Buscar

AP etica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e marque a alternativa CORRETA, no que diz respeito ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. (1) Princípios Fundamentais (2) Dos Direitos (3) Das Responsabilidades (4) Dos Deveres (5) Das Proibições ( ) Recusar a execução de atividades que não sejam de sua competência legal. ( ) Profissional de Enfermagem presta assistência à saúde visando a promoção desta no ser humano como um todo. ( ) Negar Assistência de Enfermagem em caso de Urgência ou Emergência. ( ) Assegurar ao paciente uma Assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia , negligência ou imprudência. ( ) Cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão A alternativa que apresenta a seqüência CORRETA de correlações é:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	5,3,2,1,4
	
	
	2,1,5,3,4
	
	
	4,1,5,2,3
	
	
	2,3,5,4,1
	
	
	4,1,2,3,5
	
	
		2.
		A deontologias se fundamenta também na Lei Jurídica. Sobre esta foram colocadas afirmativas abaixo. Marque a únicaque não correspode.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	É abrangente a todos os atos humanos.
	
	
	Se faz presente a necessidade da manutenção do equilíbrio da sociedade.
	
	
	A Lei Jurídica torna-o réus quando em consciência, e transgridem os preceitos estabelecidos.
	
	
	Representada pela ordem política.
	
	
	É uma fração da ordem moral.
	
	
		3.
		A Associação Brasielira de Enfermagem possui as seguintes finalidades?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Promover o desenvolvimento técnico, empírico e profissional dos integrantes de Enfermagem do país.
	
	
	Congregar os enfermeiros e técnicos de enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes.
	
	
	Promover o desenvolvimento técnico, científico e profissional apenas dos enfermeiros em nosso país.
	
	
	Promover integração representativa da Enfermagem para os enfermeiros, na defesa dos interesses da profissão.
	
	
	Congregar os enfermeiros e incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes.
	
	
		4.
		Zelar, nas Instituições de Saúde Brasileiras, pelo cumprimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE, normatizada por legislação especifica, é de responsabilidade, em sua respectiva jurisdição, do(a):
		Quest.: 4
	
	
	
	
	ABEN
	
	
	COFEN
	
	
	COREN
	
	
	Delegacia Regional do Trabalho
	
	
	Sindicato de Enfermagem
	
	
		5.
		Para que se integre a figura do crime, é necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de DANO ou PERIGO. Não haverá dano, seja pessoal, material ou moral. Portanto o profissional enfermeiro deve ser prudente, cuidadoso e conhecedor de sua profissão em seu pleno exercício.Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Divulgar em maior número de pessoas ou entidades possíveis apenas aquelas que poderão de fato, colaborar para a solução do problema.
	
	
	Pode revelar o segredo: 1º. Quando o dano não o permite, entretanto é prudente avaliar as condições emocionais do paciente e não chamar um colega para testemunhar.
	
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	
	Pode revelar o segredo: 4º. Quando o bem do depositário o exige (o bem do próprio profissional de enfermagem): casos que o enfermeiro é ameaçado de chantagem por parte do cliente. OBS: Mesmo nestas situações exige-se uma série de condições que precisam ser observadas, tais como: - Revelar o que for estritamente necessário para a solução do problema.
	
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	
		6.
		O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração anecessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996).Dos princípios fundamentais. Mediante ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Marque a opção correta que caracteriza os Princípios Fundamentais estabelecidos no Código de Ética de Enfermagem.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Nenhuma alternativa acima contempla o código de Ética dos profissionais de enfermagem
	
	
	A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida dapessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
	
	
	O profissional de enfermagem não respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões
	
	
	O profissional de enfermagem não participa, como integrante da equipe de saúde, dasações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas,participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa.
	
	
	O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da Imprudência.
	
	
		7.
		O Decreto Lei nº 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, determina, entre outras atribuições, como atividades privativas do enfermeiro:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	planejamento, organização, coordenação dos postos de saúde e das unidades de saúde da família;
	
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
	
	
	planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem;
	
	
	planejamento, auditoria, execução e avaliação das instituições conveniadas com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS);
	
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos procedimentos de enfermagem;
	
	
		8.
		A LEI Nº 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986 regulamente o exercício da enfermagem. De acordo com a referida lei, assinale a alternativa correta.
		Quest.: 8
	
	
	
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.
	
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, e pelo Auxiliar de Enfermagem, respeitados os respectivos graus de habilitação, excluindo a parteira do exercício profissional da enfermagem.
	
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem,pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, independente dos graus de habilitação.
	
	
	A enfermagem é exercida plenamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, de forma indiferenciada.
	
	
	A enfermagem é exercida irrestritamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, respeitados os respectivos graus de habilitação.
	
	
		9.
		O Exercício profissional da Enfermagem na lei nº 159/93 que dispõe sobre a consulta de enfermagem em todos os níveis de assistência à saúde, seja em instituição pública ou privada, a consulta de enfermagem deve ser:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Exclusivamente de algumas especilidades da assistência de enfermagem.
	
	
	Livremente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	
	
	Empiricamente realizado pelo enfermeiro.
	
	
	Incentivada por toda equipe de enfermagem.
	
	
	Obrigatoriamente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	
	
		10.
		Com relação ao papel do enfermeiro na hemoterapia e transplante de medula óssea é INCORRETO afirmar que:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	realizar atividades educativas aos clientes.
	
	
	esclarecer sobre a terapia.
	
	
	responder as dúvidas dos clientes.
	
	
	desvalorizar os medos e aflições dos clientes.
	
	
	explicar o procedimento aos clientes.

Outros materiais