Buscar

Cromatografia em papel de clorofila e carotenoides

Prévia do material em texto

Resultados 
Feita a medição descobriu-se que a distância percorrida pelo extrato no papel foi de 4,1 cm. Ao observar as cores neste cromatograma, o verde mostra a presença de clorofilas do tipo “a” e “b”, apesar de não se apresentar muito nítida tal coloração e a linha amarela mais acima, demonstra a presença de carotenos na mesma amostra. A clorofila “a” apresentou uma distância percorrida de aproximadamente 1,8 cm e Rf igual a 0,44, a clorofila “b” mostrou cerca de 0,5 cm e Rf 0,12 e para os carotenos a distância foi de 2,6 cm apresentando fator de retenção 0,63. 
Discusao 
Segundo Magalhães (1985) a clorofila alfa tem cor verde-azulada, enquanto a clorofila beta é de cor verde. Já oscarotenóides são amarelos ou alaranjados, sendo representados pelos carotenos (hidrocarbonetos) e carotenóis (alcoóis), como o luteol o violoxantol. Estes últimos também recebem a denominação de xantofilas.
A clorofila presente no papel como uma listrinha verde escuro, é um pigmento menos polar, que corre devagar no papel e, de acordo com Magalhães (1985) a distribuição da clorofila no cloroplasto pode ser avaliada através do conhecimento da estrutura da molécula e o seu comportamento quando associada às membranas de natureza lipoprotéica.
Com a utilização da cromatografia em papel, foi difícil diferenciar as clorofilas “a” e “b”. As clorofilas são polares e logo terão uma maior interação com o papel já que o mesmo é constituído de celulose (polar), assim apresentarão maior fator de retenção ficando mais retidas no papel e sendo mais difícil de serem arrastadas em um solvente apolar (éter de petroleo). O Caroteno apresentou o maior fator de retenção, já que o mesmo sofrerá influência maior do eluente apolar, fazendo assim com que ocupe a parte mais alta do papel, onde se encontra geralmente substâncias de caráter apolar como é o tal. (COLLINS, 1995)
CONCLUSÃO
A separação dos pigmentos clorofilados e carotenóides se devem a sua composição química, sendo estes polares ou apolares. Desta forma os carotenoides que são pigmentos apolares, correm mais rápidos no papel e são mais intensos, enquanto que o pigmento clorofilado por ser menos polar corre devagar no papel( resposta ao objectivo: Explicar os processos que levam a separaco de clorofila e cartenoides no papel)

Continue navegando

Outros materiais