Buscar

Arvorismo: História, Biologia e Educação Física

Prévia do material em texto

HISTÓRIA
O QUE É? Arvorismo é passeio em trilhas instaladas em árvores. Neste caso, as árvores servem apenas como torres de suporte para equipamentos fixos, utilizadas em atividades lúdicas, esportivas e turísticas.
QUANDO SURGIU? Segundo a versão mais difundida sobre a história do arvorismo, o esporte surgiu nos anos 80 
ONDE SURGIU? Na Costa Rica
COMO SURIGIU? Cientistas e biólogos pesquisavam a fauna e a flora de cima das árvores e, para evitar subidas e descidas constantes, resolveram criar uma forma de passar de um galho para o outro.
Mais tarde, a França e a Nova Zelândia adotaram a ideia como esporte de aventura. 
QUAL OBJETIVO? Tendo como objetivo, não somente proporcionar aventura aos participantes e uma forte integração com o meio natural, mas atuar como forma de desenvolvimento humano junto à natureza e fomentar a consciência de preservação ambiental.
Biologia
Impacto Ambiental nos anos 80: Algumas organizações ecológicas ressaltavam o forte impacto ambiental causado pelas instalações de equipamentos artificiais no meio ambiente. 
Impacto Ambiental na década 2000: a Associação Internacional de Arvorismo, fundada em Atlanta, EUA, trabalhou a difusão do esporte ressaltando e fornecendo todo o suporte às operadoras para a montagem dos circuitos, valorizando instrumentos que amenizem o suposto problema. Os equipamentos são todos importados da França e da Nova Zelândia.
Impacto Ambiental Atual: hoje, o arvorismo é conhecido como um esporte completamente ecológico, e possui três vertentes: o estilo técnico: criado por biólogos na década de 80
 O contemplativo: que serve para pessoas que apenas querem observar a natureza e conta com um grau de dificuldade mais baixo. 
E o acrobático: com desafios de equilíbrio, agilidade e raciocínio para conseguir ultrapassar os obstáculos, e que acaba sendo o mais procurado para lazer e entretenimento.
Geografia
Física
Educação Física
Experiências, habilidades e condicionamento físico: Para a sua prática não é necessária experiência prévia nem tampouco habilidades ou condicionamento físico específico. 
Pré Requisitos Básicos: Apenas concentração, coragem e disposição são requisitos básicos para acrobacia nas árvores. 
Nível de Dificuldade: Com a orientação de instrutores especializados o “arvorista” vai adquirindo experiência e como um jogo, vai evoluindo a cada obstáculo e dificuldade. 
Nível de Risco: Segundo alguns promotores, o arvorismo é uma atividade de baixo risco, pois o praticante fica preso durante todo o percurso por equipamentos de segurança que inclui luvas, capacete, botas, mosquetões de aço, carretilhas, etc.
Orientações de Instrutores: Todos os instrutores devem ser treinados para cada tipo de atividade no esporte, e os “arvoristas” devem cumprir sistematicamente as orientações passados por eles.

Continue navegando