Buscar

1 AVALIACAO EaD QUADRO SINTESE pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 AVALIAÇÃO: ELABORAÇÃO DE QUADRO-SÍNTESE
Nome: Marthina V Becker
Para fazer a primeira avaliação você deverá retomar alguns dos textos já estudados. A partir dos mesmos, como indicados no quadro, deverá preenchê-lo seguindo as orientações descritas no mesmo. Cada um dos 10 espaços a serem preenchidos, corresponderá a 1 ponto numa escala de 1-10.
Obs.: Os espaços do quadro estão autoajustados ao conteúdo, isto é, na medida em que você inserir o conteúdo, o espaço da coluna será ajustado de acordo com os caracteres inseridos.
	No espaço 1 e 2, faça uma pequena síntese das ideias mais relevantes sobre os textos “Educação moral hoje”: Pedro Goergen (temática B) e do texto “Moral e Ética: uma leitura psicológica”: Yves de La Taille (temática C). 
No espaço 3, com base nos destaques feitos dos dois textos, relacione-os entre si e escreva, com autoria própria sobre as perspectivas da ética, hoje. OBS.: A síntese de cada um dos conceitos e o comentário com autoria própria não devem ultrapassar 300 caracteres.
	“Educação Moral hoje”: Pedro Goergen (temática B)
	1 O texto tem como objetivo destacar como a educação pode abordar a questão da ética e moral em sala de aula, pois as crianças que hoje frequentam as escolas, precisam ter uma estrutura ampla sobre a moral e ética. Colocar me evidencia aos alunos o discurso sobre a ética versos a pratica inadequada. A escola deve despertar a consciência e/ou condições dos jovens de se tornarem na vida adulta pessoas com consciência, de refletir sobre as regras da sociedade que vivemos e por si só decidir segui-las ou não, tendo em vista que a liberdade é fundamental para a ética, porque sem ela, é incapaz de existir e se tornar um sujeito moral. Respeitando o espaço da criança, e entendendo seu contexto anterior a sua chegada no espaço educacional
	3 Acredito que a ética deve ser cada vez mais instigada pelos professores nas escolas, que os alunos aprendam a ser pessoas ‘’pensantes’’. Que eles tenham atitudes éticas, mas não por saberem que é o correto a fazer, mas sim por acreditarem naquilo que estão reproduzindo perante a sociedade e percebendo que as suas atitudes refletem na vida dos seres humanos. Quando se fala em ética, consequentemente falamos em moral, e que sua prática interfere, positivamente ou não na convivência do cotidiano. E que por isso devemos ter os dois conceitos claros que nossas vidas, para que possamos agir corretamente e garantir uma convivência humana saudavel.
	Moral e Ética: uma leitura psicológica”: Yves de La Taille (temática C)
	2 Distingue o significado de moral e ética para esclarecer o que está implícito nos dois conceitos. Da moral, ele resgata a ideia de um dever para garantir a regulação da convivência humana. Comparar possibilidades de ação, perceber a necessidade do outro e pensar no que está em jogo faz parte da dimensão intelectual envolvida no ato de agir bem. Mas, como o "saber" fazer pode não ser suficiente, é preciso um "querer" fazer. Essa é a dimensão afetiva do agir, que é traduzida pela palavra ética. 
	
	
	Do texto, "Existência ética e constituintes do campo ético", de Chauí (temática C), escreva nos espaços numerados de 4 a 7, as respostas do que se pede a esquerda 
Obs.: O preenchimento de cada um dos espaços não deve ultrapassar 300 caracteres. 
	Diferencie senso moral e consciência moral
	4 A principal diferença entre o senso moral e a consciência moral está na dúvida.
Enquanto o senso moral é o sentimento e a ação imediata em resposta as emoções, a consciência moral está relacionada com a ponderação sobre quais decisões a pessoa deve tomar, em relação ao comportamento de si próprio e de outras pessoas.
	Relacione ética e violência
	5 A violência é entendido como o uso da força física e do constrangimento psíquico, para obrigar alguém a fazer aquilo que ele mesmo julga contra sua natureza. Nossa cultura e sociedade nos define como sujeitos do conhecimento e da ação, definindo a violência como aquilo que reduz o sujeito a condição de objeto, proibindo moralmente que nos transforme em mercadoria manipulada. A ética fala que somos pessoas e não podemos ser tratados como produto, suas normas visando impor limites e controle ao risco permanente da violência.
	Indique os constituintes do campo ético
	6 È constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética.
	Comente uma das quatro condições para a pessoa existir como sujeito ético ou moral
	7” Ser responsável, reconhecer-se como autor da ação” é assumir as consequências dos nossos atos, sobre nós mesmos e as outras pessoas que nos cercam, respondendo por nossas ações.
	 
	
	No espaço 8 e 9, faça uma pequena síntese das ideias mais relevantes sobre Bioética do texto “Introdução à Bioética”: Volnei Garrafa (temática E) e do texto “Bioética complexa”: José Roberto Goldim (temática E). 
No espaço 10, com base nos destaques feitos dos dois textos, relacione-os entre si e escreva, com autoria própria sobre as potencialidades da Bioética quanto às possibilidades de uma vida com mais qualidade. 
OBS.: A síntese de cada um dos conceitos e o comentário com autoria própria não devem ultrapassar 300 caracteres.
	Introdução à Bioética: Volnei Garrafa (temática E)
	8A bioética, de origem estadunidense, tornou-se mundialmente conhecida por estar ancorada em quatro princípios básicos pretensamente universais e reconhecida como bioética principialista. A partir dos anos 90, começaram a surgir críticas à universalidade dos princípios e às suas limitações frente aos macroproblemas coletivos, principalmente sanitários e ambientais, especialmente verificados nos países periféricos do Hemisfério Sul. Nesse sentido, surge na América Latina, nos últimos anos, uma nova proposta epistemológica – a bioética de intervenção – de base filosófica utilitarista e conseqüencialista, tentando suprir essa lacuna. A partir de uma análise histórica do processo de consolidação do principialismo e da importação acrítica de teorias éticas forâneas, o presente artigo procura mostrar a necessidade de construção de bases conceituais diferenciadas para a bioética no sentido do adequado enfrentamento dos problemas persistentes rotineiramente detectados nas nações em desenvolvimento.
	10 Acredito que quanto a bioética, que ela deve ser mais trabalhada com todos os profissionais, mas principalmente com a área da saúde, pois hoje temos uma saúde muito crítica no Brasil, onde nossos profissionais apresentam cada vez mais atitudes escacas em relação a bioética e ao cuidado com os pacientes. Que seja algo trabalhado em escala mundial, que tenha a consolidação da nova proposta de bioética, conscientizando a todos, de que esta prática é ideal a todos, pois se a responsabilidade com a saúde melhorar, a nossa qualidade de vida, será extremamente melhor e benéfica a todas as nações. 
	Bioética complexa: José Roberto Goldim (temática E)
	9 Baseia-se na forma de organização da ética, partindo de seus referenciais teóricos: princípios, direitos, as virtudes e a alteridade. Embasa-se a reflexões morais a qual as pessoas as fazem, buscando uma justificativa para uma dada escolha moral. É estar apto a justificar determinadas ações decorrentes da identificação do problema.

Outros materiais