Buscar

AV ASPECTOS SOCIOLOGICOS E ANTROPOLOGICOS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708783922)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Tylor, "Cultura (...) tomada em seu sentido etnográfico amplo é o todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade."
Assinale a única alternativa INCORRETA quanto às características da cultura para Tylor:
		
	
	envolve a comunicação e a linguagem
	
	é cumulativa
	 
	é transmitida geneticamente
	
	é adquirida através dos processos de socialização
	
	é aprendida
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201709012952)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		
	
	heliocentrismo
	
	apenas as alternativas b e c
	
	egocentrismo
	 
	etnocentrismo.
	
	heterocentrismo
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708759529)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	CIÊNCIA EM SI (Gilberto Gil)   Se toda coincidência/Tende a que se entenda/E toda lenda/Quer chegar aqui/A ciência não se aprende/A ciência apreende/A ciência em si/Se toda estrela cadente/Cai pra fazer sentido/E todo mito/Quer ter carne aqui/A ciência não se ensina/A ciência insemina/A ciência em si/Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar/Do avião a jato ao jaboti/Desperta o que ainda não, não se pôde pensar/Do sono do eterno ao eterno devir/Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar/Para alcançar o que já estava aqui/Se a crença quer se materializar/Tanto quanto a experiência quer se abstrair/A ciência não avança/A ciência alcança/A ciência em si
A música faz uma "homenagem" à Ciência e nos remete à compreensão de que devemos muito a ela. A Ciência revela, desvela, anuncia, cria, recria, prova e comprova muitos sentidos da existência humana e os seus avanços.
Qual a  ÚNICA  opção que apresenta uma informação contrária sobre a Ciência em si?
		
	 
	Explica o mundo a partir do senso comum e do mito
	
	Suas conclusões são obtidas e testadas através do método científico
	
	Fundamenta-se no estudo sistemático e racional não permitindo "achismos"
	
	Tomou para si as explicações de mundo rompendo com o mito
	
	Pela pesquisa busca critérios de verdades rompendo com o senso comum
	 4a Questão (Ref.: 201708891122)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O nome sociologia surgiu, no século XIX e era similar ao termo FÍSICA SOCIAL. O criador da sociologia, acreditava ser possível submeter a ciência da sociedade aos mesmos pressupostos metodológicos advindos das ciências naturais. Indique o nome do autor, criador da SOCIOLOGIA:
		
	
	Francis Bacon
	
	Nicolau Copérnico.
	
	Charles Fourier
	 
	Auguste Comte
	
	Saint - Simon.
	 5a Questão (Ref.: 201708781447)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entrou para a École Normale Supérieure, quando conheceu as obras de pensadores como Auguste Comte e Herbert Spencer, intelectuais que o influenciaram na busca por dotar a Sociologia de um caráter científico. Lançou As Regras do Método Sociológico. Via a sociedade como um organismo constituído por órgãos que devem se integrar garantindo um funcionamento harmônico. Para tanto, nenhuma das partes pode agir como se fosse o todo, sob pena de fazer adoecer o corpo social.
Essas características pertencem ao pensador:
		
	 
	Émile Durkheim
	
	Antonio Gramsci
	
	Karl Marx
	
	Lévi-Strauss
	
	Max Weber
		
	 6a Questão (Ref.: 201708206546)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga como a própria humanidade, mas a Sociologia como campo de saber específico, só emerge em meados do século XIX na Europa. Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência. Ele propõe vários conceitos para responder à questão chave da coesão social. Leia as proposições e marque a resposta correta:
A - O que garante a coesão social é a solidariedade social.
B - Impõem-se sobre os indivíduos um conjunto de valores, ideias, representações, uma consciência coletiva que exerce um poder coercitivo sobre o seu comportamento.
C - A causa dos problemas sociais é um certo estado de crise moral.
		
	
	as alternativas B e C estão corretas
	 
	todas as alternativas estão corretas
	
	as alternativas A e B estão corretas
	
	as alternativas A e C estão corretas
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	 7a Questão (Ref.: 201708868166)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), ¿todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.¿ Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	A educação não exerce influência nas diferentes sociedades.
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	 8a Questão (Ref.: 201708868186)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da divisão social do trabalho em Émile Durkheim, marque a alternativa INCORRETA.:
		
	
	A divisão social do trabalho, mais acentuada na solidariedade do tipo orgânica, pode levar a sociedade a um estado de anomia, isto é. enfraquecimento da coesão social.
	
	A solidariedade do tipo mecânica é marcada por uma relação de justaposição entre os indivíduos e de forte presença da consciência coletiva em relação às consciências individuais.
	
	As sociedades mecânicas eram sociedades simples, nas quais a divisão do trabalho ocorria através dos critérios de sexo e idade e, onde os indivíduos praticamente não se diferenciavam, compartilhando as mesmas crenças e regras morais, ligados por laços de parentescos.
	
	A solidariedade do tipo orgânica caracteriza-se por uma acentuada divisão do trabalho, resultando em alto grau de especialização e, ao mesmo tempo, interdependência entre os indivíduos.
	 
	A partir da divisão social do trabalho, Durkheim estabelece dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica, sendo a primeira definida pela predominância das consciências individuais sobre a consciência coletiva.
	
	 9a Questão (Ref.: 201708186496)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ora, se agirmos segundo a vontade da sociedade, é porque assim aprendemos. Porque fomos educados para isso. Essa educação, naturalmente, não se faz no vácuo. Ela tem conteúdos. Tais conteúdos são dados pelo meio moral que compartilhamos, quer dizer, por este mar de crenças, valores e regras reproduzidas pelas gerações de indivíduos passadas e presentes da sociedade em quem vivemos (RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p. 22-23). A frase acima é expressão da visão educacional de qual autor?
		
	
	Max Weber.
	
	Karl Marx.
	 
	Émile Durkheim.
	
	Pierre Bourdieu.
	
	Auguste Comte.
	
	 10a Questão (Ref.: 201708403746)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Karl Marx o trabalhador foi separado, pelo capitalismo, do controle autônomo que exercia sobre o seu trabalho e também do fruto deste trabalho. O trabalho é, então, percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. (...) Eles veem a dominação de uma classe sobre a outra como fatos naturais. (Rodrigues, Alberto Tosi, Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 40). A este processo Marx deu o nome de:
		
	
	divisão social do trabalho.
	
	injustiça.
	 
	alienação.
	
	dominaçãotradicional.
	
	coerção.
	1a Questão (Ref.: 201708217632)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que melhor define a palavra cultura como todas as possibilidades de realização humana, formulada por Edward Tyler.
		
	 
	Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
	
	Cultura é o conjunto de habilidades e competências que pode ser desenvolvido pelo homem no decorrer de sua vida.
	
	Cultura é a medida de conceitos assimilados pelo homem no ambiente escolar.
	
	Cultura é o resultado do examinando a um concurso muito requisitado.
	
	O termo cultura está ligado aos costumes, etiquetas e comportamentos de elite.
	
	 2a Questão (Ref.: 201708784039)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo alguns filósofos e antropólogos, toda sociedade desenvolve um conjunto de mitos que procuram explicar e ajudam a organizar as "coisas da vida" através de narrativas sagradas. O pensamento científico se diferencia do pensamento mítico porque vai buscar explicar as causas das coisas através da observação sistemática e do desenvolvimento de conceitos e teorias. Marilena Chauí defende, no entanto, que o pensamento conceitual e o pensamento mítico podem coexistir na mesma sociedade.
 
Identifique que tipo de pensamento está na origem das proposições a seguir:
 
1. As constelações são crianças que morreram na floresta e foram levadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas.
2. As mulheres devem servir aos homens porque cometeram o pecado original.
3. A pobreza é fruto da desigualdade econômica entre pessoas e grupos.
 
Assinale a alternativa com a sequência correspondente correta:
 
		
	
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento mítico
	
	pensamento mítico - pensamento conceitual - pensamento mítico
	 
	pensamento mítico- pensamento mítico - pensamento conceitual
	
	pensamento conceitual - pensamento mítico - pensamento conceitual
	
	pensamento conceitual - pensamento conceitual - pensamento conceitual
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201708918135)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Houve um período da história da Europa que foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam mudanças, do final da Idade Média para a Idade Moderna, que propiciaram o desenvolvimento do comércio, da navegação, contatos com outros povos, crescimento urbano, etc. É o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura com o mundo medieval ou ainda, de transição do feudalismo para o capitalismo. Que termo é utilizado para definir esse período?
		
	 
	Renascimento
	
	Imperialismo
	
	Iluminismo
	
	Feudalismo
	
	Teocentrismo
	
	 4a Questão (Ref.: 201708731950)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No século XVII, surge o Racionalismo e fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Entre essa forma de pensar é CORRETO citar:
I. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento.
II. A autoridade deveria ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade.
III. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
 
		
	
	Somente I e III estão corretas
	
	Somente II e III estão corretas
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente I está correta
	
	Somente II está correta
	
	 5a Questão (Ref.: 201708885796)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a definição de Fato Social formulada por Durkheim, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A arquitetura de nossas casas constitui um fato social, na medida em que seguimos padrões e obedecemos a um senso estético exterior às nossas consciências individuais.
	
	O sistema eleitoral é um fato social, porque pertence à esfera da vida política.
	 
	O ato de adoecer é um fato social, pois possuindo motivações biológicas podem ser percebidos como exteriores aos indivíduos; excetuando-se as doenças psicossomáticas e influenciadas por fatores sociais.
	
	A escola é um fato social e como instituição cumpre um relevante papel na formatação do comportamento individual em consonância com as regras e valores presentes na consciência coletiva.
	
	Os fatos sociais são processos presentes em toda e qualquer sociedade, tendo o individuo como elemento que faz com estes fatos ocorram. Assim, os fatos sociais dependem exclusivamente das ações de cada pessoa.
	
	 6a Questão (Ref.: 201708867856)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta:
		
	
	Os cálculos utilitários ou os raciocínios de algum tipo servem para explicar os fatos sociais.
	
	A sociologia é dependente de doutrinas práticas como o individualismo, o socialismo e o comunismo.
	 
	As ciências já constituídas devem servir de referência para uma ciência próxima a nascer, como é o caso da sociologia.
	
	A ciência sociológica rejeita a solução dos problemas práticos da sociedade.
	
	A sociologia deve decidir se apoia a liberdade ou o determinismo.
	
	 7a Questão (Ref.: 201708868166)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), ¿todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.¿ Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	A educação não exerce influência nas diferentes sociedades.
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	 8a Questão (Ref.: 201708179056)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No fascículo: "Introdução à Sociologia da Educação", Pérsio Santos de Oliveira discute o conceito sociológico de Educação. Em concordância com esse autor, são proposições que definem e caracterizam de modo adequado a educação:
1. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens.
2. A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, seus costumes e suas habilidade, isto é, sua cultura aos mais jovens.
3. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
4. A educação visa, sobretudo, ajustar o indivíduo ao regime cultural para ele conservar o partido que está no poder.
5. A educação forma o ser biológico para ele ser ajustado aos padrões sociais.
Estão corretas as alternativas sob a linha de pensamento de Pérsio Santos de Oliveira:
		
	 
	1 - 2 - 3
	
	1 - 3 - 4
	
	2 - 3 - 4
	
	2 - 4 - 5
	
	1 - 2 - 5
	
	 9a Questão (Ref.: 201708781544)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São as diferentes posições dos homens com relação às formas de propriedades presentes numa sociedade, ou modo de produção, que irão definir as diferentes classes sociais existentes.   Assim, de acordo com Marx, a história humana é uma história das:
		
	
	políticas públicas
	
	conquistas demicráticas.
	
	lutas partidárias.
	
	unificação dos direitos.
	 
	lutas entre as classes.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 201708781961)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As escolas deveriam formarindivíduos integralmente desenvolvidos, isto é, que ao longo da sua formação dividissem seu tempo entre o trabalho manual, as atividades intelectuais e o lazer. As crianças de até 12 anos deveriam passar ao menos 2 horas por dia trabalhando de modo a combinar o trabalho braçal com prática intelectual. Esta jornada de trabalho associada à educação deveria ser elevada até um período de 6 horas por dia, quando a criança completasse 16 anos. Essas características fazem parte do Projeto Educacional de:
		
	
	Lévi-Strauss
	 
	Émile Durkheim
	
	August Comte
	 
	Karl Marx
	
	Max Weber
	1a Questão (Ref.: 201709040649)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O antropólogo Edward Burnett Tylor definiu Cultura, em 1871, como: todo complexo que inclui os conhecimentos, a crença, a arte, as leis, a moral, os costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. Tendo por base o transcrito acima, é correto afirmar que:
		
	
	O termo cultura deve ser somente associado às manifestações artísticas, como teatro, música, pintura, escultura.
	
	A cultura passa a ser vista como conhecimento transmitido geneticamente. 
	 
	A cultura passa a ser vista como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão biológica, genética.
	
	A cultura de um povo se caracteriza por sua dimensão individual, jamais coletiva.
	
	O termo cultura diz respeito somente às festas e cerimônias tradicionais de um povo, ao seu modo de vestir, ao seu modo de se alimentar, a seu idioma.
	
	 2a Questão (Ref.: 201708967996)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Indique a opção que caracteriza a visão etnocêntrica:
		
	
	Valorizar o contexto cultural de outras sociedades.
	
	Elevação cultural da cultura dita exótica ou diferente.
	
	Alimentar a premissa de aceitação da cultura do outro.
	 
	Sentimentos de desprezo e rejeição ou reações de medo em relação à cultura do outro.
	
	 3a Questão (Ref.: 201708186489)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O processo da industrialização e a expansão das cidades influenciaram, em muito, o desenvolvimento do sistema educacional. Até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população não tinha acesso a nenhum tipo de educação escolar. Porém, com a rápida expansão da economia industrial, houve uma enorme demanda de um ensino especializado capaz de formar uma mão de obra instruída (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 396). De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
		
	
	Os hábitos sociais e as experiências práticas do trabalho não são conteúdos tratados pela educação escolar.
	
	O fenômeno da industrialização não interferiu no papel da escola, pois o treinamento da mão de obra especializada é uma prerrogativa das diferentes categorias profissionais.
	
	O processo de industrialização e de desenvolvimento do sistema capitalista impediu a expansão escolar.
	 
	A expansão escolar está associada a demandas colocadas pela vida nas cidades e pelas novas formas de organização do trabalho.
	
	Os saberes escolares vieram substituir outras formas de saber, construídos na família e na comunidade como um todo.
	
	 4a Questão (Ref.: 201708983736)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Indique nas opções abaixo aquela que caracteriza corretamente a preocupação dos pensadores positivistas:
		
	
	Anomia , Igualdade e Progresso.
	
	Igualdade , rebeldia e anomia social.
	
	Anomia, desordem e Progresso.
	 
	Ordem, Estabilidade e coesão social.
	
	Ordem, Progresso e desordem social.
	
	 5a Questão (Ref.: 201708895923)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Sociologia de Durkheim, podemos assinalar como correta apenas a seguinte colocação:
		
	 
	A sociedade como todo organismo, apresenta estados normais e patológicos.
	
	A Solidariedade Mecânica ocorre nas sociedades complexas e industrializadas
	
	Sanções espontâneas são aquelas prescritas pela sociedade em forma de leis nas quais se estabelece a infração e a penalidade subseqüente.
	
	O crime não pode ser considerado um fato social normal.
	
	O objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim é a ação social.
	
	 6a Questão (Ref.: 201708781477)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O século XIX foi marcado por várias mudanças importantes. Uma delas é o fato de alguns pensadores, inclusive Émile Durkheim, terem se dedicado à fundação de uma nova ciência, cujo objetivo era dar conta das coisas da sociedade, abandonando a arte política e a simples especulação.
São principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim, EXECETO:
		
	
	Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais.
	
	A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura).
	
	A sociedade é algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adota de valores e princípios morais.
	 
	Os valores da sociedade onde vivem as pessoas não influenciam o processo de educação das mesmas.
	
	Na sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social.
	
	 7a Questão (Ref.: 201708210232)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios necessários para perpetuar sua herança cultural e ensinar aos mais jovens os costumes do grupo. ( OLIVEIRA, Pérsio Santos de, 1998, p.11) De acordo com o texto acima, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
	
	O processo de socialização na educação visa apenas a desenvolver suas potencialidades cognitivas.
	
	A educação é um processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, porém, não contribui para o processo de socialização dos sujeitos.
	
	Do ponto de vista sociológico, a educação nada tem a ver com uma ação de transmissão de cultura para as gerações mais jovens, pois trata-se apenas de uma ação pedagógica.
	
	A educação como atividade básica de todas as sociedades, serve para aumentar apenas os conhecimentos cognitivos dos sujeitos, tonando-os mais competitivos na sociedade.
	
	 8a Questão (Ref.: 201708730086)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em seu trabalho intitulado Educação e Sociologia, Durkheim se propõe a fazer um exame crítico das definições sobre educação escolar. Segundo o autor:
		
	
	a educação adequada é aquela que se desenvolve em todos os espaços, pois educação é sinônimo de inovação.
	
	a educação adequada é aquela que permite formar peritos e especialistas, pois educação precisa ter qualificação.
	
	a educação adequada é aquela que prepara o indivíduo para o mercado de trabalho, pois a educação é um meio de ascensão social.
	
	a educação adequada e aquela é aquela que proporciona ao indivíduo uma formação integral, pois educação é sinônimo de emancipação.
	 
	a educação adequada é aquela própria a meio moral que cada um compartilha, pois educação também é socialização.
	
	 9a Questão (Ref.: 201708882261)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A teoria de Karl Marx sustenta que a Alienação no capitalismo está relacionada:
		
	
	Apenas às relações do Estado , sendo portanto, uma questão fundamentalmente política.
	 
	Á separação entre o produtor direto (operário) e as dimensões que envolvem o processo de produção e o próprio produto final. Ou seja,a divisão do trabalho.
	
	Estritamente à esfera econômica não se relacionando com outras esferas da sociedade
	
	A condição natural do ser humano e de toda e qualquer sociedade.Ao princípio de negação de uma dada realidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201708980313)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	3) Segundo karl Marx, em cada período histórico os diferentes modos de produção define as diferentes classes sociais, no feudalismo, Senhores Feudais x Servos; no capitalismo, Burguesia x Proletariado. Assim, de acordo com Marx, a história humana é:
		
	 
	uma história de luta entre as classes sociais;
	
	uma condição determinada pela natureza humana.
	
	uma história de conciliação de classes;
	
	uma sucessão de fatos e acontecimentos lineares;
	
	uma história definida pelas relações de laços de consanguíneos;

Continue navegando