Buscar

Avaliação Parcial. HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO DESCENDENTES

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CEL0495_SM_201002258121 V.1 
	Aluno(a): KIAMAMBU MALUKISA
	Matrícula: 201002258121
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 19/04/2018 01:32:52 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201002329911)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as tribos indígenas que ocupavam a maior parte do nosso território é correto dizer:
		
	
	Que a maioria apresentava características e hábitos sedentários.
	
	Que a maioria praticava apenas caça, pesca e coleta.
	
	Que a maioria ainda apresentava características de sociedades coletoras, não tendo assim nenhuma forma de produção ou cultivo.
	 
	Que a maioria se apresentava como nômade ou semi-nômade.
	
	Que a maioria desconhecia qualquer método agrícola.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201002471480)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Manuela Cunha analisa as diversas percepções construídas pelo europeu sobre os índios, visões que se diferenciam de acordo com as relações estabelecidas. Escolha a opção que melhor defina a mudança dessas percepções.
		
	
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e era necessário escravizá-los para a plantation;
	 
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e era necessário escravizá-los para praticar o escambo;
	
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e porque as populações litorâneas não aceitaram ser utilizadas como mão de obra na extração do Pau Brasil. No final do Século, com a implantação da plantation, a resitência indígena aumentou e passaram a ser chamados de traiçoeiros, canibais e infiéis;
	
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e porque as populações litorâneas aceitaram ser utilizadas como mão de obra na extração do Pau Brasil. No final do Século, com a implantação da plantation, a resitência indígena diminuiu e passaram a ser chamados de traiçoeiros, canibais e infiéis;
	 
	no início do Século XVI os eupopeus descreviam os índios como ingênuos, páginas em branco, porque eles não possuiam fé, rei ou lei e porque as populações litorâneas aceitaram ser utilizadas como mão de obra na extração do Pau Brasil. No final do Século, com a implantação da plantation, a resitência indígena aumentou e passaram a ser chamados de traiçoeiros, canibais e infiéis;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201002513151)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O sistema de capitanias hereditárias mostrou-se ineficiente e foi substituído, como modelo administrativo, em 1548,por qual outra estrutura?
		
	
	Vice-reino
	
	Ouvidoria
	 
	Governo Geral
	
	Feitoria
	 
	Governo Central
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201002925336)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa objetivaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
		
	
	Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
	 
	Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
	
	Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
	
	Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
	
	Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201002513192)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os indígenas foram usados como mão de obra, sobretudo, nas pequenas e médias propriedades que tinham como objetivo produzir para:
		
	
	A exportação e larga escala
	
	O Tráfico Atlântico
	
	O mercado americano
	
	O Mercado Europeu
	 
	A subsistência da Colônia.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201003195325)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(UFPB 2008) O texto, a seguir, retrata uma das mais tristes páginas da história do Brasil: a escravidão. ¿O bojo dos navios da danação e da morte era o ventre da besta mercantilista: uma máquina de moer carne humana, funcionando incessantemente para alimentar as plantações e os engenhos, as minas e as mesas, a casa e a cama dos senhores ¿ e, mais do que tudo, os cofres dos traficantes de homens.¿ (Fonte: BUENO, Eduardo. Brasil: uma história: a incrível saga de um país. São Paulo: Ática, 2003. p. 112). Sobre a escravidão como atividade econômica no Brasil Colônia, é correto afirmar:
		
	 
	E) Os escravos, amontoados e em condições desumanas, eram transportados da África para o Brasil, nos porões dos navios negreiros, como forma de diminuição de custos. Com isso, muitos cativos morriam antes de chegarem ao destino.
	
	A) As pressões inglesas, para que o tráfico de escravos continuasse, aumentaram após 1850. Porém, no Brasil, com a Lei Eusébio de Queiróz, ocorreu o fim do tráfico intercontinental e, praticamente, desapareceu o tráfico interno entre as regiões.
	
	C) A compra e posse de escravos, durante todo o período em que perdurou a escravidão, só foi permitida para quem pudesse manter um número de, pelo menos, 30 cativos. Essa proibição justificava-se, devido aos altos custos para se ter escravos.
	
	B) A mão-de-obra escrava no Brasil, diferente de outros lugares, não era permitida em atividades econômicas complementares. Por isso, destinaram-se escravos exclusivamente às plantações de cana-de-açúcar, às minas e à produção do café.
	
	D) Muitos cativos, no início da escravidão, conseguiam a liberdade, após adquirirem a carta de alforria. Isso explica o grande número de ex-escravos que, na Paraíba, conseguiram tornar-se grandes proprietários de terras.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201002414287)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As fugas que pretendiam negar a escravidão tinha como fim:
		
	
	Uma alternativa tentando se alistar no exército brasileiro.
	
	Uma tentativa de alcançar uma vida diferente com um novo senhor.
	
	Uma tentativa de subir para os morros e favelas, reduto onde eram protegidos.
	 
	Uma alternativa para viver fora do cativeiro.
	
	Uma alternativa de virar escravo de ganho na cidade.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201002414210)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Tal homem recebia o título de pajé ou de xamã e, graças à sua relação com forças sobrenaturais, ele gozava de posição de prestígio entre os seus, o que fazia deles um dos principais inimigos do movimento de catequese. Ainda que os missionários tentassem acabar com os poderes (simbólicos e políticos) que os pajés tinham, eles não conseguiam pois:
		
	 
	Existiam um panteão e uma gama de rituais religiosos arraigados na identidade e organização dos grupos.
	
	A tradição do Pajé dizia que a mensagem dos missionários não era falsa, mas a ressignificação para o grupo, gerando sua irritação.
	
	Eles eram os guerreiros, então o fato dos brancos utilizarem seus serviços criava uma dúvida na divindade cristã.
	
	O pajé conseguia materializar os espíritos da floresta, criando uma epifania sem igual no mundo cristão.
	
	Os missionários tinham como prática assassinar o pajé quando chegasse, criando um afastamento dosdemais índios.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201002515912)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para a grande maioria dos cativos, a resistência ao cativeiro se fazia dia a dia, da hora em que se levantava para trabalhar até o momento de se recolher para dormir. Onde quer que tenha existido escravidão também houve resistência escrava. E tal resistência foi experimentada em diferentes níveis durante toda a história da escravidão no Brasil. Como exemplos de resistência podemos citar:
		
	
	Fugas, quilombos e os casamentos mistos;
	 
	As Irmandades, as fugas e os quilombos.
	
	Os quilombos, a manutenção de hábitos culturais tais como a língua e a religião e o alto índice de reprodução entre os escravos;
	
	Quilombos, assassinatos de senhores e/ou feitores e casamentos com brancos.
	
	As fugas, os casamentos mistos e as Irmandades;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201002513267)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre 1554 e 1567, ocorreu uma revolta dos tupinambás contra a escravização. Estamos falando de qual movimento?
		
	
	Revolta dos Tupis
	
	Santidade
	
	Revolta da Armada
	
	Quilombo dos Palmares
	 
	Confederação dos Tamoios
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Avaliação Parcial: CEL0495_SM_201002258121 V.1 
	Aluno(a): KIAMAMBU MALUKISA
	Matrícula: 201002258121
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 19/04/2018 01:16:34 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201002977985)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Eram Pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho e quartejados, assim nos corpos, como nas pernas, que certo pareciam bem assim. (Carta de Pero Vaz de Caminha dirigida a D. Manuel - Porto Seguro, Ilha de Vera Cruz, 1º de Maio de 1500). Nos relatos dos portugueses era notório a diversidade dos povos indígenas. Contudo, esse foram agrupados em dois grandes grupos linguísticos. são eles:
		
	
	Juruna e Tapuias.
	 
	Tupi-Guarani e Tapuias.
	
	Tapuias e Tikunas.
	
	Guajarás e Tikunas.
	
	Tupi-Guanani e Tikunas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201002414179)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O primeiro grupo que os portugueses tiveram contato, que ficou conhecido como tupi-guarani graças às semelhanças linguísticas observadas, abarcava uma série de sociedades que vivia na extensa região litorânea desde São Vicente (no sul) até o Maranhão. São grupos deste troco linguístico os grupos apresentados abaixo, EXCETO:
		
	
	Tupinaê
	 
	Tupinambás
	
	Guarani
	
	Tupiniquins
	 
	Nagôs
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201002471523)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ocupação do interior da colônia brasileira aconteceu irregularmente, conforme o desenvolvimento das atividades econômicas. Marque a opção certa a respeito das principais atividades empreendidas pelas BANDEIRAS:
		
	
	garantir a instalação de núcleos coloniais familiares e o estabelecimento de acordos de paz com os indígenas;
	
	a agricultura monocultora do café e o comércio com os espanhóis no Sul;
	
	a busca de uma rota comercial para o Pacífico e garantir a liberdade dos indígenas, conforme a orientação dos jesuítas;
	
	a criação dos aldeamentos, a escravidão e o teatro.
	 
	a procura de metais preciosos e a escravização dos indígenas;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201002414190)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Fruto de uma importante discussão teológica em 1570 a Coroa Portuguesa:
		
	
	Impôs um registro de escravos indígenas, limitando o número por propriedades
	 
	Proibiu a escravização dos gentios
	
	Criava o sistema assalariado para o trabalho dos indígenas
	
	Impôs a obrigatoriedade de todos os indígenas cumprirem jornada de trabalho compulsório
	
	Criou a proibição de escravização de escravos negros
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201002320297)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	À medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena. Esta opção pode ser explicada, porque:
		
	
	Os indígenas eram selvagens e lutavam contra a escravidão, enquanto os negros eram dóceis e submissos
	
	Os indígenas eram frágeis fisicamente e adoeciam com facilidade, já os negros tinham uma constituição física forte, propícia ao trabalho braçal.
	
	Os africanos resistiram ao escravismo através dos quilombos e das revoltas, mas foram mantidos na agricultura, porque os índios desconheciam essa atividade.
	 
	O uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comércio colonial.
	
	Os negros dominavam as técnicas do cultivo da cana, enquanto os indígenas não conheciam a agricultura, portanto, seu trabalho não era produtivo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201002925655)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O texto, a seguir, retrata uma das mais tristes páginas da história do Brasil: a escravidão. O bojo dos navios da danação e da morte era o ventre da besta mercantilista: uma máquina de moer carne humana, funcionando incessantemente para alimentar as plantações e os engenhos, as minas e as mesas, a casa e a cama dos senhores ¿ e, mais do que tudo, os cofres dos traficantes de homens.¿ (Fonte: BUENO, Eduardo. Brasil: uma história: a incrível saga de um país. São Paulo: Ática, 2003. p. 112). Sobre a escravidão como atividade econômica no Brasil Colônia, é correto afirmar:
		
	
	A compra e posse de escravos, durante todo o período em que perdurou a escravidão, só foi permitida para quem pudesse manter um número de, pelo menos, 30 cativos. Essa proibição justificava-se, devido aos altos custos para se ter escravos.
	 
	Os escravos, amontoados e em condições desumanas, eram transportados da África para o Brasil, nos porões dos navios negreiros, como forma de diminuição de custos. Com isso, muitos cativos morriam antes de chegarem ao destino.
	
	A mão-de-obra escrava no Brasil, diferente de outros lugares, não era permitida em atividades econômicas complementares. Por isso, destinaram-se escravos exclusivamente às plantações de cana-de-açúcar, às minas e à produção do café.
	
	Muitos cativos, no início da escravidão, conseguiam a liberdade, após adquirirem a carta de alforria. Isso explica o grande número de ex-escravos que, na Paraíba, conseguiram tornar-se grandes proprietários de terras.
	
	As pressões inglesas, para que o tráfico de escravos continuasse, aumentaram após 1850. Porém, no Brasil, com a Lei Eusébio de Queiróz, ocorreu o fim do tráfico intercontinental e, praticamente, desapareceu o tráfico interno entre as regiões.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201002513201)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A combinação de crenças dos tupinambás no paraíso terrestre, com a hierarquia e os símbolos do cristianismo deu origem a qual movimento de resistência?
		
	
	Missões
	 
	Irmandades
	
	Quilombos
	
	Revoltas
	 
	Santidade
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201002414282)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das formas de organização estabelecidas entre os escravos era a chamada família extensa. Perdidos os laços africanos passavam a adotar táticas de criar conjuntos de laços amplos entre seus membros. Uma destas práticas é o:
		
	
	Clientelismo
	 
	Apadrinhamento
	
	Ecumenismo
	
	Pajelismo
	
	Arrebatamento
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201002551497)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao longo do século XVII, em especial na região das minas, o quilombo se tornou uma das principais formas de resistência à escravidão, sendo,por isso, alvo da atenção das autoridades policiais. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de "quilombo".
		
	
	Os quilombos se concentraram apenas na no nordeste açucareiro, que era a única região da América Portuguesa que possuía escravos.
	
	Os quilombos eram os centros de repressão organizados pelas autoridades policiais, sendo formados exclusivamente por Capitães do Mato.
	
	Os quilombos se concentraram apenas na no sul, que era a única região da América Portuguesa que possuía escravos.
	
	Os quilombos foram organizados exclusivamente pelos escravos indígenas, já que os negros africanos não eram capazes de organizar a resistência comunitária.
	 
	Os quilombos eram comunidades formadas por escravos africanos que não apenas resistiam à escravidão, mas chegavam a desenvolver relações de comércio com pequenas fazendas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201003137926)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Acerca dos quilombos e quilombolas seria incorreto afirmar que:
		
	
	Palmares foi o mais importante quilombo brasileiro e o maior das Américas.
	 
	Era muito frequente que os índios fizessem parte das expedições de caça a negros fugidos.
	
	A existência de quilombolas livres, não foi incomum. No sul da Bahia, em Barra do Rio de Contas, atual Itacaré, foi descoberto, no começo do século XIX, o quilombo do Oitizeiro, onde conviviam escravos e gente livre.
	
	Um grande número de quilombos reunia não só escravos em fuga, mas também negros libertos, indígenas e brancos com problemas com a justiça.
	 
	As relações entre quilombolas e grupos indígenas eram sempre de cooperação e ajuda mútua.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando