Buscar

Simulado 2ª Fase OAB Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marcos, funcionário público, em uma briga de bar, desfere golpes de faca contra seu desafeto Joaquim, com o intuito de matá-lo. A pessoas que estavam no local conseguem apartar a briga e socorrer a vítima, que sobrevive. Marcos foi denunciado pela prática do crime de homicídio qualificado. Recebida a denúncia, o processo correu regularmente. Marcos é reincidente. O juiz prolatou sentença condenatória e na aplicação da pena, deixou de aplicar ao caso o disposto no art.14, II, do Código Penal, sob o fundamento de que o juiz deve fixar a pena levando em conta os antecedentes do agente, conforme dispõe o artigo 59 do CP. Na qualidade de advogado de Marcus responda:
Está correta a decisão do Magistrado? Justifique.
Em caso de inconformidade com a decisão, quais os instrumentos cabíveis para correção da Sentença?
GABARITO:
Não está correta. O delito foi cometido na modalidade tentada, portanto se submete À causa geral de diminuição de pena do art. 14, II, do CP. A reincidência não é causa capaz de afastar a diminuição da pena por tentativa.
Da decisão caberão embargos de declaração para sanar o erro material cometido pelo juízo, com base no artigo 382, CPP ou, ainda, Apelação, com base no artigo 593, I, do CPP.

Continue navegando