TI  2º SEMESTRE
5 pág.

TI 2º SEMESTRE


DisciplinaAdministração Integrada619 materiais649 seguidores
Pré-visualização2 páginas
A internet possibilita a customização rápida e econômica de produtos e serviços para grande quantidade de clientes, o que resulta em vantagem competitiva. Isso se dá:
 
Devido ao impacto da internet e das tecnologias de informação e comunicação sobre a estratégia de desenvolvimento de produtos.
Esse impacto (I) se dá pela aceleração do desenvolvimento e lançamento de novos produtos, pelo aumento da quantidade de novos produtos e serviços lançados e pela estratégia de customização de massa.
A estratégia de customização em massa tem por objetivo oferecer opções de escolha aos clientes, que podem selecionar os componentes desejados para um dado produto sem ter de pagar mais por isso.
 
Assim, é possível afirmar que:
C - As afirmativas I, II e III estão corretas.
A internet, como um canal de compras, ainda apresenta resistência e fatores críticos que:
A - Estão calcados em riscos que, na verdade, nem são percebidos pelos consumidores.
Aspectos importantes estão relacionados às resistências ao uso da internet pelos consumidores. Um deles é a privacidade:
 
Que se refere à forma como são tratadas as informações particulares dos consumidores.
Que requer da empresa a exposição clara e detalhada de como essas informações são tratadas.
Esse cuidado, na verdade, não influencia nem positiva nem negativamente o consumidor ao escolher um website para fazer compras.
 
D - As afirmativas I e II estão corretas.
Domínio e identidade visual são pressupostos importantes para vendas na internet. Entre as alternativas, qual não se aplica?
D - Basta a marca ser conhecida para que as informações, qualquer que seja a sua forma de apresentação, tenha credibilidade. 
Entre as desvantagens do uso da pesquisa de mercado pela internet, é correto afirmar:
D - A falta de privacidade do trabalho, pois o questionário fica exposto a todo e qualquer público, inclusive à concorrência.
Franco afirma que o cliente faz diversas exigências ao realizar compras pela internet, como rapidez no atendimento e ter como verificar o andamento das suas compras, entre outras; portanto, podemos relacionar essas duas exigências aos seguintes comentários:
 
O desejo de rapidez no atendimento aumenta, uma vez que a opção pela compra pela internet elimina a necessidade de locomoção, visando à economia de tempo.
As empresas devem promover a transparência e a visibilidade para a rastreabilidade, fator que permite ao cliente acompanhar as fases de produção e entrega do produto, possibilitando inclusive o acesso ao histórico desse produto pelo consumidor.
A combinação da velocidade com a comodidade não tem feito os consumidores migrarem cada vez mais para o CE.
 
D - As afirmativas I e II estão corretas.
Os critérios para a determinação de preços dependem de diversos fatores, exceto:
E -  Do modelo de negócio estabelecido na internet.
Sobre a navegação do site ou a forma como o visitante circula dentro da loja eletrônica, deve considerar: 
Que os clientes devem ser capazes de encontrar facilmente os produtos e os serviços oferecidos, bem como os seus preços e formas de pagamento.
Que é muito fácil para o consumidor trocar de website.
As preferências dos consumidores.
As pesquisas de mercado, pois colaboram com informações específicas por região e perfil de público que vão ajudar na montagem de um website mais efetivo e eficiente
E - As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
 
Todo negócio está voltado para algum mercado, portanto, o primeiro item a ser avaliado é o público-alvo ao qual se destina o web site que será construído. Sobre segmentação de mercado, avalie as afirmativas:
Segmentação de mercado é uma decisão estratégica que busca identificar o perfil de cada grupo de clientes para que possam ser implementadas ações de marketing que resultem em vantagem competitiva para as empresas.
Na internet, agrupar os consumidores por idade, sexo, renda, nível de instrução e por outros identificadores de perfil facilita a elaboração de mensagens mais efetivas e continua sendo vital, assim como no mundo físico.
Ainda não há estudos conclusivos sobre os perfis dos internautas.
B - As afirmativas II e III estão corretas.
Uma das tendências do conceito do CE é evoluir para o conceito de portal, isso quer dizer:
A - Permitir o acesso do consumidor a inúmeros estabelecimentos, serviços e informações.
 
A plataforma para busca e cadastro de fornecedores com o objetivo de otimizar e racionalizar o relacionamento com os diversos provedores de serviços e produtos, além de efetuar as compras corporativas é chamada de:
E- e-Procurement.
 
Amit & Zott e Porter identificaram quatro fontes de criação de valor em negócios eletrônicos, que podem resultar em oportunidades no meio eletrônico. Uma dessas fontes é a eficiência, que se explica como:
A - Uma das fontes primárias de valor que reduz a assimetria de informação e de custos na procura de clientes e nas negociações e ainda melhora o desempenho das transações ao permitir decisões mais rápidas, baseadas em informações de qualidade, redução de custos de distribuição, estoques e simplificação das transações.
As aplicações de negócios eletrônicos também podem ser encontradas no âmbito do gerenciamento da informação, tanto em aplicações internas à organização, quanto para aplicações externas, conectando parceiros, fornecedores e comunidades virtuais. Uma das aplicações possíveis é a Inteligência de Negócios (BI ou Business Intelligence) que pode ser entendida como:  
A - Gestão de sistemas de informações gerenciais para suporte da decisão.
Entre variadas formas de prestação de serviços e de venda de produtos existe a aplicação que permite o ensino a distância e possui diferentes modelos e recursos. Essa aplicação é chamada de:
 
C - e-Learning.
Negócios eletrônicos abrangem relacionamentos virtuais dentro de diferentes segmentos, proporcionando variadas formas de prestação de serviços e de venda de produtos. Entre eles existe o e-Auction que:
A -  São leilões eletrônicos realizados pela internet nos mesmos moldes dos leilões ao vivo.
Negócios eletrônicos abrangem relacionamentos virtuais dentro de diferentes segmentos, proporcionando variadas formas de prestação de serviços e de venda de produtos. Entre eles existe o e-Directorie que:
C - É a forma eletrônica das listas telefônicas, serviço oferecido no Brasil pela Telefônica e pela Listel, entre outras empresas.
Novas combinações de informação geradas pelos NE podem resultar das oportunidades existentes entre produtos físicos e serviços para a criação de valor, além de configurações inovadoras de transações (trocas) e a reconfiguração e integração de recursos, capacidades, regras e relacionamentos entre fornecedores, parceiros e clientes. Foram ainda detectadas quatro fontes de criação de valor em negócios eletrônicos, complementaridades é uma delas. Sobre essa fonte de valor, é correto afirmar:
Complementaridades são conjuntos de bens que fornecem maior valor que o de itens separadamente.
É possível aproveitar complementaridades pela integração da cadeia de valor e entre tecnologias.
As complementaridades reduzem a assimetria de informação e de custos para a procura de clientes e nas negociações.
 
B - As alternativas I e II estão corretas.
O ambiente de negócios eletrônicos é dividido por Takahashi em sete aplicações. Uma delas é o \u201cBusiness-to-Government\u201d. Sobre o assunto, indique a alternativa correta.
B - Faz a integração entre empresas do setor privado com os governos e vice-versa.
Qual alternativa se refere ao \u201cbusiness to business\u201d?
E - Possibilita o acesso entre pessoas físicas em transações de compra e venda.
 
Sobre o Government-to-Consumer, indique a alternativa correta.
C - Visa à integração entre o governo e a população em geral, como o sistema para a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda de pessoas físicas.
Qual modelo de comercio eletrônico utiliza a precificação baseada no ajuste pelo valor percebido?
R \u2013 Name \u2013 your-price model
Os planos