Buscar

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	R.A.: 1822260-6
	Acadêmico: Marcos Paulo de Assunção 
	Curso: HISTORIA 
	Disciplina: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 
Instruções para Realização da Atividade
É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos será zerado;
Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador e envie em forma de anexo;
Formatação exigida: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
No desenvolvimento de seu texto, argumente de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina;
Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
Critérios de avaliação: Atendimento ao Tema, Constituição dos Argumentos, Organização das Idéias, Correção Gramatical e Adequação às normas sobre citações e referências, sempre com base na ABNT.
VALOR DA ATIVIDADE: 1.5 
PRAZO PARA POSTAGEM: De 21/02 22h30min até 14/03 23h59min(23h59 – horário oficial de Brasília/DF)
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Tutor Mediador.
Bons estudos!
	 A Ciência tem uma grande influência em nossa vida cotidiana a ponto de ser difícil imaginar com seria o mundo atual sem a sua contribuição ao longo do tempo. Particularmente no mundo dos medicamentos é fácil relembrar a grande evolução acontecida após a segunda guerra mundial. A Ciência tem sido a grande responsável pelas transformações tecnológicas que têm suportado as incríveis evoluções nas concepções dos novos medicamentos, aos entendimentos de mecanismos de ação de fármacos, das particularidades das relações entre estruturas químicas e efeitos farmacológicos, assim como dos efeitos adversos.
 As Ciências Humanas no Ensino Fundamental e ensino médio têm um papel importante no sentido de ajudar a mostra o mundo aos olhos do educando, oferecendo formas que possibilitem o desenvolvimento de sua capacidade de análise, interpretação e sistematização da realidade social. Não estamos diante de uma área de estudos com estatuto menor de cientificidade – os tradicionais estudos sociais – mas, sim uma área de conhecimento que realiza a integração de um conjunto de ciências do homem e da sociedade que se diferencia das Ciências Físicas e Naturais. Diferencia se pelo seu objeto e seu método de investigação. Diferentemente das ciências naturais, que abordam fatos no plano exterior, as ciências humanas estão diante de as realizadas conscientemente, portadoras de significação. Elas procuram compreender as ações dos homens, o que os moveram, que fins buscavam e o significado destas ações.
 O trabalho do professor do Ensino Fundamental e médio não pode prescindir de uma significativa formação na área de Ciências Humanas tanto para exercer sua tarefa em sala de aula, atuando diretamente com conceitos e conteúdos desta área junto aos seus alunos, quanto para compreender o universo das relações socais econômicas, políticas, históricas e culturais que compõem o cotidiano escolar. 	
 O cientista social não pode ignorar a intenção subjetiva nem a significação objetiva das ações humanas. Para ele, as ciências humanas constituem-se da análise da ação humana, sua estrutura, aspirações que a animam e alterações que sofre. O processo do conhecimento científico é ele próprio um fato humano, histórico e social. Isso implica estudar a vida humana, a identidade entre sujeito e objeto, o que se coloca diferente das ciências naturais. É preciso ligar o estudo dos fatos de consciência à sua localização histórica e à sua infra-estrutura econômica e social.
 Isso nos leva a refletir sobre a fundamentação das Ciências Humanas e seu papel no ensino, bem como na formação do professor. Não podemos exercitar um ensino qualificador das ciências humanas, desrespeitando o caráter interdisciplinar e complementar das mesmas nem ignorar o significado da visão de mundo sustentada pelo professor em seu trabalho pedagógico.
As Ciências Humanas, para representarem uma contribuição coerente e consistente na formação do educando, deve abarcar as noções básicas referentes às ciências que compõem essa área: Ciência política, Antropologia, Sociologia. Isso pressupõe a formação do professor no que diz respeito aos conceitos básicos de cada uma destas ciências. Isso para realizar seus trabalhos em sala e para compreender as relações sociais em que está envolvido. A formação destes conceitos resulta de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas tomam parte
Percebemos, então, a importância de um ensino estimulante e significativo que possibilite o desabrochar da capacidade de elaboração e sistematização do educando, somente possível na medida em que o professor domine tais conceitos e seu processo de construção, bem como seu papel na formação do aluno.

Continue navegando