Buscar

Conteúdo da Av1 Legislação Trabalhista e Previdenciária

Prévia do material em texto

A aplicação da condição mais benéfica é garantia para a proteção do trabalhador que por sua vez decorre
	
	
	
	
	do princípio da norma mais favorável
	
	
	do princípio da primazia da realidade
	
	
	do princípio da irrenunciabilidade de direitos
	
	
	do princípio da razoabilidade
	
	
	do princípio da continuidade da relação empregatícia
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Indique a alternativa que melhor representa o conceito atinente ao Princípio da Irrenunciabilidade
	
	
	
	
	o trabalhador pode decidir quantas horas quer trabalhar, recebendo remuneração integral
	
	
	o trabalhador deve aceitar todo e qualquer tipo de trabalho.
	
	
	o trabalhador pode renunciar as horas extras laboradas em período de compensação.
	
	
	o trabalhador não pode renunciar aos seus direitos.
	
	
	o trabalhador não deve reconhecer um acordo trabalhista
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		São características do empregado, exceto:
	
	
	
	
	gratuidade
	
	
	onerosidade
	
	
	pessoalidade
	
	
	não eventualidade
	
	
	subordinação
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		FCC - 2013 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - A respeito da relação de emprego e dos seus sujeitos, é INCORRETO afirmar:
	
	
	
	
	Empregado é sempre pessoa física.
	
	
	Empregador é sempre pessoa jurídica.
	
	
	Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.
	
	
	Entidade beneficente, sem finalidade lucrativa, pode ser empregadora.
	
	
	A relação de emprego se desenvolve com pessoalidade, ou seja, o empregado tem que prestar o serviço pessoalmente, não podendo mandar qualquer pessoa trabalhar em seu lugar.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		6. Quanto ao trabalho do menor, nos termos da legislação trabalhista consolidada, é INCORRETO afirmar que
	
	
	
	
	quando o menor de 18 (dezoito) anos for empregado em mais de um estabelecimento, as horas de trabalho de cada um serão totalizadas.
	
	
	não será permitido ao menor o trabalho nos locais e serviços perigosos ou insalubres, constantes de quadro para esse fim aprovado pela Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho.
	
	
	se aplica ao menor a vedação do serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho continuo, ou 25 (vinte e cinco) quilos para o trabalho ocasional; exceto em caso da remoção de material feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, de carros de mão ou quaisquer aparelhos mecânicos.
	
	
	é proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.
	
	
	é lícito ao menor firmar recibo pelo pagamento dos salários, bem como, tratando-se de rescisão do contrato de trabalho, dar quitação ao empregador pelo recebimento da indenização que lhe for devida, sem assistência dos seus responsáveis legais.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Para que a empresa possa receber o profissional com o perfil adequado, existe o recurso do contrato de experiência, firmado pelo prazo máximo de 90 dias, para avaliar a performance do empregado na função. Sobre o contrato de experiência, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	Sua vigência depende de termo pré-fixado ou da execução de serviços especificados ou, ainda, da realização de certo acontecimento susceptível de previsão aproximada.
	
	
	As partes devem respeitar o prazo estipulado no contrato, sendo que, ao seu término, não há obrigação de continuidade.
	
	
	A empresa pode contratar pessoal por meio de agências registradas no Ministério do Trabalho, limitando a contratação às situações de acúmulo de serviço, férias ou aumento sazonal de trabalho.
	
	
	A pessoa física exerce, habitualmente e por conta própria, atividade profissional remunerada, prestando serviços de caráter eventual a uma ou mais pessoas ou empresas, sem relação de emprego.
	
	
	Os estudantes exercem sua profissão enquanto estudam, com o objetivo de aperfeiçoar seus estudos, ganhando mais experiência.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Manoel foi contratado como empregado da empresa Fábrica de Chocolates Ltda. exercendo as funções de ajudante de confecção, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano e meio de trabalho, Manoel foi convocado pelo gerente Kato, que o informou, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal. A atitude da empresa:
	
	
	
	
	está correta, pois a redução de salário é permitida após o empregado completar um ano de serviço.
	
	
	não está correta, pois o salário é impenhorável, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
	
	
	está correta, pois a redução de salário é permitida, se comprovado que o empregador está em situação econômica difícil.
	
	
	não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
	
	
	não está correta, pois a redução de salário depende de lei.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		O adicional de periculosidade pago na proporção de:
	
	
	
	
	30% sobre o salário, incide sobre o salário básico acrescido de outros adicionais, tal como gratificações e prêmios.
	
	
	20% sobre o salário, incide sobre o salário básico acrescido de outros adicionais, tal como participações nos lucros das empresas.
	
	
	30% sobre o salário, incide apenas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais.
	
	
	20% sobre o salário, incide apenas sobre o salário básico e não sobre este acrescido de outros adicionais.
	
	
	35% sobre o salário, incide sobre o salário básico acrescido de outros adicionais, tal como participações nos lucros das empresas.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		(FCC - 2011 - TRT 23ª Região) Observe as assertivas abaixo. I. Entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso. II. Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de seis horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de uma hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de duas horas. III. Não excedendo de seis horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de quinze minutos quando a duração ultrapassar quatro horas. Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, apenas.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Gislene é empregada da empresa V. Ontem, ela laborou das 22:00hs às 06:00hs. Neste caso, em regra, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho
	
	
	
	
	será devido o adicional noturno de 30% também quanto à hora extra feita por Gislene, após às 05:00hs em razão da prorrogação de sua jornada.
	
	
	será devido o adicional noturno de 30% também quanto às horas extras feitas por Gislene, após às 04:00hs, em razão da prorrogação de sua jornada
	
	
	será devido o adicional noturno de 20%, também quanto à hora extra feita por Gislene, após às 05:00hs, em razão da prorrogação de sua jornada.
	
	
	não será devido o adicional noturno quanto às horas extras feitas por Gislene após às 04:00hs tendo em vista o término do horário noturno legalmente previsto.
	
	
	não será devido o adicional noturno quanto às horas extras feitas por Gislene após às 05:00hs, tendo em vista o término do horário noturno legalmente previsto.

Continue navegando