Buscar

DISCURSO SOBRE A PRIMEIRA DÉCADA DE TITO LÍVIO.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSO SOBRE A PRIMEIRA DÉCADA DE TITO LÍVIO
- Obra escrita por Maquiavel em 1517, publicada postumamente em 1531.
TITO LÍVIO: Foi um filósofo e escritor que cresceu na época das guerras civis de Júlio César na Itália. Dedicou seus últimos quarenta anos de vida á obra ‘’Desde a fundação da cidade’’, dividida em 142 livros, dos quais 35 são conhecidos. A obra conta sobre a história de Roma, e o seu tamanho e alcance fez com que essa obra se tornasse um clássico, assim influenciando pensadores históricos como Maquiavel. 
A obra ‘’Discurso Sobre a Primeira Década de Tito Lívio’’, trata-se de uma conversação com Tito Lívio e outros clássicos. Nela Maquiavel se compara aos grandes navegadores, afirmando estar consciente dos riscos que iria correr percorrendo novos caminhos em relação ao pensamento político, trazendo então um verdadeiro tratado acerca do agir político, usando o modelo da república romana como exemplo a ser seguido. 
No geral são tratadas questões como, constituição, ordem, poder, tipologias de formas de governos e seus prós e contras. Ele incita a argumentação sobre o conceito de liberdade e virtude cívica, que consiste na necessidade de confiar a população a preservação da liberdade garantindo a participação destes na vida pública. Para que o povo proteja o seu território ou nação, a eles deve ser conferido o julgamento de sua cidade. Sendo assim é errado ter poucos juízes, pois o julgamento acaba favorecendo uma minoria. Dessa forma, Maquiavel propõe que a cidade tenha muitos juízes, criando um equilíbrio e uma democracia em relação aos desejos do povo, e povo satisfeito protege sua cidade, já que esta supre seus desejos, tornando-a então uma cidade forte. Outra questão levantada na obra é o conceito de cidade livre, que para o autor também não funciona se a maioria do povo não participa da vida política, no caso na prática isso tudo seria a República. Mas Maquiavel também trabalha com as conseqüências dessa participação popular, segundo ele a participação também pode acarretar em conflitos políticos, já que o povo é constituído por uma pluralidade de desejos e pensamentos podendo a qualquer momento entrar em grande contradição. Nesse contexto entra a idéia de um representante dotado de virtude para guiar o povo, que no caso seria o modelo proposto em sua obra ‘’O Príncipe’’, escrita anteriormente em 1513. 
Essa idéia de Maquiavel da intensa participação do povo nos assuntos cívico, contribuiu muito na formulação de futuros teóricos e fez com que a obra dele se destaca-se.

Continue navegando

Outros materiais