Buscar

TRABALHO DE AUDITORIA QUESTOES

Prévia do material em texto

4
UNIFRAN A UNIVERSIDADE DE FRANCA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 7º SEMESTRE
LEIDIANE DE MORAIS 
PROGRAMA DE ATIVIDADES DA AUDITORIA INTERNA
EXERCICIOS DE FIXAÇÃO
Trabalho entregue ao professor Daniel Lourençon, da Auditoria operacional com a faculdade de administração, da entidade Unifran a universidade de franca.
FRANCA
2016
1) Para maior eficiência na formulação do programa de auditoria, cite 4 aspectos que devem ser considerados.
Para maior eficiência é preciso considerar, a definição clara dos objetivos e técnicas a serem adotadas em cada verificação, de acordo com a natureza do trabalho desenvolvido; reduzir a amplitude das verificações de forma a agilizar os trabalhos em cada área e a não prejudicar a programação global; elaborar um programa de treinamento dos auditores orientando-os quanto aos aspectos de maior relevância a serem considerados; elaborar um sistema de acompanhamento dos trabalhos para a comparação entre o previsto e o realizado e com características de avaliação do desempenho da própria auditoria.
2) No roteiro de auditoria fale sobre documentos e verificação.
Quanto aos documentos é necessário que nestes seja discriminado os documentos que servirão de base para a verificação, onde os documentos a serem examinados poderão ser requisitados pela auditoria antes da verificação, para uma analise preliminar. É necessário que todos os documentos estejam a disposição da auditoria imediatamente após o inicio dos trabalhos agilizando assim a verificação dos mesmos.
Na verificação, Abrange um roteiro dos procedimentos a serem adotados na auditoria propriamente dita, principalmente com relação a analise dos documentos e praticas operacionais. O roteiro indica os itens mais relevantes de cada verificação para orientar o auditor quanto às técnicas a serem aplicadas e aos aspectos mais relevantes a serem examinados. Os roteiros poderão ser ajustados de acordo com as peculiaridades de cada empresa e setor e, principalmente, em função da profundidade ou amplitude de cada trabalho.
3) Explique dentro das técnicas e processos de verificação:
Conferência de documentos interrelacionados;
 Verificação dos procedimentos e documentos que compõem a sequência ou o fluxo das operações desde a origem até o término. Um exemplo é a operações de requisição de material, solicitação de compras, ordem de compra, pagamento e registro da operação na contabilidade, abrangendo também a verificação da transição ou cópia de dados alfanuméricos nos documentos. 
Intervenção ou obstrução;
A ação de intervir nas atividades de um setor, assumindo a sua administração de forma integral ou parcial. Em casos especiais, a auditoria assume algumas áreas consideradas estratégicas tais como; a guarda de cofres, depósitos, arquivos, caixa etc. Assim a intervenção ou obstrução poderá ser feita com o afastamento do responsável pelas atividades ou com a sua participação.
Verificação direta e indireta;
A verificação direta consiste na verificação dos fatos, documentos e operações na própria área, de forma direta e pessoal pelo auditor.
Na verificação indireta a verificação dos documentos sem a presença do auditor no setor , objeto da auditoria, em outros locais, principalmente na contabilidade e no arquivo central. A inspeção indireta poderá ser feita igualmente através da análise de relatórios e demonstrativos dos setores. Em casos especiais, o setor inspecionados poderá não tomar conhecimento dos trabalhos de auditoria relacionados com a sua área de atividade.
4) Na Abrangência de uma inspeção, como é obtido o tamanho da amostra?
O tamanho da amostra é obtido através de processo matemático que estabelece o nível de confiabilidade da verificação em função das unidades extraídas do conjunto.
5) No planejamento, o auditor deverá adotar quais procedimentos? Cite pelo menos 2.
Dentre os procedimentos que o auditor deverá adotar esta, analisar os relatórios de auditorias interna e externa realizadas na área com o mesmo objetivo e preparar cartas de confirmação de saldos a serem encaminhados a bancos, fornecedores e clientes.
6) Quando o planejamento e os programas de trabalho devem ser revisados?
Os mesmos devem ser revisados e atualizados quando ocorrerem novos fatos de relevância.
7) Fale sobre a importância das folhas auxiliares.
As folhas auxiliares são de suma importância , já que a qualidade dos relatórios de conclusão depende das informações colhidas e registradas pelo auditor durante as inspeções, onde todos os fatos ocorridos são relacionados na mesma, servindo como base para o planejamento, auxiliando assim em todo o processo da auditoria.
8) Qual o papel da auditoria depois de concluído os trabalhos de verificação?
Depois da conclusão o departamento de auditoria devera acompanhar o andamento das providências para a correção de irregularidades ou falhas apontadas até a sua solução.
9) Como deve ser o acompanhamento dos trabalhos de auditoria?
O acompanhamento deve ser feito desde a fase inicial até a conclusão da verificação, principalmente para prevenir falhas e solucionar de imediato dificuldades ocorridas no curso dos trabalhos.
10) Explique os 2 tipos de abrangência de uma inspeção de auditoria.
A verificação plena e total de todas as unidades que compõem o conjunto em exame. Tecnicamente , a inspeção total é o procedimento mais adequado e seguro, exigindo, porém, maior duração quando o universo a ser examinado é muito amplo, como: a verificação de cartões-ponto de vários períodos.
A verificação parcial de algumas unidades do conjunto ou amostras, selecionadas aleatoriamente através da técnica de amostragem.

Continue navegando