Buscar

Embriologia Resumo Moore 2 Primeira semana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia – Primeira semana
Resumo
Moore
Os ovócitos são produzidos pelo ovário (ovogênese) e dele são expelidos durante a ovulação. As fímbrias da tuba uterina varrem ovócito para a ampola, onde ele será fecundado.
Os espermatozoides são produzidos nos testículos (espermatogênese) e são armazenados no epidídimo. A ejaculação do sêmen durante o intercurso sexual resulta no depósito de milhões de espermatozoides na vagina, em torno do orifício externo do útero. Várias centenas de espermatozoides passam pelo útero e entram nas tubas uterinas.
Muitos genes e fatores moleculares estão implicados na espermatogênese. Por exemplo, estudos recentes indicam que proteínas da família Bcl-2 estão envolvidas na maturação das células germinativas, assim como na sua sobrevivência em vários estágios. Para a espermatogênese normal, o cromossomo Y é essencial porque microdeleções resultam em uma espermatogênese alterada e infertilidade.
Quando um ovócito é penetrado por um espermatozoide, ele completa a segunda divisão meiótica. Como resultado, um ovócito maduro e um segundo corpo polar são formados. O núcleo do ovócito maduro constitui o pró-núcleo feminino.
Após a entrada do espermatozoide no ovócito, a cabeça do espermatozoide se separa da cauda e aumenta de volume para formar o pró-núcleo masculino. A fecundação completa-se quando os pró-núcleos se unem e os cromossomos paterno e materno misturam-se durante a metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto.
Á medida que o zigoto passa ao longo da tuba em direção ao útero, sofre a clivagem (uma série de divisões mitóticas), que forma várias células menores – os blastômeros. Cerca de 3 dias após a fecundação, uma bola de 12 ou mais blastômeros – a mórula – entra no útero.
Logo se forma uma cavidade na mórula, convertendo-a em um blastocisto, que consiste no embrioblasto, uma cavidade blastocística, e um trofoblasto. O trofoblasto envolve o embrioblasto e a cavidade blastocística e mais tarde forma estruturas extra-embrionárias e a parte embrionária da placenta.
4 a 5 dias após a fecundação, a zona pelúcida desaparece e o trofoblasto adjacente ao embrioblasto adere ao epitélio endometrial.
No polo embrionário, o trofoblasto se diferencia em duas camadas, uma externa, sincício-trofoblasto, e uma interna, cito-trofoblasto. O sincício-trofoblasto invade o epitélio endometrial e o tecido conjuntivo subjacente. Concomitantemente, forma-se uma camada cuboidal de hipoblasto na superfície inferior do embrioblasto. No final da primeira semana, o blastocisto está superficialmente implantado no endométrio.

Outros materiais