Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL Administração e mercado de trabalho

Prévia do material em texto

1.
		O Administrador tem como benefício a oportunidade de pensar criativamente, de inovar e de utilizar a imaginação, mas para isso necessita compreender que:
	
	
	
	
	As organizações precisam desenvolver um elevado nível de educação dos seus empregados para compensar a rápida obsolescência profissional. CERTA
	
	
	As organizações precisam exigir de seus empregados um baixo nível de educação, pois são substituídos pelas máquinas e equipamentos (como computador, por exemplo), que fazem todo o trabalho mais complexo e importante.
	
	
	As organizações precisam reduzir o número de objetivos para que as empresas não se tornem complicadas pela heterogeneidade de tarefas e de atividades.
	
	
	As organizações precisam desenvolver tarefas menos complicadas e menos técnicas para desburocratizar e simplificar a vida nas empresas públicas e privadas.
	
	
	Os administradores precisam conceber a organização como "um arranjo rígido e estático de peças", como em uma máquina.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Victor Hugo Soares é Administrador e foi admitido para supervisionar o setor de Treinamento e Desenvolvimento-T&D, na área de Recursos Humanos de uma empresa brasileira de grande porte. Como Supervisor, podemos afirmar que Victor Hugo vai:
	
	
	
	
	Planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de T&D, como fazem os administradores em qualquer nível da escala hierárquica. CERTA
	
	
	Organizar e controlar as atividades de T & D, funções afetas aos ocupantes de cargo gerencial em nível de supervisão.
	
	
	Planejar e dirigir as atividades do setor, pois supervisores não exercem as demais funções administrativas.
	
	
	Controlar as atividades do setor de T & D, uma vez que ainda se encontra no início da escala hierárquica da empresa.
	
	
	Organizar o setor, deixando a função de planejamento sob a responsabilidade de seu superior imediato, o qual já se encontra em nível mais elevado na hierarquia.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Após uma entrevista de seleção para a empresa Audax S.A., Theo Silva foi informado de que não seria admitido para o cargo de gerente por não possuir habilidades interpessoais e de comunicação fundamentais para desempenhar a função. Assinale a alternativa que contenha a razão pela qual a entrevistadora rejeitou a admissão de Theo Silva.
	
	
	
	
	A sua experiência não demonstrava experiência em reconhecer os bons empregados e avaliá-los adequadamente.
	
	
	A sua experiência não indicava facilidade para comunicar os objetivos e as estratégias gerais da empresa.
	
	
	A sua experiência não demonstrava capacidade de comunicação, que possibilitasse a transmissão das determinações da Direção para os funcionários.
	
	
	A sua experiência não demonstrava capacidade em comunicação das orientações e diretrizes para os funcionários.
	
	
	A sua experiência não demonstrava capacidade em trabalhar em equipe, dividir as informações com os outros e ensinar as pessoas a aprender. CERTA
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O conhecimento é muito importante para sabermos o que devemos fazer e para fazermos a coisa certa, mas não adianta ficarmos obsessivamente preocupados em aumentar a nossa cultura sem a colocarmos a serviço de realizações úteis e práticas para a sociedade. 
A partir do texto acima, julgue as seguintes afirmações:
 Não se espera que o Administrador tenha como principal qualidade a iniciativa para conseguir soluções para as dificuldades encontradas e para colocá-las a serviço de realizações úteis e práticas para a sociedade,
porque
o conhecimento é muito importante para sabermos o que devemos fazer e para fazermos a coisa certa, mas o êxito é criado pela ação. A ação é que é o nosso objetivo.
	
	
	
	
	Tanto a primeira como a segunda afirmação são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	A primeira afirmação é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira. CERTA
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Letícia Junqueira concluiu seu Curso de Administração na Estácio e foi recentemente admitida na ALEDARAP LTDA como Gerente do Setor de Suprimentos. Ela aprendeu, nas aulas e no livro dos autores Heilborn e Lacombe, que a partir de agora:
	
	
	
	
	Deverá aprender os processos de trabalho, à medida em quer for sendo promovida para cargos mais elevados na hierarquia, para acompanhar a empresa, que vai aperfeiçoando seus processos produtivos ao longo do tempo.
	
	
	Deverá mostrar aos poucos os conceitos, técnicas e teorias que dão a base para sua atuação profissional, aprendidos na faculdade, para surpreender a cada dia os seus superiores com os seus conhecimentos.
	
	
	Está preparada para subir na escala hierárquica da organização, até o topo da carreira de Administrador, pois todos os conhecimentos necessários foram adquiridos no Curso de Administração.
	
	
	Está preparada para construir sua carreira na empresa até o final, pois já aprendeu na faculdade todos os conceitos, técnicas e teorias que dão a base para sua atuação profissional.
	
	
	Deverá evoluir em seus conhecimentos, pois a Administração é um campo vasto e constantemente há mudanças no ambiente e na tecnologia, que podem alterar os processos produtivos. CERTA
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Sabemos o quanto o planejamento é importante para as organizações modernas, por isso o assunto é bastante estudado. Dentre as opções abaixo marque a qual refere-se aos tipos de planejamento:
	
	
	
	
	Planejamentos estratégico, tático e operacional; CERTA
	
	
	Planejamentos tático, departamental e estratégico;
	
	
	Planejamentos estratégico,departamental e tático;
	
	
	Planejamentos tático, departamental e operacional;
	
	
	Planejamentos tático, departamental e gerencial;
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		No inicio da aula 4 aprendemos que a administração é uma prática universal. Nos Estados Unidos da América o individualismo e o pragmatismo fazem com que o estilo de gestão norte americano seja caracterizado pelo empreendedorismo e pela competitividade. No Brasil, entre as características dominantes aparece a aversão ao conflito. Neste caso, aversão ao conflito tem a seguinte configuração interpretativa: assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Tendência a ser violento
	
	
	Tendência para aceitar convivência com desafetos para evitar conflitos CERTA
	
	
	Tendência para evitar situações de confronto; 
	
	
	Tendência para fingir que não se importa com situações conflitantes
	
	
	Tendência a ser apaziguador
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, busca desenvolver o Brasil por meio da geração de emprego e renda através do empreendedorismo. Em uma de suas pesquisas, o SEBRAE apontou os fatores determinantes do sucesso para as micro e pequenas empresas (MPE) em três categorias. Marque a opção que se refere à categoria expressada pela frase a seguir: um grupo de atributos que destaca a criatividade, a perseverança e a coragem de assumir riscos no negócio.
	
	
	
	
	Capacidade Empreendedora CERTA
	
	
	Habilidades Estratégicas
	
	
	Habilidades Gerenciais
	
	
	Capacidade Inovadora
	
	
	Logística Operacional
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Clara Diniz, gerente administrativa da empresa do ramo de alimentos ALEDARAP, necessita mudar a forma como vem administrando sua área. Ela precisainteragir mais com as outras áreas da empresa. Dentre as opções abaixo, destaque o quê Clara precisará desenvolver para alcançar este objetivo de mudança na sua gestão:
	
	
	
	
	Precisará desenvolver a aprendizagem
	
	
	Precisará desenvolver a motivação
	
	
	Precisará desenvolver a visão global CERTA
	
	
	Precisará desenvolver a liderança
	
	
	Precisará desenvolver a qualidade
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Na sociedade contemporânea as organizações estão inseridas em um contexto que tem como característica marcante:
	
	
	
	
	Ausência de mudança.
	
	
	Constante mudança. CERTA
	
	
	Estabilidade.
	
	
	Manutenção
	
	
	Previsibilidade

Continue navegando