Buscar

Embriologia Resumo Moore 14 Sistema Esquelético

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia – Sistema Esquelético
Resumo 
Moore
O sistema esquelético desenvolve-se a partir do mesênquima, derivado mesoderma e da crista neural. Na maioria dos ossos, como os ossos longos dos membros, o mesênquima condensado sofre condrogênese para formar modelos cartilaginosos para os ossos. Centros de ossificação aparecem nesses moldes no final do período embrionário, e os ossos se ossificam mais tarde pela ossificação endocondral. Alguns ossos, por exemplo os ossos chatos do crânio, se desenvolvem por ossificação intra-membranosa.
A coluna vertebral e as costelas desenvolvem-se a partir de células mesenquimais derivados dos esclerótomos dos somitos. Cada vértebra é formada pela fusão de uma condensação da metade caudal de um par de esclerótomos com a metade cranial do par de esclerótomo subjacente.
O crânio em desenvolvimento consiste em um neurocrânio e um víscero-crânio, cada um dos quais com componentes membranosos e cartilaginosos. O neurocrânio forma a calvária, uma caixa protetora para o cérebro. O víscero-crânio forma o esqueleto da face. 
O esqueleto apendicular desenvolve-se a partir da ossificação endocondral dos modelos cartilaginosos, que se formam do mesênquima dos membros em desenvolvimento.
As articulações são classificadas em três tipos: articulações fibrosas, articulações cartilaginosas e articulações sinoviais. Elas se desenvolvem do mesênquima interzonal existente entre os primórdios dos ossos. Em uma articulação fibrosa, o mesênquima se diferencia em tecido conjuntivo fibroso denso. Em uma articulação cartilaginosa, o mesênquima entre os ossos se diferencia em cartilagem. Em uma articulação sinovial, uma cavidade sinovial é formada dentro do mesênquima interposto, pela degeneração de células. O mesênquima também origina a membrana sinovial e o ligamento capsular e outros ligamentos da articulação.

Continue navegando