensão ético-política deve ser firmemente pensada e falada. Porquanto os instrumentos não são estáticos, estanques: eles objetam as obrigações dos profissionais a partir de diferentes conjuntos e realidades sociais. Competem a nós, Assistentes Sociais, e, sobretudo, pesquisadores, ter a disposição de distinguir essa pluralidade de práticas – e isso só será provável quando todos nos percebermos a necessidade e a seriedade da sistematização de nossas praticas-porque é por meio disso que podemos continuamente renovar a história da nossa profissão em nosso país e aprimorar suas atitudes de intervenção social.
Discutir a método dos assistentes sociais no campo da política social não se embaraça com a contestação da prática profissional agarrado no campo de informação do Serviço Social. Apesar de que a intervenção do assistente social no campo da política social seja definida pelo ethos profissional, ela se readquira de atributos que vão exigir não somente uma disposição a certo projeto profissional. Apresenta, também, a reivindicação de como depositar este projeto em circulação, num ambiente onde não se inclui a administração do processo e onde a autonomia é relativa. O trabalho no campo da política social, sob a os auspícios do projeto crítico estratégico, nos termos de Netto (1996), requer a explicitação das mediações indispensáveis para que o profissional possa determinar sobre a sua técnica.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
FÁVERO, Eunice Teresinha. Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: CFESS; ABEPSS (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Unidade V: atribuições privativas e competências do Assistente Social. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 609 – 636.
 Comunicação na pratica do Serviço Social, autora (Lucélia da SilvaFerreira).
ARCOVERDE, A. C. B. Questão social no Brasil e serviço social. In: Programa de capacitação em serviço social e política social, módulo 2. Brasília, UnB, 1999;
https://livrodireitoprevidenciario.com/principios_constitucionais_seguridade_social/ acessado em 22/04/2017.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213cons.htm acessado em 22/04/2017.
http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v14n40/1712 acessado em 22/04/2017.
http://conceito.de/gestao-social acessado em 22/04/2017.
... Via conceitos.com: https://conceitos.com/acordo/
Leia mais: Conceito de gestão social - O que é Definição e Significado http://conceito.de/gestao-social#ixzz4fO4RZF5d

Continue navegando