Buscar

laboratorio eletricidade pre rel5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília 
Faculdade de Tecnologia
Eletricidade
Profª: Eloina
Marina Frossard Ribeiro Mendes
Matrícula: 00/11495
Pré-Relatório 5
Motor de Indução Trifásico:
comando com reversão
Os motores de indução são motores de corrente alternada que giram abaixo do sincronismo e consiste em duas partes: o estator (parte estacionária) e o rotor (parte rotativa). O estator está ligado à fonte de alimentação ca. O rotor não está ligado eletricamente à alimentação. Quando o enrolamento do estator é energizado através de uma alimentação trifásica, cria-se uma campo magnético rotativo. À medida que o campo varre os condutores do rotor, é induzida uma fem nesses condutores ocasionando o aparecimento de um fluxo de corrente nos condutores. Os condutores do rotor transportando corrente no campo do estator possuem um torque exercido sobre eles que fazem o rotor girar. Assim transforma a energia elétrica em mecânica, usando geralmente o princípio da reação entre dois campos magnéticos.
Os motores de indução com rotor bobinado (anéis) é um tipo de motor trifásico, com bobinas ligadas a uma resistência variável também trifásica ligada em estrela com a finalidade de diminuir a corrente de partida. No início do funcionamento, esta resistência variável assume seu valor máximo e, à medida que o motor aumenta a rotação, ela vai sendo retirada, até se estabelecer o curto-circuito com a rotação plena.
Para motores com potência acima de 5cv, são necessários dispositivos que diminuem a tensão aplicada aos terminais dos motores, limitando a corrente de partida, como:
Chave estrela-triângulo – podendo ser manual ou automática;
Compensador ou autotransformador de partida;
Partida de motores trifásicos com rotor de anéis;
Inversão no sentido de rotação de motores trifásicos.
Algumas chaves de reversão tripolar de facas são utilizadas como comutador, invert a ligação “estrela-triângulo”. Tal inversão ocorre pela troca de duas fases quaisquer da rede trifásica de alimentação do motor. Tal procedimento resulta na inversão do campo magnético girante do estator do motor.
Circuitos de comando e de força
Um circuito de comando usa baixas correntes e diversos componentes que permitem a energização da bobina de ligação do circuito de força. É ligado entre fase e neutro.
Um circuito de força (circuito principal do contator) permite a ligação do motor da máquina operatriz usando correntes elevadas. O circuito é ligado nas três fases do sistema, devido ao motor ser trifásico.
Intertravamento
Ocorrência de uma máquina só entra em operação quando são satisfeitas certas condições relativas a outras máquinas. O intertravamento elétrico é muito utilizado em instalações industriais e eletromecânicas (elevadores, ar condicionado etc.).
O intertravamento elétrico nos circuitos de controle tem a função de evitar a ocorrência de curto-circuito no circuito de força. Um sistema de intertravamento elétrico entre contatores, pode ser mostrado por um interruptor estrela-triângulo magnético. O motor parte com o estator ligado em estrela e, com a ação de um elemento bimetálico, após alguns segundos, passa a operar em triângulo, controlado por um dispositivo de partida.
Referências Bibliográficas
- CREDER, H., Instalações Elétricas. Livros Técnicos Científicos, 13ª.edição. Rio de Janeiro, RJ,1997/98.
- Gussow, Milton, Eletricidade Básica. 2ª edição.�

Continue navegando