Buscar

Avaliação Parcial FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	Matrícula: 20170770077
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 07/04/2017 21:37:47 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201608756843)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
		
	
	O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
	 
	O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos; geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
	
	O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
	
	O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.
	 
	O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
	
	
	2a Questão (Ref.:201608577708)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com base na perspectiva das ciências sociais, assinale a ÚNICA opção INCORRETA.
		
	
	As mudanças cada vez mais rápidas dos padrões morais e culturais das sociedades contemporâneas são assuntos que interessam aos cientistas sociais.
	
	As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização.
	 
	Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico destes estudiosos.
	
	A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade.
	
	A interpretação é uma dimensão importante deste campo do conhecimento, pois as ações humanas são orientadas por crenças socialmente partilhadas.
	
	
	3a Questão (Ref.:201608079887)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A sociologia comporta diferentes explicações sobre os fenômenos sociais. Assinale a alternativa cujas afirmações correspondem somente a explicações sociológicas sobre o fenômeno da religiosidade.
I - As religiões podem ser compreendidas como instrumentos de regulação e de controle das atividades dos membros da sociedade. Desse modo, elas são dotadas de força coercitiva.
II - Os sistemas religiosos exercem uma função importante no processo de socialização, ou seja, na assimilação pelos indivíduos dos valores e das normas que regem sua sociedade.
III - O fenômeno religioso não pode ser considerado um fenômeno cultural, já que possui leis muito próprias de funcionamento.
IV - De acordo com algumas teorias, as religiões expressam visões ideológicas sobre a vida em sociedade que são fundamentais para a dominação de uma classe social sobre a outra.
		
	
	Estão corretas as proposições II e III.
	 
	Estão corretas as proposições I, II e IV.
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.
	
	Estão corretas as proposições III e IV.
	
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	
	4a Questão (Ref.:201608016561)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que:
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos.
II - Os fenômenos em ciências sociais são reproduzíveis em condições controladas.
III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial.
IV - Nas ciências sociais, o investigador não interfere no resultado das pesquisas.
V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	 
	I, III e V
	
	I, II, e V
	 
	I, II, e IV
	
	II, III e V
	
	II, III, IV
	
	
	5a Questão (Ref.:201608822996)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da Antropologia:
		
	
	Processo natural que engloba os instintos humanos.
	 
	Todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume, capacidades e hábitos adquiridos na sociedade.
	
	Se refere apenas aos aspectos espirituais de uma comunidade.
	
	Apenas a parte do ambiente que o próprio homem criou.
	
	Se refere apenas às realizações materiais de um povo.
	
	
	6a Questão (Ref.:201608240273)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O primeiro papel que o índio representa é no descobrimento do Brasil; no segundo momento na catequese sendo colocado com uma criança e no terceiro momento, o corajoso, altivo, cheio de amor à liberdade. Assim essas sutilezas, violências, persistências são situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas.Neste caso, identificamos como sendo exemplo de:
		
	
	revitalização
	
	socialização
	
	culturalismo
	 
	etnocentrismo
	
	preconceito
	
	
	7a Questão (Ref.:201608820984)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que:
		
	
	são equivalentes, pois tanto um quanto outro são relações sociais às quais os indivíduos atribuem sentido, compartilhando, portanto, motivações.
	 
	não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento entre o subordinado e seu dominador o que não se dá com o poder.
	 
	toda relação de poder implica uma relação de dominação, já que a força sem uma base de legitimação não pode ser exercida.
	
	toda relação de poder implica em submissão e subserviência, esses são os pilares de qualquer relação. Não existe como se ter poder sem que se tenha os dois pontos acima citados.
	
	a dominação prescinde do poder, uma vez que osindivíduos que se submetem a uma ordem de dominação não levam em conta os recursos que possuem aqueles que exercem a dominação.
	
	
	8a Questão (Ref.:201608683711)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Marx e Engels, em A idelologia Alemã, o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. Segundo essa visão, na sociedade capitalista atual o Estado faz valer os interesses comuns:
		
	 
	Da burguesia.
	
	Da classe média.
	
	Dos trabalhadores.
	
	Dos comunistas.
	
	Do proletariado.
	
	
	9a Questão (Ref.:201608671629)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção que NÂO corresponde à Revolução Industrial:
		
	
	Ela permitiu o surgimento da burguesia e do proletariado como classes.
	
	Ela marcou o início do sistema capitalista.
	
	Ela deu origem ao movimento operário.
	
	Ela representou uma revolução na capacidade de produção de mercadorias e de acúmulo de capital.
	 
	Ela fortaleceu o trabalho artesanal e a propriedade rural.
	
	
	10a Questão (Ref.:201608836933)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Ifsp 2011) Segundo a Lei dos Três Estados, conceito fundamental na obra de Auguste Comte, a evolução das concepções intelectuais da humanidade percorreu três estados teóricos distintos e consecutivos, a saber:
		
	
	Mitológico, teológico e filosófico.
	
	Mitológico, filosófico e científico.
	
	Metafísico, abstrato e positivo.
	
	Fetichista, teológico e positivo.
	 
	Teológico, metafísico e científico.

Continue navegando