Buscar

filosofia 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201605294900
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As discussões, na década de oitenta, acerca das propostas que viessem direcionar uma nova política educacional do Brasil, acabavam explicitando o embate entre duas propostas distintas: Educação para a cidadania versus educação para a competitividade QUESTÃO: Escolha a alternativa CORRETA, que caracteriza a Educação para a cidadania:
		
	
	Ênfase nas áreas de formação profissional
	
	Manutenção do sistema dualista
	 
	Romper com o viés histórico de uma escola excludente
	
	Ênfase na competitividade, eficiência e produtividade
	
	Difusão de propostas na ótica do capital
	
	 
	Ref.: 201605231296
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre a proposta privatizante (do setor privado da economia moderna brasileira) para a educação no Brasil nos anos oitenta é correto afirmar que:
		
	 
	1. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que mantinha o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.
	
	4. Apresentaram à sociedade brasileira um projeto educacional que contemplava as demandas dos movimentos populares no Brasil.
	
	5. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que possibilitasse a formação integral e a autonomia política da classe trabalhadora.
	
	3. Apresentaram à sociedade um modelo de educação que superasse o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.
	
	2. Apresentaram à sociedade uma proposta de formação dos trabalhadores organizada pelas Centrais Sindicais dos trabalhadores.
	
	 
	Ref.: 201605294927
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na aula 10, mostrou que na década de 1980, havia duas propostas distintas de educação brasileira, a Educação para a cidadania versus educação para a competitividade. Das proposição abaixo marque a proposta de educação voltada para a cidadania.
		
	
	D. Educação com redefinição ao de uma nova política de formação profissional e de requalificação da classe trabalhadora.
	 
	E. Educação com proposta de romper com o viés histórico de uma escola excludente oferecendo uma formação voltada para a conquista da cidadania.
 
	
	C. Educação com um significativo respaldo das agências internacionais de financiamento na América Latina, que viesse atender a uma formação adequada da classe trabalhadora.
	
	A. Educação voltada para os interesses dos setores modernos da economia brasileira, com um significativo respaldo do conjunto dos trabalhadores visando uma nova forma de qualificação. .
	
	B. Educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira.
	
	 
	Ref.: 201605071128
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre a proposta privatizante (do setor privado da economia moderna brasileira) é correto afirmar que:
I. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que possibilitasse a formação integral e a autonomia política da classe trabalhadora.
II. Apresentaram à sociedade brasileira um projeto educacional que contemplava as demandas dos movimentos populares no Brasil.
III. Apresentaram à sociedade brasileira um modelo de educação que mantinha o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade. 
IV. Apresentaram à sociedade um modelo de educação que superasse o sistema dualista de educação, ou seja, de uma escola diferenciada, tendo como elemento central de suas diretrizes o viés econômico que se pautava a partir dos pilares da competitividade, eficiência e produtividade.
		
	
	Todos os enunciados estão corretos
	 
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	 
	Ref.: 201605231284
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a proposta de educação de caráter estatizante (pública) que se desenhou a partir da Constituição Nacional de 1988, é correto afirmar que:
		
	
	5. A defesa de uma formação técnica para os professores de todos os níveis de ensino
	
	2. Teve respaldo das agências internacionais de financiamento na América Latina, que viesse atender a uma formação adequada da classe trabalhadora à automação flexível, ou seja, do paradigma neofordista.
	 
	4. Defesa de uma escola pública, laica, gratuita e de qualidade para todos em todos os níveis de ensino, fundamentando o seu discurso em uma educação para a cidadania.
	
	1. Visava atender os interesses dos setores modernos da economia brasileira, ou seja, de um modelo educacional que promovesse a qualificação e requalificação da classe trabalhadora.
	
	3. A defesa de um modelo dualista de educação, ou seja, de um modelo de educação para as elites e de outro modelo para as camadas populares.
	
	 
	Ref.: 201605231301
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre a educação brasileira a partir da Constituição Nacional de 1988 é correto afirmar que:
		
	
	2. A educação é inserida no conjunto das políticas sociais, tendo como papel central a qualificação para o trabalho e de preparo para realização de um projeto individual.
	
	3. A educação é inserida no conjunto das políticas econômicas, tendo como papel central a qualificação para o trabalho e de preparo para o exercício da cidadania.
	
	1. A educação é inserida no conjunto das políticas sociais, tendo como papel central a instituição de um sistema diferenciado de educação, ou seja, de um modelo educacional para a elite e de um modelo para as massas.
	 
	5. A educação é inserida no conjunto das políticas sociais, tendo como papel central a qualificação para o trabalho e de preparo para o exercício da cidadania.
	
	4. A educação é compreendida como dever da família e não do estado.
	
	 
	Ref.: 201605774439
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A década de 90 é claramente uma época de conturbadas modificações: mudanças nas medidas governamentais que traduzem o período de crise pós-abertura política; adoção da democracia pós- ditadura militar; reestruturação da organização do trabalho capitalista, etc. Essas mudanças marcaram o sistema educacional brasileiro sendo importante discuti-las no contexto da reforma do Estado, através de uma perspectiva econômico-política que traduzia um anseio dos brasileiros quanto à educação. Marque a opção correta, segundo essa perspectiva:
		
	
	Uma modelo educacional conservador e calcado na visão militarista
	
	Uma modelo educacional anarquista e sem nenhum controle ou regimento institucional
	
	Uma modelo educacional conservador e calcado numa visão religiosa ortoxa
	 
	Uma modelo educacional inovador e democrático correspondente às necessidades de uma nação que estava iniciando um novo momento de sua história
	
	Uma modelo educacional baseado somente numa visão taylorista e sem privilegiar os excluídos pelos militares
	
	 
	Ref.: 201605773888
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Tendo como parâmetro as discussões acerca dos projetos que viessem direcionar uma nova política educacional no Brasil, acabavam explicitando o embate entre duas propostas distintas. Marque a opção que corresponde a estas:
		
	 
	a primeira de cunho estatizante, em defesa de uma escola pública, laica, gratuita;a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira
	
	a primeira de cunho alienante, em defesa de uma escola pública que trabalhe com programas de TV; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a competitividade, de acordo com os interesses dos setores modernos da economia brasileira
	
	a primeira de cunho tradicional, em defesa de uma escola altamente refreadora e religiosa; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a vida prática
	
	a primeira de cunho político, em defesa de uma escola crítica e defensora dos pobres; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação voltada para o lazer e para o entretenimento de massa.
	
	a primeira de cunho técnico, em defesa de uma escola pública, laica, gratuita; a segunda, fundamentada a partir da lógica de uma educação para a liberalidade, de acordo com os interesses dos setores anarquistas

Outros materiais