Buscar

Projeto Econômico Financeiro


Continue navegando


Prévia do material em texto

Projeto Econômico Financeiro
Quando para um determinado produto a oferta diminui e a demanda aumenta ou permanece inalterada o preço tende a aumentar. 
FASES DOS PROJETOS
Inspiração: ocorre quando uma necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado. 
Planejamento: define a fase do ciclo de vida do projeto onde é feito o delineamento de tudo aquilo que se pretende fazer com o projeto.
Execução: consome a maior parte do orçamento previsto, é responsável pelo consumo da maioria dos recursos. 
Monitoramento e Controle: objetiva acompanhar e controlar o que está sendo desenvolvido pelo projeto. 
Encerramento: todos os documentos são analisados, discutidos as falhas.. Ocorre a auditoria interna e externa, dependendo do tamanho do projeto. 
PayBack: indica o tempo máximo de retorno do investimento. Para classificar os projetos, quanto menor o período do PayBack, melhor.
VPL ( Valor Presente Líquido ) : maior que zero significa que o projeto continua sendo analisado, menor de zero significa que o projeto é rejeitado. 
TMA ( Taxa Mínima de Atratividade ) : é uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que se propõe a pagar quando faz um financiamento. 
TIR ( Taxa Interna de Retorno ) : calcula a taxa de desconto que deve ter um fluxo de caixa para que seu Valor Presente Líquido (VPL) iguale-se a zero.
Fluxo de Caixa: demonstra as entradas e saídas financeiras, e determina o saldo de caixa em cada período. 
Etapa Financeira: Tem por finalidade transformar em linguagem monetária as decisões de implementação de todo o processo do orçamento. 
Despesas: são todos os bens consumidos ou serviços aplicados nas atividades administradoras, financeiras e comerciais da empresa.
Custos: são gastos que incorrem desde a fabricação do produto até o momento em que ele estiver pronto para venda.
Investimentos: são os gastos realizados com aquisição de bens que irão beneficiar a empresa em períodos futuros. 
Perdas: são gastos anormais ocorridos de forma involuntária, tem como características a sua excepcionalidade, visto que fogem a normalidade das operações da empresa. 
Desperdícios: originam-se do não aproveitamento de todos os recursos disponíveis e de atividades executadas que não agregam valor ao produto. 
Planejamento: Determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, bem como coordenação dos meios e recursos para atingi-los .
Programação: Estabelecer um programa, um plano a ser seguido.
Orçamentação: Cálculos dos gastos com a realização de qualquer obra; calculo prévio das receitas e despesas; ação de calcular, computar e estimar. 
Projeção: Delinear a distancia. 
Simulação: ação de dar aparência de realidade.
Orçamento Financiamento: está relacionada com a obtenção de fundos, para prover necessidades de aumento de capital de giro. 
Orçamento Empresarial: é o processo pelo qual, por meio da estimação de receitas e despesas, as empresas viabilizam as decisões e estratégias advindas do planejamento. 
Orçamento Operacional: se preocupa com as atividades geradoras de renda de uma empresa, como vender, produzir e manter níveis de estoque de produtos acabados. 
Orçamento de Vendas: consiste em um plano de venda futuras, principal é determinar o volume ou nível de atividade futuras da empresa. 
Orçamento de Produção: prevê então a quantidade que precisa ser fabricada para atender as necessidades de venda e manter o estoque final desejado. 
Demonstrações Contábeis: permite a visualização dos resultados futuros dos projetos, por meio da projeção dos resultados.