Buscar

caso concreto 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A validade do contrato exige o acordo das vontades das partes e também: o agente capaz que é a aptidão de alguém para exercer por si só os atos da vida civil. O objeto lícito, determinado e possível: o objeto do contrato deve ser aquele não defeso por lei, possível de ser individualizado para distinção entre outros e apto a ser motivo do contrato. Ter forma prescrita ou não defesa em lei. Há casos em que a lei determina forma especial aos contratos, que se desobedecida, os tornam nulos de pleno direito. As partes devem agir de boa fé em conformidade com a lei.
 Significa que o contrato faz a lei entre as partes, ou seja, as partes podem de forma livre fixar o conteúdo dos contratos e decidir sobre as cláusulas que lhe são convenientes. Pacta Sunt Servanda – os pactos assumidos devem ser respeitados.
É o limite da autonomia privada. Nessa limitação , a função social do contrato impõe aos contratantes deveres de duas naturezas: de realizar sua função econômica dentro da sociedade, fazendo circular riquezas, e assim, impulsionando o seu progresso material e consequentemente instalando o bem estar social; não prejudicando os interesses extracontratuais, os de terceiros e da coletividade

Outros materiais