Buscar

DIREITO DOS CONTRATOS

Prévia do material em texto

DIREITO DOS CONTRATOS
O Contrato regula a forma como é celebrado esse negócio jurídico e os objetos/obrigações que fazem parte dessa relação.
- Requisitos do Contrato:
1-> Capacidade = Genérica (agente contratante não pode ser absolutamente/relativamente incapaz) ou Específica (agentes além da capacidade genérica, necessita da capacidade especifica que o tipo de contrato exigir)
2-> Objeto = Lícito, Possível, Determinado ou Determinável
3-> Celebração = Conforme previsto em Lei
4-> Manifestação livre da vontade = Não pode haver vício na vontade das partes
- Princípios do Contrato:
1-> Autonomia da Vontade = as partes são livres para contratar, ou não, sobre aquilo que elas querem. Também são livres para contratar com quem quiser e sobre o que vai ser o objeto/obrigação. Devem ser respeitados os limites previstos em Lei
2-> Supremacia da Ordem Pública = as partes são livres para contratar nos limites da função social do contrato. Deve haver equilíbrio entre as partes. Sempre vai prevalecer o interesse público. (Art. 421)
3-> Consensualismo = deve haver consenso da vontade entre os contratantes
4-> Relatividade dos Efeitos Contratuais = como regra o contrato só faz efeito entre quem contrata, não faz efeito perante terceiros.
5-> Obrigatoriedade (Pacta Sunt Servanda) = as partes são livres para contratar, portanto, uma vez celebrado o contrato, as partes são obrigadas a exercer o contrato. (obs: desde que esteja válido o contrato e não haja qualquer vício)
6-> Boa-fé e Probidade = a boa-fé é objetiva, independe de dolo ou culpa tendo como base o padrão do homem médio. Ou seja, mesmo sem dolo ou culpa, pelo padrão de honestidade e retidão do homem médio, pode ser usado esse princípio. (Art. 422)
- Contratos Atípicos (Art. 425):
O Legislador visa legitimar as partes estipular contratos que não estão previstos expressamente no Código, desde que sejam respeitadas as regras gerais dos contratos.
- Herança de Pessoa Viva (Art. 426):
As partes não podem colocar como objeto do contrato uma herança de pessoa viva, uma vez que vai acabar gerando uma expectativa de morte.
- Formação do Contrato Jurídico:
1-> Primeira Etapa = ocorre na formação do contrato internamente no agente e depois na exteriorização. A vontade exteriorizada é a que vai importar num momento de análise do contrato jurídico celebrado. A vontade interna só é importante quando há um vício no momento da exteriorização dessa vontade.
Negociações Preliminares: momento antes da proposta em si, onde se pode trocar ideias acerca do negócio pretendido
2-> Segunda Etapa = ocorre na convergência de vontades, nas propostas e contrapropostas entre as partes, até que haja uma aceitação entre ambos.
Proposta: momento onde há concordância dos elementos essências para o contrato, a proposta já vincula as partes, uma vez que aceita integralmente (Art. 427). A formulação da proposta está prevista no código para que haja força vinculante.
3-> Terceira Etapa = ocorre quando há o aperfeiçoamento desse negócio jurídico, ou seja, chegou ao ponto onde há possibilidade de vincular as partes para que seja cumprido o que foi consubstanciado no contrato.
CONTRATO DE COMPRA E VENDA
- Elementos (Art. 482):
1-> Coisa = certa ou incerta, disponível e atual ou futura
2-> Preço = determinado ou determinável

Continue navegando