Buscar

REVISÃO PARA AV1.GESTÃOPORCOMPETENCIAEDOConhecimento.2017.01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

REVISÃO PARA AV1 – GESTÃO POR COMPETÊNCIA E DO CONHECIMENTO
COMPETÊNCIA = CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDE
A GESTÃO POR COMPETÊNCIA tem como proposta deste modelo de gestão é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente. A gestão por competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais. Os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos funcionários são vinculados à missão, à visão e aos valores organizacionais. Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).
A ENTREVISTA POR COMPETÊNCIA ( Entrevista Comportamental) é uma técnica baseada em competências que podem ser identificadas em um candidato a partir de suas experiências pessoais ou profissionais anteriores. Ou seja, o que já foi vivenciado. A partir do discurso do entrevistado, o entrevistador tem a chance de evidenciar a existência ou não de competências através de vivências comportamentais. A ENTREVISTA COMPORTAMENTAL baseia-se no desempenho passado; busca exemplos específicos; foca-se em eventos críticos para o entrevistado. A partir do discurso do entrevistado, pode-se prever situações futuras.
Para MAPEAR A COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL, tem que ter o foco na descrição do perfil do cargo considerando as competências que fazem parte da estratégia organizacional – IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL COMPORTAMENTAL E TÉCNICO PARA CADA CARGO OU FUNÇÃO, a fim de identificar as lacunas ou gaps na organização.
TÉCNICAS PARA MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS:
- ANÁLISE DOCUMENTAL
- GRUPO FOCAL (DEBATES)
- QUESTIONÁRIOS
- ENTREVISTAS
- OBSERVAÇÃO.
CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIA:
 - As pessoas são percebidas nas organizações como seres que têm conhecimentos, habilidades e atitudes;
- Foco no desenvolvimento, aprendizado contínuo, estratégia, resultado de negócio;
- Inovação, diversidade, competitividade e globalização.
COMPETÊNCIA TÉCNICA: Conhecimento específico e especializado.
COMPETÊNCIA HUMANA: Capacidade de trabalhar em equipe, empatia, cooperação, motivação, proatividade.
COMPETÊNCIA CONCEITUAL: Enxergar o conjunto e a complexidade; compreensão da organização como um conjunto complexo e dinâmico.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRA :
- A EMPRESA busca nos profissionais as competências necessárias para atender as suas crescentes necessidades mercadológicas e os PROFISSIONAIS vão em busca de oportunidades de programarem seu conhecimento profissional com o que a organização oferece.
ESTRUTURA DE CARREIRA:
- MOVIMENTAÇÕES VERTICAIS DE CARREIRA: Ocorrem quando o profissional tem o mesmo cargo e vai alcançando novos níveis de complexidade. EX: Analista financeiro Júnior;
		 Analista financeiro Pleno
		 Analista financeiro Senior.
- MOVIMENTAÇÕES HORIZONTAIS DE CARREIRA: Os profissionais podem transitar em atividades no mesmo nível de complexidade, mas de natureza distinta.
- MOVIMENTAÇÃO DIAGONAL: Possibilidade de adequação de cargos devido a novos conhecimentos e novas habilidades adquiridos pelo colaborador. EX: quando um profissional conclui um curso superior compatível com outra área de atuação na empresa.