Buscar

Av 06 Administração de Sistemas de informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1 - Hoje em dia toda organização, que queira competir com vantagem, necessita de sistemas de informação empresarial que satisfaçam as suas necessidades e que auxiliem com que esta se destaque das demais no mercado. Em relação as funções e aplicações de SI nas organizações podemos afirmar que um papel deles é:
 R = Suporte na tomada de decisões;
2 - Atualmente podemos constatar que existe uma crescente dependência entre as estratégias, os processos, as regras, os procedimentos de negócios de uma empresa e os Sistemas de Informação que ela utiliza.
Neste cenário de dependência, existe um tipo de Sistema de Informação que é utilizado por um grande número de usuários dentro da empresa. Esse tipo de sistema trabalha com grandes volumes de dados de entrada e saída, presta apoio às atividades rotineiras e operacionais da empresa e presta auxílio na execução de processos simples e altamente repetitivos. No caso de ocorrer uma pane (parada acidental e repentina) ou falha grave que o impeça de funcionar, durante algumas poucas horas do dia, já provoca grandes transtornos nas atividades da empresa, prejudicando assim, a execução dos processos organizacionais. Muitos dizem que ele é o "coração" da maioria das empresas. Essas são algumas das características de um Sistema de Informação do tipo?
R = Sistema de Processamento de Transações - SPT.
3 - Qual é o sistema de apoio gerencial que oferece aos gerentes suporte computacional durante o processo decisório, disponibilizando planilhas eletrônicas para realizar análise e simulações?
 R = Sistema de apoio à decisão.
4 - Uma empresa de crédito e financiamento utiliza um sistema de informação para analisar simulações, com base em cenários, e determinar como as variações da taxa básica de juros do país afetam seus lucros. Como deve ser classificado esse sistema de informação?
R = Sistema de apoio à decisão.
5 - Um sistema de informação que se destina a fornecer informações necessárias para a tomada eficiente de decisões pelos gerentes é normalmente considerado um:
 R = Sistema de informação gerencial.
6 - Em relação aos sistemas de poio Gerencial, complete as lacunas e indique a resposta correta nas alternativas abaixo listadas: Os sistemas de apoio gerencial se concentram em fornecer informação e apoio para a tomada de decisão eficaz pelos gerentes. Eles apóiam as necessidades de tomada de decisão da administração ________________, administração ____________ e administração de ______________
R = Estratégica - Tática - Operacional;
7 - Sistemas de Informação Gerencial (SIG) fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Nesse sentido, gerenciar o volume de informações produzidas pelas organizações é um dos assuntos mais importantes nas operações de planejamento e controle. Portanto, é importante que todas as informações relevantes que estão dispersas na organização sejam reunidas.
OLIVEIRA, D.P.R Sistemas de Informações Gerenciais:estratégias táticas operacionais. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2011(adaptado)
Considerando as ideias do texto, analise a seguinte situação hipotética.
Uma empresa familiar que produz equipamentos agrícolas está planejando ampliar sua linha de produtos. Hoje, os controles operacionais da empresa são manuais e não há integração entre os departamentos. O proprietário da empresa acredita que a implantação de recursos tecnológicos poderá propiciar sucesso na expansão pretendida.
Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A implantanção de um programa ERP(Enterprise Resource Planning) por essa empresa tornará as operações mais eficientes e rápidas, facilitando o planejamento, o controle e a tomada de decisão. PORQUE
II. O programa ERP proporcionará à empresa integração dos departamentos, possibilitando automação e armazenagem de informações de negócios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
R = As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
8 - Sistemas de apoio a Decisão (SAD) é uma classe de sistemas de informação, que refere-se a um modelo que auxilia a tomada de decisão e possibilita análise de um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão. Desta forma o SAD opera atendendo a demanda por:
 R = Informações tática, com interação junto a análise dos dados

Outros materiais