Buscar

ANEXOS Entrevista com o Professor de Ed. Física

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANEXOS
ANEXO A - A entrevista foi realizada com o professor Guilherme Francisco Ferreira, no Colégio Militar de Brasília (CMB), na cidade de Brasília – DF. 
 
1-Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse o trabalho com alunos com deficiência? Sim, Educação física adaptada. 
 	
2-Qual a importância da educação física no processo de desenvolvimento desses alunos? Inclusão, interação social, melhora na autoestima. 
 
3-Você tem ou teve alunos deficiência em suas aulas? Quais foram as deficiências com as quais você trabalhou? (Caso a resposta seja sim). Fale um pouco sobre essa experiência. Sim, cadeirante (deficiente físico) trabalho com jogos e brincadeiras adaptadas para as limitações dos alunos. O aluno participa de jogos cooperativos com o restante da turma. 
 
4-Quais as maiores dificuldades encontradas em sua prática pedagógica realizada com alunos com deficiência? Material e espaço adequado. 
 
5-Você se sente preparado para trabalhar com alunos com deficiência? Sim, estou cursando uma pós a distancia sobre esse tema. 
 
6-Quais as situações mais comuns que necessitam de primeiros socorros durante a aula de educação física? Quedas com pequenos, sangramentos e trombadas com hematomas. 
 
7-Quando ocorre, na escola, uma situação que é necessária prestar primeiros socorros, quem realiza esse atendimento? O professor encaminha o aluno a secretaria onde se encontra o kit de primeiros socorros. 
 
8-A escola dispõe de um kit de materiais para este fim? Sim. 
9-Durante a graduação teve alguma disciplina sobre primeiros socorros? Sim. 
ANEXO B – Entrevista foi realizada com o Professor Thiago Luiz Dos Santos Caetano Veloso, Docente da Disciplina ED. Física no Colégio Militar de Brasília (CMB).
 
Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse o trabalho com alunos com deficiência? 
Sim. Educação Inclusiva, Educação Física Adaptada, Psicomotricidade para Excepcionais dentre outras. 
 
Qual a importância da educação física no processo de desenvolvimento desses alunos? 
As aulas de Educação Física são essenciais para alunos portadores de necessidades especiais, pois contribuem para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor do aluno. A participação dos alunos deficientes nas aulas de Educação Física traz benefícios claros a esses alunos, principalmente no desenvolvimento das capacidades afetivas, de integração e inserção social. 
 
Você tem ou já teve alunos com deficiência em suas aulas? (Caso a resposta seja sim). Fale um pouco sobre essa experiência. 
Não tive ate o momento nenhum aluno especial. Mas seria muito importante que venha ter no futuro para poder ajuda-lo no seu desenvolvimento além de colocar em pratica o que apreendi durante a minha graduação. 
 
Quais as maiores dificuldades encontradas em sua prática pedagógica realizada com alunos com deficiência? 
Não tive o privilegio ainda de ter trabalhado com crianças especiais.
 
Você se sente preparado para trabalhar com alunos com deficiência? 
Sim, Sinto-me que estou preparado para essa atuação. 
 
Quais as situações mais comuns que necessitam de primeiros socorros durante a aula de educação física? 
Escoriações leves, torções de membros inferiores e contusões musculares. 
 
Quando ocorre, na escola, uma situação que é necessária prestar primeiros socorros, quem realiza esse atendimento? A escola dispõe de um kit de materiais para este fim? 
Primeiramente o professor de educação física, se for detectada alguma lesão mais grave encaminha-se o aluno para o pronto-atendimento. Sim, a escola disponibiliza kit de primeiros socorros. Durante a graduação teve alguma disciplina sobre primeiros socorros? 
Sim. 
 
 
 
ANEXO C – Entrevista foi realizada com o professor André Luiz Silva de Morais, no Colégio Militar de Brasília (CMB), na cidade de Brasília-DF. 
 
 
1-Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse o trabalho com alunos com deficiência? 
Sim. 
 
2-Qual a importância da educação física no processo de desenvolvimento desses alunos? Você tem ou já teve alunos com deficiência em suas aulas? 
A Educação Física é fundamental, desenvolve o processo educativo como um todo, associando o corpo e a mente, aprimorando as habilidades físicas, morais e sociais do educando; se bem aplicada é uma excelente forma de inclusão. E deve ser trabalhada a fim de atender a todos os alunos; desenvolvendo atividades físicas, recreativas e psicomotoras que desenvolvam as habilidades, que socializem as potencialidades individuais. Já tive sim alunos com necessidades especiais em minhas aulas. 
 
3-Quais foram as deficiências com as quais você trabalhou? (Caso a resposta seja sim). Fale um pouco sobre essa experiência. 
Tive uma aluna que tem paralisia cerebral. Apesar do comprometimento motor, a menina tem a capacidade cognitiva preservada. Na escola desde o ano passado, ela participa de todas as atividades. Os conteúdos trabalhados em sala são os mesmos para ela. O que eu mudo são as estratégias e os recursos, explica o professor. Ela se comunica conosco através de expressões faciais, e é sempre muito prazeroso vermos um sorriso no rosto da menina. 
 
4-Quais as maiores dificuldades encontradas em sua prática pedagógica realizada com alunos com deficiência? 
 
 A principio as maiores dificuldades foram intermediar a interação do aluno com os demais, a baixo auto-estima do aluno e a adaptação de conteúdos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais