Buscar

Caso concreto 14


Continue navegando


Prévia do material em texto

JURISDIÇÃO CONSTITUICIONAL
FABRICIO LOUREIRO – MATRÍCULA: 2011.02308145 – NOTURNO – ESTÁCIO DE SÁ
CASO CONCRETO 14
Questão objetiva. (FUNCAB - PC-PA 2016 – DELEGADO DE POLICIA CIVIL - Adaptado). Maria, gestante de feto anencéfalo, pretende a obtenção de autorização judicial para realização de aborto. O Juízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido. Pretende, agora, manejar um remédio constitucional para evitar o cometimento de crime. Para tanto, deverá demandar por meio do seguinte instrumento:
a) Recurso Ordinário 
b) Habeas Corpus 
c) Revisão Criminal – ERRADO
d) Mandado de Segurança – ERRADO – direito líquido e certo
e) Mandado de injunção – ERRADO – ausência de regulamentação de lei que possibilite o exercício de direito previsto na Constituição Federal relativo à nacionalidade, soberania e cidadania. 
Questão discursiva. Paulo, delegado de polícia, preside o inquérito X, no qual é apurada a prática de crime de estupro, por João, que se encontra preso, contra a menor M, de 13 anos de idade. No curso do inquérito, a menor se retratou da acusação de estupro, mas Paulo não comunicou tal fato ao juiz de direito competente para proceder ao arquivamento do inquérito, razão pela qual foi aberta, a pedido do Ministério Público, ação penal para apurar eventual crime de prevaricação. Tendo o juiz de direito do juizado especial criminal da comarca Y do estado Z determinado à intimação de Paulo para audiência de transação penal, este impetrou habeas corpus com vistas a impedir seu comparecimento à audiência bem como a se livrar do referido inquérito, mas a turma recursal estadual denegou o pedido.
Em face dessa situação hipotética, indique, com a devida fundamentação legal, a medida judicial mais adequada para que Paulo atinja o objetivo pretendido, bem como o órgão do poder judiciário competente para julgá-la.
Resposta: O acusado João, deverá impetrar habeas corpus contra a decisão da Turma Recursal, cuja competência para julgamento, nos termos da jurisprudência mais recente do STF, será do Tribunal de Justiça local. HC 86.834-SP.