Buscar

Prointer I Gestão Pública

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anhanguera educacional UNIDERP
Polo de estudo Joinville (SC) – unidade 1
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II
PROINTER_ II
	
JOINVILLE (SC)
OUTUBRO/2017
ANA PAULA R. DE SOUZA- RA 6037560587
DIOGENES MENDES DO NASCIMENTO- RA 3435101679
LUIZ ANTONIO ROCHA- RA 6031477185
OSMAR VICENTE- RA 2276628286
ZILDA TEOTÔNIO- RA 2500640901
RELATORIO PARCIAL 
PROINTER_ I
JOINVILLE (SC)
OUTUBRO//2017
Sumário
Introdução..................................................................................................................3
Desenvolvimento 	5
Descrição da organização	5
Descrição do Produto ou Serviço:	8
Análise SWOT 	10
Considerações finais 	12
Referências Bibliográficas 	13
	 Introdução 
Atualmente, muito se tem discutido sobre o papel das empresas na busca por alternativas tecnológicas e gerenciais que reduzam o impacto de seus produtos ao meio ambiente. No segmento de academias de ginastica e condicionamento físico, a concepção de saúde e bem estar atingiu um novo patamar, transparecendo a necessidade de integrar a boa forma física aos fatores que propiciam uma melhor qualidade de vida. O aumento da concorrência entre as prestadoras de serviços corporais, a evolução constante dos meios de comunicação e a crescente preocupação com a qualidade de vida e com o ambiente em que se vive, faz com que as academias tenham mais uma tarefa a incluir: a chamada responsabilidade social. Através da qual a empresa assume o compromisso de buscar alternativas que reduzam o impacto e a degradação do meio ambiente. 
A adesão de condutas que integrem a responsabilidade social ao plano empresarial é a base para uma organização poder ampliar a credibilidade do mercado, sendo este um grande fator de vantagem competitiva. Nesta perspectiva, Chiavenato (1999) pondera que “... entre uma empresa que assume uma postura de integração social e contribuição para a sociedade e outra voltada para si própria e ignorando o resto, a tendência do consumidor é ficar com a primeira”.
Logo, independente do ramo no qual a empresa esteja inserida, o uso eficiente dos recursos naturais se faz necessário. Portanto, o presente estudo aborda a responsabilidade social empresarial, destacando as estratégias utilizadas pelo gestor em questão, para reforçar sua imagem institucional e alcançar uma vantagem competitiva empresarial ao incorporar as demandas dos grupos que exercem influência sobre sua marca/produto (stakeholders – ONGs, sindicatos, governo, fornecedores, comunidade, gestores, proprietários, empregados).
	Desenvolvimento 
A metodologia adotada foi o estudo de caso, utilizando uma entrevista semiestruturada. De acordo com Yin (2001) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que utiliza um método diferenciado que compreende tudo em abordagens especificas de coletas e análise de dados. Esta metodologia permite examinar o desenvolvimento de ações e a incorporação destas no cenário a ser estudado.
Mediante a análise dos dados coletados, observa-se a importância das iniciativas socioambientais, que vem ganhando cada vez mais ênfase frente a compreensão da responsabilidade individual e coletiva. Sendo esta, necessária para minimizar os impactos sociais e ambientais gerados ao longo das décadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais e da negligência dos fatores sociais. 
Compreender a visão dos seus clientes, fornecedores e colaboradores, além das leis regulamentadoras da categoria, são alguns critérios que o empreendedor deve considerar para aplicar de forma eficiente seu projeto. Outro ponto crucial a ser considerado é a viabilidade do projeto frente as características da empresa, preocupando-se paralelamente com lucro do empreendimento e seu reflexo para a comunidade interna e externa.
	Descrição da organização
A academia Bull Dog é uma empresa prestadora de serviços, que busca satisfazer a demanda da população local oferecendo um ambiente agradável e diferenciado para as práticas de educação física.
Nome fantasia da empresa: Academia de musculação Boa Forma Ltda
Tipo de societário: Sociedade Anônima
Razão Social: 082501820001-60
Motivo para a escolha do nome: surgiu de forma descontraída, após diversas tentativas na hora de registar perante as Juntas comerciais, visto que alguns nomes como Boa forma ou Ritmo em forma já constavam como registrados. Assim, de forma inusitada a esposa do proprietário olhou para a camiseta do mesmo e reparou no nome Bull Dog, logo, ao fazerem a pesquisa viram que este nome ainda não contava nos registros. Desta forma, surgiu o nome: Academia de musculação Bull Dog. Contudo, para abrangir a todos os diferentes faixas etarias o nome fantasia da Academia ficou sendo Boa Forma.
Nome e formação acadêmica do proprietário: Osmar Vicente. Técnico em Manutenção.
Localização: Rua Padre Bernardo 22, bairro Nova Brasília – Joinville/SC; Rua Cleci de Borges 163, Morro do meio – Joinville/SC.
Segmento de atuação: Esportivo
Campo de Atuação: Condicionamento físico
Público-alvo: População local e adjacente do bairro onde localiza se o estabelecimento.
Breve histórico: A ideia de abertura deste empreendimento nasceu em meio a conversas informais, nas quais diversas pessoas de contato direto com o atual empresário, revelavam seus interesses e frustrações frente aos estabelecimentos prestadores de serviços no ramo de academias. Ao fazer uma breve avaliação do mercado e do ambiente onde realizaria a abertura de seu negócio, constatou apenas um concorrente, avaliando suas chances em obter sucesso no empreendimento. 
Missão, Visão, Objetivos, Valores e Princípios da organização:
	Missão: Oferecer aos clientes produtos e serviços de qualidade em um ambiente diferenciado buscando sempre a excelência no atendimento.
	Visão: Por ser uma academia referencial na região na qual atua, oferecer qualidade no atendimento dos serviços prestados com o máximo de eficiência em equilíbrio com o meio ambiente e a sociedade local.
	Objetivos: Ampliar a sua infraestrutura; Renovação dos equipamentos de musculação; Ampliação dos projetos sociais realizados pela academia.
	Valores: Qualidade de vida, conforto, praticidade, profissionalismo, ética.
	Princípios: Excelência em nossas aulas; Envolvimento dos colaboradores; Investimento em capacitação dos profissionais.
Infraestrutura e instalações: A academia Bull Dog está localizada no Bairro Nova Brasília em Joinville. Atualmente a estrutura física da academia, compreende uma área de 500m2, com vestiários, secretaria, lanchonete terceirizada, duas salas de ginástica e de artes marciais, uma sala de exercícios cardiovasculares e uma sala de musculação.
Quantidade de funcionários: 20 funcionários, entre eles, professores de educação física, estagiários, recepcionistas e auxiliar de serviços gerais.
Tecnologias de gestão utilizadas pela organização: Atualmente, a academia conta com tecnologias de identificação biométrica, catracas eletrônicas e plataformas integradas para acompanhar toda a vivência dos usuários no estabelecimento. Um grande ganho para a gerencia do empreendimento foi a implantação do Software CAD 4, este software de gestão de academia possui inúmeros benefícios: controle financeiro (incluindo contas a receber, fluxo de caixa, controle bancário), controle de acesso às instalações (entrada e saída através de ponto eletrônico), controle de vigência dos contratos, exames físicos dos usuários e muitos outros recursos. Esta plataforma permite uma análise do perfil de cada cliente, facilitando o relacionamento ao indicar as modalidades e planos de horários mais adequados. 
A plataforma Windows, IOS, Androide e Windows phone, através da versão multiusuário (vários computadores simultaneamente) permite trabalhar online e gerenciar a distância o empreendimento; Além das inovações tecnológicas, o investimento num lifestyle fitness através de estratégias de marketing, acompanhamento das práticas
mercadológicas e investimento financeiro com cursos de atualização e capacitação de seus profissionais, oferecer ao seu público o que há de mais novo no mundo do fitness e wellness.
Fatores críticos (ou chave) de sucesso: Apesar de inicialmente o proprietário não ter realizado um plano de negócios efetivo para a abertura de seu empreendimento. Todo o processo de realização de compras de equipamentos, locação do ponto e o investimento realizado para abertura e manutenção do projeto, foram benéficos ao proprietário. Que desde então, tem realizado seus objetivos de forma clara e transparente a todos os envolvidos. Atualmente, há um plano elaborado e programado cuidadosamente, que é mantido e atualizado frequentemente objetivando a qualidade no atendimento. 
	Descrição do Produto ou Serviço:
Principal produto(s) ou serviço(s) da organização: A academia Bull Dog oferece aos seus clientes serviços de musculação, aulas de artes marciais como Muay Thai e Capoeira, além de aulas de ginástica e dança.
Principal marca(s) da organização (designativo que identifica produtos ou serviços): A logo “Boa Forma” reforça os conceitos de qualidade e equilíbrio, ambos necessários para alcançar a saúde física e mental. Prezando pelo bem da comunidade local e da família, visto, que a mesma atende difrentes nivies de faixas etárias.
Principais características do(s) produto(s) (tamanho, formato, peso, dimensão, cor, etc.): A academia oferce um amplo e confortável espaço para as práticas espotivas, são 500m² bem divido por salas bem equipadas e refrigeradas. Dentre as modalidades prestadas estão: musculação, Muay Thai, Capoeira, Karatê , ginastica funcional e zumba. Disponibilizando aos seus clientes todos os materiais necessários, entre eles, tatames, luvas, protetores, caneleiras, halteres, jumps, bem como os equipamentos para a musculação. Sendo todas as modalidades oferecidas pela academia supervisionadas e coordenadas pelo Responsável técnico de Educação Físca.
Matérias-primas necessárias à produção/prestação do serviço: como se trata de uma prestação de serviços não há materias primas envolvidas no processo.
Principais fornecedores: Embreex - empresa brasileira de equipamentos para exercícios; Move – Eletrônica Industrial; Mega Training – equipamentos para academia.
Benefícios e facilidades oferecidos para o cliente: Oferece aparelhos modernos; Programa individual de treinamento, elaborados conforme o perfil e a necessidade do aluno; horário amplo de atendimento.
Principais clientes do(s) produto(s) ou serviço(s): Por oferecer uma diversas modalidades de atividades físicas em sua organização, a academia Bull Dog possui um amplo e variado quadro de clientes, atendendo crianças a partir dos quatro anos de idade até idosos.
Diferencial competitivo em relação aos concorrentes: A academia conta com serviços diferenciados, com foco na qualidade do atendimento, capacitação dos profissionais e preços acessíveis. 
Ferramentas utilizadas para garantir a qualidade do(s) produto(s) ou serviços: a academia investe no endomarketing através de panfletagens; pacotes promocionais; programas de integração com seus funcionários; amplo canal de comunicação com seus profissionais, clientes e futuros clientes.
	Análise SWOT 
Desenvolvido há 5 décadas pela Universidade de Stanford, a análise SWOT é um método de grande eficácia para auxiliar na identificação de fatores internos e externos, bem como os elementos que favorecem ou dificultam a implantação da empresa dentro de um determinado ambiente. 
A princípio a inexperiência do empreendedor no ramo de atuação gerou ônus relacionados à consultorias e maquinário, a taxa tributária referente a escolha da modalidade de sociedade para abertura e registro do empreendimento também foi um desafio no primeiro momento. As legislações e licenças vigentes neste ramos de atuação foram mais um obstáculo que o empreendedor precisou aprofundar seus conhecimentos, motivando-o a capacitar-se e buscar mão-de-obra qualificada para melhor gerir o empreendimento.
Considerando a necessidade de atender a demanda da comunidade na qual a academia seria instalada, o empresário em questão buscou parcerias com a Unidade Básica de Saúde do bairro, afim de realizar acompanhamento antropométrico com controle do IMC – Índice de massa corporal, aferição de pressão arterial e estratégias relacionadas a diminuição do índice de complicações cardiovasculares referentes ao sedentarismo e a prática de atividade físicas irregulares e sem supervisão/orientação de um profissional capacitado. 
O envolvimento da comunidade com o projeto do gestor fica evidente nos encontros mensais realizados pela equipe de saúde nas instalações da academia e no habitual encontro aos domingos para juntos realizarem uma caminhada supervisionada ao Morro do Mirante do Boa Vista – ponto turístico da cidade e excelente trajeto para prática de caminhada. 
O principal desafio deste empreendimento é fidelizar os clientes, pois as modalidades alternativas de atividades físicas aguçam o interesse dos clientes, que muitas vezes deixam de frequentar as instalações da academia para se exercitarem em outros ambientes. Logo, a estratégia encontrada para superar este obstáculo foi a conscientização de que a falta da orientação do profissional em atividade física pode acarretar em distensões musculares, sobrecarga prejudicial às articulações e muitos os outros problemas físicos e riscos relacionados a saúde. 
Nome da Empresa: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	REFORÇAR
	CORRIGIR
	AMBIENTE INTERNO
	
	PONTOS FORTES
	 
	
	PONTOS FRACOS
	 
	
	
	
	 
	
	
	
	 
	
	
	
	 
	
	
	
	 
	Equipamentos e instalações novas
	Alto investimento inicial
	
	
	
	 
	
	
	
	 
	Modalidades diversificadas
	Pouco capital de giro
	
	
	
	 
	
	
	
	 
	Preços competitivos
	Não possuir receitas complementares
	
	
	
	 
	
	Professores qualificados
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	AMBIENTE EXTERNO
	
	OPORTUNIDADES
	 
	
	AMEAÇAS
	 
	
	
	
	 
	
	
	
	 
	Marketing Online
	
	
	
	 
	
	
	
	 
	Altas taxas tributárias
	Crescimento na procura por atividade física
	
	
	
	 
	Atividades físicas alternativas
	
	
	
	 
	
	
	
	 
	Implantação de novas modalidades
	Instabilidade do cenário político e econômico
	
	
	
	 
	
	
	
	
	 
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	Considerações finais 
Ao analisar a gestão da academia BULL DOG e a interação desta com a comunidade, foi possível traçar seu perfil dentro do patamar socioambiental. Com o levantamento de dados, através da entrevista semiestruturada, foi possível observar o plano empresarial com ênfase nas características que evidenciam a preocupação do gestor não apenas com o crescimento financeiro da empresa, mas sobretudo no contexto social. 
As práticas de natureza social afetam positivamente, direta e indiretamente, todos os que atuam na empresa: proprietário, gestores, colaboradores, mercado e sociedade.  A metodologia do estudo de caso, nos permitiu um aprofundamento do tema, sintetizando muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre através da vivência real no âmbito empresarial. Conforme José Filho (2006, p.64) “o ato de pesquisar traz em si a necessidade do diálogo com a realidade a qual se pretende investigar e com o diferente, um diálogo dotado de crítica, canalizador de momentos criativos”. 
No cenário empresarial, o tema de responsabilidade social e ambiental é relativamente novo, resultante da mudança de comportamento da sociedade frente ao conhecimento dos fatores que interferem no ecossistema do planeta e impactam diretamente nossa qualidade de vida. No que diz respeito ao cuidado com o corpo o ditado popular “mente sã em corpo são”, traduz a necessidade de avaliar o impacto de nossas escolhas para alcançar uma melhor qualidade de vida. Após identificar as características relevantes para construção de um plano socioambiental sólido, foi possível traçar estratégias
que promovam a interação do empreendimento com a comunidade, atribuindo-lhe o título de empresa parceira.
Podemos concluir que o empreendimento em questão não somente é lucrativo, considerando os estudos que impulsionam a população ao autocuidado, como também agrega positivamente à comunidade onde está implantado, pois oferece serviços diferenciados que contribuem para o bem-estar físico e social de seus frequentadores. 
	Referências Bibliográficas 
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre. Editora: Bookmam. 2001.
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo: saraiva. 2001.
ACAD - Associação Brasileira de Academias. Disponível em: http://www.acadbrasil.com.br/. Acesso em 15/10/2017
EXAME, REVISTA. Brasil já é um dos maiores mercados “fitness” do mundo. Disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-exame/brasil-ja-e-um-dos-maiores-mercados-fitness-do-mundo/. Acesso em 15/10/2017.
.
[Digite aqui] 
[Digite aqui] 
[Digite aqui]

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais