Buscar

Web 3 mandado de segurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE _____________.
MARIA DE SOUZA, nacionalidade ____, estado civil ____, união estável ____, professora, portadora do RG nº _________, inscrita no CPF/MF sob o nº _____________, residente e domiciliada na Rua ____, nº____, Bairro ______, Cidade _______, CEP ______, UF ___, Endereço eletrônico _____, por meio do seu advogado regularmente constituído através de instrumento procuratório, com endereço profissional em _______, onde receberá intimações, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência impetrar
MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO LIMINAR
Com fulcro no artigo 5º LXIX da Constituição Federal de 1988 e na lei 12.016/2009, em desfavor do Reitor da Universidade Federal, com endereço na Rua ____, nº____, Bairro ______, Cidade _______, CEP ______, UF ___, Endereço eletrônico _____, pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidos:
DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA
A impetrante declara estar com sérias dificuldades financeiras, não possuindo condições de arcar com as custas e despesas processuais sem prejuízo de seu sustento e de sua família, uma vez que foi demitida e encontra-se desempregada. Requer a Vossa Excelência o benefício da gratuidade da justiça, com fundamento do artigo 5º, LXXIV da Constituição Republicana, lei 1.060/50 e artigo 98 do Código de Processo Civil. 
 DOS FATOS
Marcos Silva, aluno de uma Universidade Federal, autarquia federal, inconformado com a nota que lhe fora atribuída pela professora Maria Souza, em uma disciplina do curso de graduação, abordou a docente, servidora pública federal, com um canivete em punho e, ameaçando-a, exigiu que ela modificasse sua nota.
Nesse momento, Maria Souza, com o fim de repelir a iminente agressão, conseguiu desarmar e derrubar o aluno, que, na queda, quebrou um braço.
Ante o ocorrido, foi instaurado Processo Administrativo Disciplinar (PAD), para apurar eventual responsabilidade da docente. Concomitantemente, a professora foi denunciada pelo crime de lesão corporal.
Na seara criminal, Maria Souza foi absolvida, vez que restou provado ter agido em legítima defesa, em decisão transitada em julgado. O processo administrativo, no entanto, prosseguiu, embora sem a citação da servidora, pois a Comissão nomeada entendeu que a professora tomou ciência da instauração do procedimento por meio da imprensa e de outros servidores. Ao final, a Comissão apresentou relatório pugnando pela condenação da servidora à pena de demissão.
O PAD foi encaminhado à autoridade competente para a decisão final, que, vinculada ao parecer emitido pela Comissão, aplicou a pena de demissão à docente, afirmando, ainda, que a esfera administrativa é autônoma em relação à criminal. Em 10/04/2015, a servidora foi cientificada de sua demissão, por meio de publicação em Diário Oficial, ocasião em que foi afastada de suas funções.
DA CONCESSÃO DE MEDIDA LIMINAR
O Mandado de Segurança será concedido para proteger direito líquido e certo, sempre que haja ilegalidade ou abuso de poder por parte de autoridade, conforme artigo 5º LXIX da Carta Magna.
Inconteste é o “fumus boni iuris” ante a imprescindível notificação da autora para defesa em Processo Administrativo Judicial (PAD), em cumprimento ao preceito Constitucional disposto no artigo 5º, LV, e ao artigo 22 da Lei 8.112/90. Para além disso, a impetrante foi absolvida na esfera criminal, em virtude da excludente de ilicitude legítima defesa, o que também afasta a demissão em PAD, por força do artigo 132, VII da lei 8.112/1990.
Ademais, o “periculum in mora” consubstancia-se em razão de sérias dificuldades financeiras em que se encontra a autora, uma vez que esta perdeu sua fonte de renda em razão da demissão.
 DO FUNDAMENTO JURÍDICO
		4.1. NULIDADE POR FALTA DE CITAÇÃO
		A observância ao contraditório e a ampla defesa trata de princípio esculpido de forma expressa na Constituição Federal, podendo ser encontrado no artigo 5º, inciso LV, conferindo aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral, o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Uma vez que a impetrante não foi citada no PAD, restou configurada a violação ao princípio ora recorrido.
Ademais, conforme disposto no artigo 143 da Lei 8112/1990, a apuração de irregularidade mediante sindicância ou PAD deverá assegurar ao acusado a ampla defesa. Assim sendo, ante a ausência de citação da impetrante, tal processo é eivado de vício, portanto, nulo, devendo serem refeitos os atos a partir daquele que ensejou a nulidade.
DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer:
Sejam deferidos os benefícios da assistência Judiciária gratuita;
Seja deferida liminar para determinar a reintegração da servidora ao emprego, a imediata reintegração dos vencimentos a que faz jus a impetrante, assim como o pagamento das verbas remuneratórias desde a data da impetração deste mandado;
Sejam notificados a unidade coatora e a Universidade Federal para apresentar resposta;
A intimação do Ministério Público para atuar nos autos como fiscal da Lei;
Seja concedida a segurança no sentido de anular a demissão da impetrante, bem como o processo disciplinar em virtude de vício e, ainda, o deferimento definitivo confirmando a liminar deferida.
VALOR DA CAUSA
Dá-se a causa o valor de _______.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local _______, data ________
__________________
ADVOGADO – OAB / UF

Continue navegando