Buscar

Relatório Imuno Leucograma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília
Faculdade de Medicina
Imunologia Médica, 1/2013
Porf. Danilo Corazza
Leucograma
Por que é realizada a avaliação de leucócitos em lâmina?
A avalição de leucócitos é feita em lâmina porque pode-se observar o número de leucócitos totais – adotando, claro, uma medida como células/mL -, determinar o tipo e proporção de leucócito, fazer uma análise qualitativa dessas células, vendo sua forma, tamanho, grânulos, etc. Além disso, a confecção da lâmina para ser observada é relativamente simples e rápida.
Sumarizar a função de cada leucócito.
Os leucócitos são:
Neutrófilo: célula de resposta a agente infeccioso. Apresenta grânulos que contêm enzimas como colagenase, fosfatase alcalina entre outras, que auxiliam no processo de lise de patógenos. É a primeira célula a migrar para o local da infecção. É uma célula fagocítica.
Eosinófilo: também contém grânulos (que contêm peroxidases, fosfatase, ribonuclease, etc) e é fagocítica. Está relacionado com respostas alérgicas (tendo um grande potencial de dano ao tecido) e remove fibrina durante a inflamação. Está relacionado também à defesa contra parasita.
Basófilo: contém grânulos metacromáticos ricos em histamina, serotonina, heparina, etc. A degranulação – liberando heparina e calicreíne – está relacionado com reação anafilática, asma e urticária. 
Monócito: circula no sangue por poucas horas, assumindo grande importância por se tornar macrófago quando migra para os tecidos. (O macrófago faz fagocitose de parasitas, apresenta antígenos e modulam a resposta imune).
Linfócitos: participam da defesa do organismo, podendo causar doenças auto-imunes. Existem os linfócitos B e T, relacionados com apresentação de antígenos, produção de anticorpos e citotoxicidade. 
Possíveis causas e consequências das seguintes alterações: leucocitose, leucopenia, linfocitose, linfopenia, monocitose, monocitopenia, eosinofilia, eosinopenia, basofilia, neutrofilia, neutropenia, pancitopenia.

Continue navegando