Buscar

tratamento e medicações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tratamento e medicações 
O tratamento deve consistir basicamente na prescrição de antibióticos. O problema necessita de cuidados constantes por aproximadamente 6 meses. Período em que o indivíduo ainda pode ter resquícios da doença em seu organismo. O tratamento deve ser continuado mesmo depois dos sintomas terem desaparecido, para garantir a completa eliminação das bactérias. Assim, é essencial respeitar a duração do tratamento indicada pelo médico.
Os medicamentos mais utilizados são:
 Isoniazida: é potente bactericida com atividade contra a replicação de bacilos . É o principal medicamento usado no tratamento da tuberculose, mesmo em diferentes subgrupos (infectados pelo HIV, doença não-pulmonar...)
Pirazinamida: é um agente bactericida de baixa potência contra Mycobacterium tuberculosis, porém, tem potente atividade esterilizante, particularmente em áreas de grande inflamação. É muito efetivo durante os primeiros dois meses de tratamento quando alterações inflamatórias agudas persistem
 Rifampicina : é antibiótico macrocíclico complexo que inibe a síntese do ácido ribonucleico de largo espectro de patógenos microbiológicos. Ele possui ação bactericida e potente efeito esterilizante contra o Mycobacterium tuberculosis em meio celular ou extracelular. Considerando que a resistência microbiana pode se desenvolver rapidamente, rifampicina sempre deve ser administrada em combinação com outros medicamentos usados na tuberculose
Etambutol: é ativo contra Mycobacterium tuberculosis e demais micobactérias não específicas. É usado em associação com outros medicamentos na tuberculose para prevenir ou prorrogar o surgimento de cepas resistentes. Nas regiões com elevados índices de resistência a isoniazida ou nos casos em que não é possível sua determinação, etambutol é recomendado na fase de manutenção
A vitamina D e o aceleramento do tratamento.
A vitamina D foi um dos primeiros remédios utilizados para tratar a tuberculose antes da existência de medicamentos específicos para tratar a doença. Antigamente, os pacientes com tuberculose eram expostos à luz do sol e, embora não se conhece a razão pela qual a luz solar funcionava, muitos pacientes melhoravam.
Atualmente, a vitamina D é conhecida como um importante regulador do sistema imune que ajuda as células de defesa a eliminarem proteínas inflamatórias más e a produzirem mais proteínas que de fato ajudam a eliminar bactérias, como as que provocam a tuberculose.
Assim, para melhorar o tratamento ou evitar a infecção por tuberculose, é recomendado aumentar os níveis de vitamina D no organismo através da ingestão de alimentos ricos em vitamina D e exposição solar, com protetor solar adequado e fora das horas de maior perigo.

Outros materiais