Buscar

Embriologia Resumo Moore 21 Vias de sinalização usadas durante o desenvolvimento

Prévia do material em texto

Embriologia – Vias de sinalização usadas durante o desenvolvimento
Resumo
Moore
Há diferenças importantes entre as várias vias de sinalização, mas estas vias compartilham algumas características: receptores e co-receptores ligados á membrana, domínios de sinalização intra-celular, adaptadores e moléculas efetoras.
As vias de sinalização são utilizadas em vários momentos durante o desenvolvimento para a renovação das células-tronco, a proliferação celular, a migração, a apoptose e a diferenciação.
As vias apresentam padrões que resultam na geração ou manutenção de um destino celular em prol de outro.
Muitos genes e vias de sinalização são altamente conservados durante a evolução. Ortólogos dos genes essenciais para o desenvolvimento dos invertebrados (o nematodo Caenorhabditis elegans e a mosca das frutas Drosophila melanogaster) são encontrados em vertebrados, incluindo zebrafish, camundongo e homem, frequentemente como membros de uma família multi-gene.
O conhecimento da função dos genes foi adquirido através da genética reversa, usando-se modelos transgênicos com perda ou ganho de função, e pela genética avançada, começando com a descrição de fenótipos anormais que surgem espontaneamente em camundongos e humanos e a subsequente identificação do gene mutante.
Há evidências de entrecruzamento entre as vias. Esta comunicação entre várias vias de sinalização facilita nossa compreensão das consequências de mutações em um único gene que resultam em síndromes e mal-formações que afetam o desenvolvimento de muitos órgãos ou causam o desenvolvimento de câncer.

Continue navegando