Buscar

Texto jornalistico na internet

Prévia do material em texto

O texto jornalístico na internet
Hipertexto
Para Pierre Lévy, o texto é um objeto virtual, abstrato, independente de um suporte específico. Cabe ao leitor fazer a atualização e contextualização do que recebe através da leitura, podendo ser influenciada por instruções do autor, mas ao mesmo tempo criar sua própria direção, através da não-linearidade.
As funções e objetivos do hipertexto vNao além do texto escrito, uma vez que a notícia em si é conectada a outros documentos, com uma memória de acontecimentos anteriores através 
Hipertexto
De links de notícias, compondo um conjunto de alternativas para seus leitores. O próprio banco de dados subjetivo do internauta se completa com imagens, vídeos e áudio referentes ao assunto, influenciando ainda mais o imaginário do leitor.
1) Tempo real
Com o advento da internet, a subjetividade textual passou a ser raridade nos veículos de comunicação e tornou-se praticamente carcterística da mídia impressa, especialmente
Hipertexto
em publicações voltadas para a alta sociedade. Os sites informativos na web estreitaram a relação fato/notícia de maneira que os acontecimentos são relatados na forma jornalística quase que simultaneamente na internet. Essa rapidez criou uma nova linguagem no jornalismo online: o tempo real. 
Hoje, eventos-notícias são transmitidos na plataforma tempo real, como shows, entrevistas, competições esportivas, congressos. Tudo para levar a informação de maneira mais rápida ao 
Hipertexto
Internauta, que são realizadas através da hipertextualidade.
2) Mudanças na escrita
A comunicação visual trouxe uma série de mudanças na comunicação geral da sociedade, criando uma linguagem própria usada pelos jovens na rotina do dia a dia. A linguagem sofreu um banho de novas expressões , siglas, abreviações, termons considerados técnicos no mundo virtual.
No jornalismo virtual, os sites informativos, provenientes de veículos da mídia impressa, foram forçados a criar uma nova linguagem para se comunicar com um perfil mais jovem, e nem por isso menos exigente, de acordo com esses conteúdos online:
Conteúdo estático: parte de um site que não sofre a mudança informativa diária, sujeita apenas a atualizações esporádicas, como as seções “contato”, e “fale conosco." 
Conteúdo dinâmico: consiste na notícia em si, ou o link do site que encaminha para as últimas notícias, atualizando de maneira constante. Vídeos de apoio, conteúdo hipermidiático.
Conteúdo funcional: orienta o novo visitante, o que o torna especialmente importante para o sucesso informativo de um site. Basicamente em tópicos, é o texto utilizado nas barras de navegação e menu de uma página virtual. 
Conteúdo interativo: De fóruns a salas de bate-papo para a vida real. Novos exemplos de linguagem virtual.
3) Webwriting
Objetividade e clareza são as principais características de texto para web. O que mais diferencia é a contextualização do tema proposto e nnao a escrita propriamente dita. A notícia na internet possui a vantagem de poder reexplorar reportagens antigas através de links
para páginas complementares sobre o assunto, dando ao leitor todo o contexto da informação, que deve ser direta e agradável. Com períodos mais curtos e diretos, mais contextualizado e rico que outros textos para mídia impressa.
Três grandes fatores que devem estar no texto virtual:
1) Objetividade- Grande parte do conteúdo offline será inutilizado para o conteúdo online, respeitando a maior rapidez de processamento de uma tela com menor número de caracteres. 
São usadas sentenças diretas e sem palavras complexas ajudam na fácil compreensão.
2) Visibilidade: Os parágrafos devem ser resumidos e, de preferência, separados entre si como blocos de textos, tornando a aceitação visual mais leve.
3) Navegabilidade: Além de ser leve no que diz respeito a velocidade de processamento, a página da internet deve oferecer todas as informações que o leitor procura relacionadas a um determinado assunto sem obrigá-lo a usar 
O cursor de rolamento. Pode-se fazer o uso da ferramenta hiperlink que apresenta o texto de forma segmentada, em quantas páginas for necessário.
Bibliografia
MOURA, Leonardo. Como escrever na rede. Record, 2002. Caps. 6 e 8
MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. Editora ätica, 2002
MOERDAUI, Luciana. Guia do estilo web. Produção e edição das notícias online. Senac, 2002
NIELSEN, Jakob. Projetando websites. Campus, 2000
RODRIGUES, Bruno. Webwriting, pensando o texto para mídia digital, Berkeley, 2001.

Continue navegando