Buscar

ATIVIDADE BIOETICA2


Continue navegando


Prévia do material em texto

CURSO: Farmácia
SÉRIE: 1º Semestre
DISCIPLINA: Bioética 
Professora: Silvete Maria
ALUNA: Geisiane Nunes Oliveira
RA: 06010004788
ATENDA OS ANUNCIADOS PROPOSTOS:
1- DEFINA BIOÉTICA.
R - Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar.
A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que valorizam e justificam eticamente os atos humanos que podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais.
2- QUAIS FORAM OS FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA BIOÉTICA.
Tecnicização das formas de vida;
Hegemonia da razão instrumental;
Avanço material vertiginoso;
Novo modelo de civilização;
Isolamento do homem moderno;
Individualismo burguês.
3 – CITE E EXPLIQUE OS PRINCIPIOS DA BIOÉTICA.
R – Beneficência: Evitar submeter o paciente a intervenções cujo sofrimento resultante seja muito maior do que o benefício eventualmente conseguido.
Não maleficência: Evitar intervenções que determinem desrespeito à dignidade do paciente como pessoa. 
Autonomia: O princípio da autonomia, frente ao paciente terminal, está secundariamente situado em relação à beneficência e à não-maleficência.
Justiça distributiva: O princípio da justiça deve ser levado em conta na decisão final, embora não deva prevalecer sobre os princípios da beneficência, da não-maleficência e da autonomia.
4- DIFERENCIE JUÍZO DE FATO DE JUÍZO DE VALOR.
Juízo de fato é aquele que diz como as coisas são, por que são e o que são. Os juízos de fato estão presentes no nosso dia a dia, em todo o nosso cotidiano. Se eu disser "Está chovendo”, estou constatando um fato, logo fazendo um juízo de fato. 
 Juízo de valor são avaliações sobre coisas, pessoas, situações. São proferidos na moral, nas artes, na política, na religião.
5 – QUAIS SÃO AS QUESTOES FUNDAMENTAIS DA BIOÉTICA?
R - Inseminação artificial/fecundação in vitro/ Clonagem/ manipulação
genética/experimento com embriões;
A intervenção sobre o cérebro e a manipulação da personalidade;
A questão da identidade dos indivíduos/ o eugenismo e o ideal de perfeição humano;
O aborto, a eutanásia e a questão acerca do direito de viver e morrer;
A relação entre profissionais de saúde e enfermos/ a mercantilização da medicina;
A relação entre poder-saber-dever/ o surgimento do homem maquinal;
O respeito à dignidade humana e as populações excluídas pelo modelo de Civilização ocidental.
6 – O PROGRESSO TÉCNICO CIENTIFICO PODE GARANTIR A LIBERTADE AO RESPEITO A DIGNIDADE DOS INDIVÍDUOS? JUSTIFIQUE. 
R - O progresso técnico-científico oferece à sociedade uma ampla evolução social, cultural e econômica. No entanto, a utilização de forma inapropriada dos avanços e descobertas da ciência e da tecnologia pode gerar uma desumanização do ser humano, comprometendo a liberdade e os direitos dos indivíduos.
7 – QUAL A IMPORTÂNCIA DA BIOÉTICA PARA UM FUTURO FARMACÊUTICO.
 R - O farmacêutico deve orientar sua prática por princípios bioéticos consistentes. Dentro de um dos princípios da bioética, a beneficência se refere a uma ação realizada em benefício do outro, exigindo a promoção de atos positivos que visem promover o bem aos demais. A beneficência na atenção farmacêutica está presente em todos os seus pontos fundamentais: no acolhimento do indivíduo, na avaliação das suas necessidades terapêuticas e nos problemas relacionados à farmacoterapia, no estabelecimento do plano de cuidado e na monitorização da evolução clínica. A atenção farmacêutica é um acordo entre o usuário e o profissional, que compartilham de necessidades voltadas para o processo de regulação para o acesso de uma melhor qualidade do uso de medicamentos, tendo em vista a promoção de uma visão humanista e de responsabilização.