Buscar

TRABALHO DA LEI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O relato deste diário de campo,refere-se á visita na Escola Municipal Professor Julio Levino Rodrigues, localizada na cidade de Francisco Alves, estado do Paraná, com o objetivo de observar a acessibilidade de alunos portadores de necessidades especiais e a infra-estrutura da instituição de ensino, com vistas a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
0bservamos que a escola, possui diversas adaptações para os alunos com necessidades especiais,como rampas de acesso,corredores e portas mais largas,banheiros exclusivos para cadeirantes, não possui obstáculos e desníveis no espaço escolar inteiro, facilitando assim, a locomoção de alunos com necessidades educativas especiais.
O planejamento arquitetônico da escola observada foi muito bem desenvolvido, levando sempre em consideração os alunos que necessitavam dessa acessibilidade e respeitando a lei já mencionada acima.
A escola conta com material específico para alunos com necessidades educacionais especiais diversificadas ,como utilização de recursos ou equipamentos que favoreçam a realização das atividades propostas em sala de aula: pranchas para escrita, presilhas para fixar o papel na carteira, suporte para lápis (favorecendo a preensão), presilha de braço, cobertura de teclado, entre outros. 
Constatamos que nesta escola, cada turma, cada professor, cada aluno, possuem suas especificidades e estão inseridos em diferentes realidades. Mas, é possível estabelecer algumas adaptações que possam contribuir de forma simples , prática e abrangente às diversas situações, dificuldades e necessidades especiais existentes nas escolas.

Outros materiais