Buscar

42 Resumo VIII Berne Regulação Cálcio e fosfato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Regulação endócrina do metabolismo do cálcio e do fosfato
Resumo VIII – Fisiologia endócrina
Berne
O cálcio participa criticamente em uma gama de funções biológicas, incluindo neuro-transmissão, ação e secreção hormonal, atividades enzimáticas, contração muscular e coagulação sanguínea. O cálcio é também o principal mineral que contribui para a integridade estrutural do esqueleto e dos dentes.
A concentração extra-celular de Ca2+ (aproximadamente 1/1000 M) é rigidamente controlada a fim de regular as grandes e transitórias oscilações na concentração intra-celular de Ca2+ que é muito mais baixa (aproximadamente 1/10000000M, dez mil vezes menor). Um receptor específico para cálcio acoplado a uma proteína G na membrana plasmática das células regulatórias medeia as respostas a alterações na concentração extra-celular de cálcio ionizado.
O fosfato é crítico para todas as principais vias enzimáticas envolvidas na geração de energia, disponibilidade de substrato, síntese de proteínas e outras macro-moléculas. O fosfato é também o principal ânion parceiro do cálcio na estrutura óssea.
O equilíbrio de cálcio e a homeostase plasmática do cálcio dependem da ingestão da dieta, da absorção gastrintestinal fracional, da regulação da excreção renal e do movimento interno de cálcio para dentro e para fora dos reservatórios do esqueleto.
O equilíbrio do fosfato e a homeostase plasmática do fosfato refletem a ingestão da dieta, a excreção renal e os deslocamentos internos entre o líquido extra-celular, os grandes conteúdos dos tecidos moles e o reservatório do esqueleto.
O osso é um órgão complexo com células especificamente dedicadas ao processo contínuo de remodelagem. Neste processo, o osso mineralizado é reabsorvido pelos osteoclastos (liberam cálcio e fosfato) e é então reformado pelos osteoblastos (assimilando cálcio e fosfato). Este processo é aumentado durante os períodos de crescimento. Com o envelhecimento, a reabsorção excede a formação e a massa óssea declina.
A vitamina D é uma molécula esteroidal que é tanto sintetizada a partir do colesterol na pele na presença de luz ultra-violeta quanto é absorvida a partir da dieta. A estrutura básica é modificada sucessivamente no fígado e no rim até 1,25-dihidróxi-D, o metabólito ativo.
A 1,25-dihidróxi-D age através de seu receptor nuclear para aumentar a absorção de cálcio (e fosfato) a partir do trato gastrintestinal. O hormônio é, portanto, crítico para manter o suprimento sanguíneo de cálcio para formação e crescimento ósseos, assim como para outros processos dependentes do cálcio. Junto com o PTH, ele também aumenta a reabsorção óssea. No geral, a 1,25-dihidróxi-D aumenta as concentrações plasmáticas do cálcio e fosfato.
O hormônio paratireoideo (PTH) é um peptídeo de cadeia reta sintetizado de um pró-hormônio nas quatro glândulas paratireoideas. O PTH é liberado por exocitose em resposta a uma diminuição na concentração plasmática de cálcio que é percebida pelo receptor para cálcio na célula paratireoidea. A síntese e a secreção de PTH e a massa da glândula paratireoidea são suprimidas pelo cálcio e pela 1,25-dihidróxi-D.
O PTH age através de um receptor de membrana plasmática e do cAMP para:
Aumentar a reabsorção osteoclástica do osso
Aumentar a reabsorção tubular renal de cálcio
Aumentar a síntese de 1,25-dihidróxi-D no rim
Diminuir a reabsorção tubular renal de fosfato, aumentando a excreção urinária de fosfato
No geral, o PTH aumenta as concentrações plasmáticas de cálcio e diminui as concentrações plasmáticas de fosfato.
A deficiência de cálcio induz uma sequência sinergística que aumenta a secreção de PTH e de 1,25-dihidróxi-D. As ações combinadas destes dois hormônios aumentam o influxo de cálcio e restauram as concentrações plasmáticas ao normal. Eles removem simultaneamente o influxo de fosfato extra aumentando sua excreção renal.
Ao contrário, a privação de fosfato induz uma sequência sinergística que aumenta a secreção de 1,25-dihidróxi-D, mas reduz a secreção de PTH. O resultado é a restauração da concentração plasmática de fosfato ao normal ao mesmo tempo em que se elimina o influxo de cálcio extra aumentando sua excreção renal.
Calcitonina é um hormônio peptídico sintetizado nas células C da glândula tireoide. Ele é um antagonista do PTH no osso e é secretado em resposta á hiper-calemia. Assim, ele age para diminuir a concentração plasmática de cálcio.

Outros materiais