Buscar

f211a4fb 9889 45a9 924b c90b2d0db547



Continue navegando


Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
história 
analise critica do filme tempos modernos 
São Carlos - SC
2017
analise critica do filme tempos modernos
Trabalho de história apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de história medieval, introdução aos estudos históricos, sociedades ágrafas e história antiga e seminários da pratica III. 
Orientador: Prof
º 
Janaina dos Santos Correia Rodrigues
São Carlos - SC
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 UMA BREVE INTRODUÇÃO A HISTORIA CINEMATOGRAFICA 	4
3FILME: TEMPOS MODERNOS ...............................................................................5
4 ANALISE CRITICA DO FILME TEMPOS MODERNOS..........................................6
4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8
REFERENCIAS ..........................................................................................................9
INTRODUÇÃO
 Esse trabalho foi realizado no âmbito das disciplinas de história medieval, introdução aos estudos históricos e sociedades ágrafas e história antiga.
No seguinte trabalho desenvolverem uma analise critica do filme tempos modernos, na qual, esse passa a ser um filme incrível, inteligente e muito bem elaborado. Tema polêmico, na qual Charles Chaplin com sua visão futurista foi muito inteligente ao usar o humor, que é uma grande arma de protesto ao seu favor para mostra a situação da sociedade na época, que era escravizada pelo trabalho, algo que não esta muito longe dos dias atuais.
O filme tempos modernos, mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores. Vale à pena assistir. 
UMA BREVE INTRODUÇÃO A historia cinematografica 
No dia 28 de dezembro de 1895, é uma data histórica para o cinema, este na qual revolucionou o sistema da arte. O cinema foi inventado pelos irmãos Luimière, no fim do século XIX, em 1895 na França e era considerado uma Espécie de atração de feira.
Neste época a fotografia á havia sido inventada, o que facilitou a criação do cinema.  A primeira sessão de cinema exibida, foi feita no Grand Café, em Paris, e a partir deste momento o cinema começa a evoluir até chegarmos nos dias atuais.
Com o passar dos anos as técnicas utilizadas foram aperfeiçoadas com ajuda também da tecnologia. 
Atualmente temos diversos estilos de filmes e mais variados gêneros. Ainda encontramos os incríveis filmes mudos como, por exemplo, tempos modernos que foi um marco na historia do cinema, como também filmes atualizados em 3d e 4d que dão a sensação de estar dentro da telinha.
FILME: TEMPOS MODERNOS
A temática de “Tempos modernos” custou a Chaplin uma série de perseguições por parte da CIA, juntamente com a acusação de simpatias comunistas7. Além disso, havia recusado naturalizar-se norte-americano argumentando ser um “cidadão do mundo” o que agrava ainda mais sua situação. Chaplin passa a constar na “lista negra” de Hollywood durante a perseguição macarthista, o que torna sua situação de trabalho nos EUA insustentável (seus filmes eram proibidos), levando-o a abandonar definitivamente os EUA em 1952.
 No filme tempos modernos Chaplin é o responsável pelo roteiro, produção do filme e da trilha sonora. Conta com a ajuda de Ira H. Morgan ( diretor de fotografia) e Henry Bergman (assistente de direção). A empresa envolvida na produção do filme foi United Artists
analise critica do filme tempos modernos 
O receio de Chaplin e do seu vagabundo Carlitos, é o receio do homem comum. A incerteza de um mundo que na medida de sua modernidade, exclui o indivíduo e os espaços para o sentimento humano. 
"Modern Times" utiliza a faceta da sátira e em certos momentos da paródia para resultar em uma comédia crítica e consciente. Promove um riso contido diante um mundo onde a população é comparável a um rebanho pastoreada por grandes empresas e corporações, e mesmo sendo um filme roteirizado e dirigido por Charlie Chaplin em 1936, possui forte caráter profético ou futurista, atemporal e de certo desamparo, quando refletirmos na posição do mundo contemporâneo. 
Chaplin em "Modern Times" já filosofava sobre tantas questões importantíssimas, que ao rever seus filmes, ficamos abismados com sua visão futurista. 
 Para além dos avanços tecnológicos há no filme, ou ao menos em sua primeira parte, uma análise dos efeitos e reflexos da modernidade no homem e no mundo, expressado por relações de subordinação e poder, pelo totalitarismo dos grupos empresariais e pela inexpressividade de movimentos sindicais que resultam em míseros avanços e que são brutalmente reprimidos pela força policial.
 Um paradoxo bem-apresentado no filme é de como o homem soube avançar em modernidades tecnológicas que, em contrapartida só aumentam as diferenças de classes sociais, gerando grupos concentrados pelo poder industrial e toda uma massa que fica à mercê de uma oportunidade de emprego em grande parte exploratória e escravocrata. Vivendo em condições miseráveis, numa luta diária pela sobrevivência e sem a perspectiva de um futuro melhor, não resta nada mais do que uma posição passiva do povo, que preenche suas expectativas com sonhos e fantasias de consumo e de uma vida menos indigna. 
O caráter crítico de "Modern Times" sabe dosar bem os momentos de comicidade, na verdade, eles se misturam em uma massa homogênea tão bem estruturada que permite ao público, se assim desejar, se ater apenas aos momentos de alegria, mas caso queira, basta apenas um olhar mais atento e podemos nos ver e ver o nosso mundo através de uma ótica de humor crítico. 
Talvez o receio de Chaplin e do seu vagabundo Carlitos, é o receio do homem comum. A incerteza de um mundo que na medida de sua modernidade, exclui o indivíduo e os espaços para o sentimento humano. 
Particularmente, creio em uma tentativa de Chaplin, suavizar sua postura crítica, pois, ao estruturar o roteiro de "tempos modernos", a história é dividida em blocos que se assemelham a capítulos, e que podem como recurso de montagem fílmico, serem realocados sem grandes implicações.
Quando "tempos modernos" foi realizado, o cinema já contava com o recurso sonoro, mas Chaplin, principalmente pelas suas ideologias de criar um cinema de arte universal, que não fosse prejudicado pelas diferenças de idiomas e outros motivos, permaneceu fiel à comicidade da mímica, que lhe fez merecidamente famoso e admirado em todo o mundo. 
Inversamente aos que dizem de seu medo em utilizar a banda sonora, temos nesse filme um Chaplin consciente dos avanços do som e que sabe tirar proveito disso, seja apresentado o som como uma tecnologia que permite o envio de mensagens gravadas, nos jogos sonoros como batidas na porta que servem para confundir as ações, no uso de um rádio para inibir o som da gastrite e onde o locutor da rádio lembra justamente para tomar o remédio para sanar esse mal e principalmente o som, como match point da história. 
Se o vagabundo não consegue um emprego comum, que tal tentar a vida como artista? Mas para isso é necessário cantar, logo ele, que nunca fala. O resultado é uma das cenas memoráveis do cinema, Chaplin cantado "Jcherche après Titine", só que a versão do vagabundo é mais conhecida como "The Nonsense Song", pois, seu personagem a canta em gibberish, uma mistura de francês, espanhol e italiano sem sentido algum e com sons em gromelô. Tanto a interpretação, quanto a canção do vagabundo é ovacionada pelo público. 
Apesar da sua consciência social, o Modern Times não se transforma em umtratado ou drama político, mas continua a ser uma tragicomédia muito barulhenta na tradição Little Tramp. Chaplin aborda o desemprego e outras questões sociais, mas o faz obliquamente, com um toque leve, no contexto das desventuras cômicas de seu personagem.
Como já mencionado Chaplin tem um talento incrível e sabe muito bem utilizar isso a seu favor repassando o que deseja de forma divertida e interessante com temas acredito eu, serem extremamente relevantes.
CONCLUSÃO
Através desta analise crítica podemos observar a era da revolução industrial, na qual, um dos principais temas é a questão das relações trabalhistas e a busca de um emprego e melhores condições de vida, pois os trabalhadores eram escravizados pela industrialização, onde muitas vezes ficavam alienados. É demonstrado claramente os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem.
Visivelmente é possível notarmos a visão futurista de Charlie Chaplin demonstrando muitos fatos na qual vivemos atualmente,. Apesar de ser um filme mudo, o que acredito torná-lo mais tentador, vemos facilmente a mensagem que o mesmo propõe ao publico e que passa a ser muito relevante par história.
Por fim, com essa analise critica do filme tempos modernos, podemos pensar o que realmente mudou daquela época para atual em um aspecto geral? 
REFERÊNCIAS
https://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8. ACESSO EM 30 DE JULHO DE 2017
https://www.colaboraread.com.br/aluno/portfolio/form/0959114203?atividadeDisciplinaId=5580809. ACESSO EM 31 DE JULHO DE 2017
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/analise-critica-do-filme-/55215. ACESSO EM 31 DE JULHO DE 2017
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1832/criticas/espectadores/. ACESSO EM 31 DE JULHO DE 2017
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tempos_Modernos. ACESSO EM 03 DE AGOSTO DE 2017
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1832/. ACESSO EM 03 DE AGOSTO DE 2017
https://nathaliajustino7.jusbrasil.com.br/artigos/324507782/analise-sobre-o-filme-tempos-modernos-de-karl-marx. ACESSO EM 03 DE AGOSTO DE 2017
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinema. ACESSO EM 04 DE AGOSTO DE 2017
file:///C:/Windows/system32/config/systemprofile/Downloads/1474400447552%20(2).pdf. ACESSO EM 05 DE AGOSTO DE 2017
https://cinemacomunicacaoetecnologia.wordpress.com/2014/03/29/um-breve-resumo-sobre-a-historia-do-cinema/. ACESSO EM 05 DE AGOSTO DE 2017
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1832/creditos/. ACESSO EM 05 DE AGOSTO DE 2017