Buscar

inclusao deficiencia trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A lei e o dia-dia no esporte e lazer
Lei nº 13-146 (6 de julho de 2015)
No firme propósito de fazer com estas ações se tornem políticas públicas, para acelerar o processo de inclusão, contribuindo para o desenvolvimento físico de todas as pessoas, ela importância e qualidade de vida.
Um ponto ou uma barreira de impedimento do lazer vinculado à deficiência diz respeito é o aspecto tempo, dando diferença em seu aproveitamento, uma pessoa com deficiência vivência em seu tempo cotidiano de forma diferente, muitas delas são fora das obrigações profissionais, não sendo “produtivas”, isso gera uma busca pela “utilidade “da pessoa ou reabilitação das habilidades básicas, ainda falta muito a fazer para que as especificações legais sobre acessibilidade, conforme a norma técnica NBR 9050 (ABNT,2004).
- Acessível: espaço, edificação, mobiliário, equipamento ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive com mobilidade reduzida.
- Barreira Arquitetônica: qualquer elemento natural instalado ou edificado, que impeça a aproximação, transferência ou circulação no espaço mobiliário ou urbano.
- Desenho universal: que visa atender a maior gama de variações possíveis das características antro métricas e sensoriais da população.
- Espaço acessível para que possa ser percebido e utilizado por todas as pessoas as pessoas, inclusive aquelas com mobilidade reduzida (aquela que tem temporária ou permanentemente limitada capacidade de relacionar-se com o meio de utiliza-lo.
O que se observa é que os alunos são incluídos no meio regular apenas para atender a uma exigência legal, estão expostos os alunos inclusos e os profissionais da educação, percebe-se que apesar de existirem dispositivos legais para o atendimento de alunos com necessidades especiais, os requisitos para suprir suas carências nem sempre tem suporte nas escolas, tanto nos aspectos de recursos materiais, estrutura física e ambiente escolar, como rampas e banheiros ou recursos humanos como profissionais qualificados para atender as necessidades especiais dos alunos.
Referências Bibliográficas: AME- SP www.mpe-sp.org.br
BDM: bdm.unb.br

Outros materiais