Buscar

CC TROMBOSE - exercicio

Prévia do material em texto

Um homem de 65 anos, tabagista desde os 18 anos apresenta dor unilateral na perna e edema com 5 dias de duração. Há uma história de hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva (ICC) leve e internação recente por pneumonia. Ele está se recuperando em casa, mas ao começar a se movimentar e a andar, a perna esquerda se tornou dolorida, sensível e edemaciada. Antecedentes familiares: pai hipertenso, mãe era diabética, hipertensa e faleceu subitamente após apresentar um quadro de “inchaço” na perna direita.
•Durante o exame físico, a panturrilha esquerda apresenta uma circunferência 4 cm maior que a direita. As veias superficiais na perna estão mais dilatadas no pé esquerdo, e a perna esquerda está ligeiramente mais avermelhada que a direita. Há certa sensibilidade à palpação da fossa poplítea atrás do joelho.
Interprete a historia, os sinais clínico, os exames laboratoriais. Relacione todos os dados com o diagnóstico da doença.
O paciente possui um quadro de Síndrome metabólica, que age como um agravante das condições cardiovasculares. Essa condição culminou no agravamento de uma ICC, que fisiopatologicamente gera a congestão da vasculatura venosa.
Essa congestão onera em um processo de estase crônico, que foi agravado pelo período de internação sofrido pelo paciente. Essa alteração de fluxo aliada a fatores de hipercoagulabilidade, como extensa exposição ao tabagismo, dislipdemia e hiperglicemia, geram o favorecimento de uma patogênese de trombolismo. 
Por meio do exame físico e pelos exames laboratorias, sobretudo pelo diagnóstico diferencial do dímero D foi possivel diagnosticar a trombose venosa profunda, que foi repercutida por uma tromboflebite.
Esse trombo gera o processo inflamatório, assinalado pelo leucograma, PCR e VHS.
Muito fragmento de fibrina, sinaliza que há muito trombo sendo degradado
â¿ Enquanto o paciente realizava o tratamento, apresentou piora do edema em MMII, que ficou avermelhado e dolorido. Ao acordar no dia seguinte, levantou-se, sentiu uma dor súbita no peito e foi a óbito imediatamente.
Segue imagem autópsia 
â¿ Qual a causa da piora do edema no MMII direito? Explique quais mecanismos estão envolvidos
â¿ Qual processo patológico foi responsável pela morte do paciente
Cor pulmonale agudo- oclusão do tronco da artéria pulmonar

Continue navegando