Buscar

CABEÇA e PESCOÇO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CABEÇA e PESCOÇO
CABEÇA - A cabeça representa a parte superior do corpo humano sendo, dividida anatomicamente em duas partes pelo plano orbitomeático: o neurocrânio e o viscerocrânio.
1.Neurocrânio ou crânio - parte maior e superior que abriga o encéfalo.
2.Viscerocrânio ou face - parte que abriga os órgãos dos sentidos especiais (visão, audição e gustação) além de partes do aparelho respiratório e digestório.
Esqueleto da cabeça - O esqueleto da cabeça é formado por 22 ossos distribuídos por suas partes:
A.Crânio (8 ossos) - frontal, occipital, esfenóide, etmóide, temporais e parietais.
B. Face (14 ossos) - mandíbula, vômer, nasais, lacrimais, maxilares, conchas nasais inferiores, palatinos e zigomáticos.
Obs. O único osso da cabeça que apresenta mobilidade é a mandíbula.
Obs. Os ossos pneumáticos formam os chamados seios paranasais devido sua relação anatômica com a cavidade nasal. Os ossos pneumáticos são: frontal, esfenóide, etmóide e maxilares.
As funções desses ossos pneumáticos são:
1.Diminuir o peso da cabeça.
2.Funcionar como caixa amplificadora de som.
Articulações da cabeça - As principais articulações da cabeça são as do tipo fibrosa e chamadas de suturas, devido a pouca quantidade de tecido fibroso unindo os ossos. As suturas podem ser classificadas em:
1.Suturas verdadeiras - quando os ossos se encaixam por reentrâncias. Exemplos: suturas coronal, sagital e lambdóide.
2.Suturas falsas - quando os ossos apenas se tocam por superfícies ásperas. Exemplo: sutura escamosa.
Obs. A única articulação móvel da cabeça é a temporomandibular ou ATM, que é feita pelos processos condilares da mandíbula com a fossa da mandíbula do osso temporal. Essa articulação é classificada como sinovial condilar permitindo os movimentos de: elevação, abaixamento, retrusão e protrusão da mandíbula, além de lateralização.
Obs. A estabilidade da mandíbula depende do seu disco articular e dos ligamentos laterais, esfenomandibulares e estilomandibulares que impedem sua luxação.
Músculos da cabeça - A cabeça apresenta três grupos musculares:
1.Grupo de músculos do crânio - são formados por músculos dérmicos que servem para movimentar a pele do couro cabeludo. São eles: occipitofrontal, auriculares e temporoparietais. Esse grupo é inervado pelo nervo facial.
2.Grupo de músculos da face - são formados por músculos dérmicos que servem para movimentar a pele da face como acontece nas expressões faciais. Por exemplo, temos os músculos orbiculares da boca e olhos, risório, bucinador, zigomáticos e etc. Esse grupo é inervado pelo nervo facial.
3.Grupo de músculos da mastigação - são formados por músculos que movem a mandíbula durante a fala e a mastigação sendo inervados pelo ramo mandibular do nervo trigêmeo.
Os músculos da mastigação são os seguintes:
1.Temporal - atua na elevação e retrusão da mandíbula.
2.Masseter - atua na elevação da mandíbula.
3.Pterigóide medial - atua na elevação e protrusão da mandibula.
4.Pterigóide lateral - atua no protrusão e abaixamento contra-resistencia da mandíbula.
Obs. Os movimentos laterais são feitos pelo temporal e outros músculos do lado oposto.
Obs. Origem e inserção dos músculos da mastigação:
Temporal: Origem - Assoalho da fossa temporal à superfície profunda da fáscia temporal. Inserção - processo coronóide e margem anterior do ramo da mandíbula.
Masseter: Origem - Margem inferior do osso zigomático (parte superficial) e margem inferior do arco zigomático (parte profunda). Inserção: dois terços inferiores da face lateral do ramo da mandíbula.
Pterigóide medial: Origem - face medial da lâmina lateral do processo pterigóide. Inserção: superfície medial do ramo da mandíbula.
Pterigóide lateral: Origem - face lateral da lâmina lateral do processo pterigóide. Inserção: superfície medial do ramo da mandíbula. Inserção: Fóvea pterigóidea e margem anterior do disco da ATM
PESCOÇO - O pescoço é a parte do corpo humano compreendida entre a cabeça e o tórax, apresentando estruturas que comunicam essas duas partes além de possuir suas próprias estruturas.
Esqueleto do pescoço - Os ossos que formam o esqueleto do pescoço são as sete vértebras cervicais com seus discos e o osso hióide.
Articulações do pescoço - As articulações do pescoço correspondem as da coluna vertebral; sendo, as articulações típicas feita entre os corpos vertebrais, classificadas como cartilaginosas do tipo sínfise e as articulações especiais da coluna vertebral
As articulações especiais da coluna são:
1.Atlanto-occipital - feita entre o occipital e o atlas, classificada como sinovial condilar permitindo os movimentos de flexão e extensão da cabeça.
2.Atlanto-axial - feita entre o atlas e o axis, classificada como sinovial trocóide permitindo o movimento de rotação da cabeça.
Músculos do pescoço - O pescoço apresenta dois grupos musculares principais:
1.Grupo vertebral - atuam na coluna cervical e cabeça:
A.Músculos prévertebrais - fazem a flexão da cabeça e pescoço. São eles: retos anteriores: maior e menor da cabeça, reto lateral da cabeça e longo do pescoço.
B.Músculos paravertebrais - fazem inclinação lateral do pescoço. São eles: escalenos anterior, médio e posterior.
C.Músculos pósvertebrais ou suboccipitais- fazem a extensão da cabeça. São eles: retos posteriores maior e menor da cabeça e os oblíquos: superior e inferior da cabeça.
2.Grupo superficial próprio do pescoço –  estão localizados próximo a superfície do pescoço.
A.Platisma - único músculo dérmico do pescoço que atua movimentando a pele do pescoço sendo inervado pelo nervo facial.
B.Esternocleidomastóide - atua na inclinação lateral e rotação e da cabeça com a face voltada para o lado oposto. Inervado pelo nervo acessório. Origem: face lateral do processo mastóide. Inserção: face anterior do manúbrio e face superior do terço médio da clavícula.
C.Esplênios da cabeça e pescoço - fazem a extensão da cabeça e pescoço.

Outros materiais