Buscar

Exercicio 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão  Podemos entender _____como o conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas por docentes e discentes nas instituições de ensino superior. A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é:
	
	
	Projeto político acadêmico
	 
	Plataforma Lattes
	
	Projeto político pedagógico
	 
	Produção científica
	
	Agências de fomento
	
	
	2a Questão  Sabemos que a Universidade encontra suas raízes na Europa medieval, por volta do século XII e XIII, tornando-se o lugar de debates e polêmicas, sofrendo intervenções reais e eclesiásticas. Apesar de uma única história, cada parte do mundo, desenvolveu um modelo específico. Observe as afirmações. I - Os Estados Unidos constituíram um sistema universitário competitivo, seletivo e completamente voltado para o mercado de trabalho. II - O Brasil trabalha com um sistema universitário mais autônomo, desde o fim da Ditadura Militar. Aqui se tem um sistema normatizado e politizado, com uma gestão de múltiplos conselhos. III - A partir do final do século XII, começaram a surgir em diversas cidades europeias as primeiras Universidades que eram controladas diretamente pela Igreja Católica, destacando-se a de Paris, Oxford, Salamanca e Boloña. Sobre estas afirmações podemos dizer que:
	
	 
	somente as alternativas I e II são verdadeiras.
	
	somente as alternativas III e II são verdadeiras.
	
	Nenhuma afirmativa é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	somente a alternativa III é verdadeira.
	
	
	3a Questão  A Universidade encontra suas raízes na Europa medieval, por volta do século XII e XIII, tornando-se o lugar de debates e polêmicas, sofrendo intervenções reais e eclesiásticas. No entanto, cada parte do mundo, desenvolveu um modelo específico. Assinale a alternativa que diz respeito ao modelo Europeu.
	
	
	Existem modelos de Universidades Públicas e Privadas e ambos respondem ao governo, mas as regras internas, inclusive a dos currículos, são particulares.
	
	Trata-se um sistema privado, porém sem fins lucrativos, pois toda a arrecadação é destinada aos centros de pesquisa.
	
	Constituíram um sistema universitário competitivo, seletivo e completamente voltado para o mercado de trabalho.
	 
	Essas primeiras universidades eram frequentadas somente por pessoas que possuíam condições econômicas, além, é claro, da forte influência católica que essas pessoas tinham.
	
	Cada grupo específico da população teria a sua universidade, embora não houvesse fortes diferenças sociais entre esses grupos.
	
	
	 4a Questão  Nas palavras de Gil (1991) a produção científica estimulada nas universidades tem como objetivo o exercício da nossa capacidade de pensar e discernir, direcionados para análises de ambientes, dados e situações diversas, exigindo procedimentos intelectuais e técnicos. Com base nestas constatações assinale as principais características deste tipo de produção: I Conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas por docentes e discentes nas instituições de ensino superior. II. Atividades que são divulgadas através de publicações especializadas e/ou fóruns para debate público . III. Conjunto de atividades que apresentam à sociedade o resultado de pesquisas, apontando alternativas para a solução de problemas em diversas áreas de saber.
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	
	 5a Questão  O termo universidade provem do latim universitate e significa entre outros aspectos universalidade, totalidade, conjunto, corpo,. Esta concepção original evoluiu através dos tempos e na atualidade representa: I. Lugar de construção do conhecimento e da cultura , II. Instituição que tem a tarefa de promover a reflexão crítica da sociedade III. Local de formação privilegiada de recursos humanos para ciência e tecnologia
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	
	
	 6a Questão  A Universidade tem o papel de fomentar à prática da pesquisa, ou seja, o aluno deve ser capaz de uma produção de conhecimento autônoma. Para tanto, o que deve ser privilegiado:
	
	
	O domínio e a capacidade de reproduzir os conteúdos específicos aprendidos em seu curso.
	
	A habilidade de realizar boas sínteses (resumos) das principais teorias da sua área de conhecimento.
	
	A rejeição de novos autores, já que em toda área é fundamental a divulgação dos teóricos clássicos de cada área de conhecimento.
	
	A capacidade de memorizar a bibliografia estudada ao longo do curso
	 
	A possibilidade de sistematizar e problematizar novas ideias, a partir dos conceitos e métodos estudados.

Outros materiais