Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE MENTAL TEORICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE MENTAL TEORICO
	
	1a Questão (Ref.:201502178749)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras drogas, o Centro de Atenção Psicossocial e outras drogas (CAPS AD III) tem definido por objetivo:
		
	 
	(D) Propiciar atenção contínua durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, às pessoas com demandas relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas.
	
	(B) Prestar assistência aos dependentes de crack, afastando-os de suas respectivas famílias, devido à gravidade da situação.
	
	(A) Prestar assistência aos usuários de álcool e outras drogas, incluindo vacinação contra hepatite A e C.
	
	(C) Propiciar assistência aos usuários de álcool, em abstinência alcoólica, mantendo-os em regime de internação por um período mínimo de 45 dias.
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502178730)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quais são as modalidades de CAPS existentes?
		
	 
	CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS ADII, CAPS ADIII, CAPS i
	
	CAPS II, CAPS III, CAPS AD III, CAPS i
	
	CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS IV, CAPS AD
	
	a) CAPS I, CAPS II, CAPS AD, CAPS i
	
	CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS AD.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502178761)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os CAPS, assim como os NAPS, os CERSAMs e outros tipos de serviços substitutivos, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002, e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS. Quanto ao que dispõe esta Portaria, NÃO é possível afirmar:
		
	
	(B) Os usuários dos CAPS podem ter tido uma história de diversas internações psiquiátricas, podem nunca ter sido internados, ou podem já ter sido atendidos em outros serviços de saúde.
	 
	(C) CAPS I são para atendimento diário e noturno de adultos durante 7 dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
	
	(A) Para atendimento em um CAPS, pode-se procurar este serviço, ser encaminhado via Estratégia de Saúde da Família ou por qualquer outro serviço, desde que a pessoa esteja acompanhada por um familiar ou responsável legal.
	
	(D) As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico que lhes impossibilita viver e realizar projetos de vida.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502178764)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à função do Centro de Atenção Psicossocial CAPS, é certo dizer que:
		
	
	Assume a centralidade da rede comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa todo o tipo de medicamentos e faz encaminhamentos, supervisão e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a centralidade da rede comunitária de todos os cuidados clínicos. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos, e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a descentralidade da rede comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a centralidade da saúde publica e comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	 
	Assume a centralidade da rede comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos e supervisão e faz retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502178671)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Charles Morris (1946) existem três campos distintos no interior da semiologia psicopatológica (estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais), a semântica, responsável pelo estudo das relações entre os signos e os objetos aos quais os signos se referem; a sintaxe, que compreende as regras e leis estabelecidas por essas relações entre signos e objetos; e finalmente, a pragmática, que se ocupa da rede entre os signos e os usuários dos serviços concretamente. Sendo assim, de acordo com a semiologia dos transtornos metais, qual seria sua conduta como enfermeiro, junto à paciente relatada na história a seguir, caso fosse sua vizinha: M.D.N.L., 38 anos, natural de Pernambuco, ensino médio completo, reside sozinha, tem seis gatos os quais trata como filhos. É adventista, mas está afastada da igreja. Mostrou-se orientada, com bom asseio, cabelo penteado, roupas adequadas para a ocasião. Apresentou retorcer de mãos e agitação. Humor ansioso. Fala pausada e inteligível, com voz sussurrada e monótona. Tem sensação de boca seca e repentinos esquecimentos, que atribui à medicação que toma, mas tem vergonha de falar sobre isso com o psiquiatra. Cooperou durante a entrevista, mantendo-se calma, lenta e manifestou idealização suicida.
		
	
	(D) UPA 24h - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192). Com isso, solicitar remoção para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem rede organizada de Atenção às Urgências.
	
	(A) Solicitar internação em Pronto Socorro de Urgência Psiquiátrica - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192).
	 
	(B) CAPS III - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS III mais próximo de sua residência.
	
	(E) CAPS ad - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS ad mais próximo de sua residência.
	
	(C) Administrar antipsicótico de alta potência, embora possa causar efeitos colaterais extrapiramidais, os quais, se ocorrerem, poderão ser facilmente tratáveis com antiparkinsonianos. A escolha recai sobre o Haloperidol, de 2,5 a 5mg por via intramuscular ou endovenosa lentamente, que poderá ser repetido em 30-60 minutos se não houver melhora.
	
	1a Questão (Ref.:201502178587)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A síndrome neuroléptica maligna é um grave efeito colateral do uso de antipsicóticos, caracterizada por:
		
	
	Movimentos involuntários, principalmente da musculatura oro-língua-facial, ocorrendo protusão da língua com movimentos de varredura látero-lateral, acompanhados de movimentos sincrônicos da mandíbula. O tronco, os ombros e os membros também podem apresentar movimentos discinéticos.
	
	Tremor de extremidades, hipertonia e rigidez muscular, sialorreia, hipercinesia e fácies inexpressiva
	
	Movimentos espasmódicos da musculatura do pescoço, boca, língua e às vezes um tipo crise oculógira, quando os olhos são forçadamente desviados para cima.
	 
	Intensa hipertermia (38-41°C)e distúrbios autonômicos como: rigidez muscular grave, sudorese abundante, disfagia, tremor, incontinência, alteração do nível de consciência, mutismo, taquicardia/taquipneia, PA elevada ou instável, crise oculógira, sialorreia, complicações respiratórias, convulsões tônico-clônicas generalizadas
	
	Inquietação psicomotora, desejo incontrolável de movimentar-se e sensação interna de tensão. O paciente assume uma postura típica de levantar-se a cada instante, andar de um lado para outro e, quando compelido a permanecer sentado, não para de mexer suas pernas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502178963)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os neurolépticos são fármacos usados normalmente nas alterações psiquiátricas. Devem ser administrados sob a supervisão e o acompanhamento da enfermagem uma vez que apresentam importantes efeitos colaterais. NÃO representa(m) um efeito colateral de fármacos neurolépticos:
		
	
	efeitos extrapiramidais semelhantes à síndrome parkinsoniana
	
	distúrbios endócrinos que resultam na produção de prolactina (ginecomastia, lactação e mamas doloridas);
	
	síndrome neuroléptica maligna semelhante à síndrome de hipertermia
	 
	efeitos cardiovasculares sendo o principal deles a hipertensão postural
	
	reações cutâneas do tipo urticariformes
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502178934)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Enfermeiro ¿ 2014. Prefeitura Municipal de Nhandeara/RJ ¿ CONRIO. O projeto terapêutico singular, pode ser dividido em quatro momentos, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Diagnóstico.
	
	Definição das metas.
	
	Construção
	 
	Centralização de responsabilidade no principal envolvido.
	
	Reavaliação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502178962)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
		
	
	As quatro funções principais da ¿ATENÇÃO¿ são: atenção seletiva; a vigilância e detecção de sinal; a sondagem; e a atenção dividida. A atenção seletiva se refere à capacidade de prestar atenção em vários estímulos ao mesmo tempo.
	
	Na hipermnésia retrógrada ocorre um excesso de recordações num breve espaço de tempo. Embora mais numerosas, as lembranças em geral são pouco claras e precisas, no entanto há controle voluntário sobre elas.
	
	Logorreia refere-se a uma expressão verbal aumentada. O paciente fala o tempo todo e é difícil interrompê-lo. Ao contrário de mutismo, o qual significa ausência de fala e pode expressar negativismo ou inibição psíquica. Ambos são alteração da função psíquica ¿MEMÓRIA¿.
	 
	A função psíquica ¿CONSCIÊNCIA¿ tem como principais alterações quantitativas: sono, rebaixamento do nível de consciência, obnubilação e coma; e alterações qualitativas: sonho, estreitamento da consciência e expansão da consciência.
	
	Em relação a função psíquica ¿ SENSOPERCEPÇÃO¿, uma das alterações quatitativas é chamada de ilusão, a qual trata-se de uma percepção falsa, deformada, de um objeto real e presente. Todavia, as alucinações são definidas como ¿percepções sem objeto¿ ou como uma percepção na ausência de estímulos externos correspondentes. São divididas em: alucinações verdadeiras, pseudoalucinações e alucinoses.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502178857)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O adoecimento mental de um filho abala, frequentemente de forma intensa, a auto estima dos pais. O filho doente parece representar, para muitos genitores, uma denúncia das falhas do sistema familiar, que não conduziu com sucesso sua missão de formar os filhos (J. MELMAN, 2008, p. 32 - Família e Doença Mental). Esta afirmação apresenta questões fundamentais para a família do doente mental, dentre elas a culpa e a sobrecarga familiar. Assinale abaixo a opção onde podemos manejar da melhor forma esta sobrecarga:
		
	
	Auxiliar o doente mental a manter um acompanhamento irregular sem necessitar da família
	 
	Auxiliar a família e o doente mental na ampliação de sua rede social
	
	Auxiliar a família a conseguir uma internação rápida para o doente mental
	
	Auxiliar a família na realização da eletroconvulsoterapia
	
	Auxiliar a família e o doente mental a buscar medicamentos mais eficazes

Outros materiais