Buscar

Questões sobre contratos digitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE 6
Conceitue contratos digitais
R- Contratos digitais, é o negócio jurídico concretizado através da transmissão de mensagens eletrônicas pela Internet, entre duas ou mais pessoas, a fim de adquirir, modificar ou extinguir relações jurídicas de natureza patrimonial, conforme Jorge José Lewand.
Diferencie contratos comuns dos digitais (mínimo 3 diferenças)
R- Contratos digitais: A facilidade gerada na gestão dos documentos; A otimização do processo de envio e recebimento; A validade jurídica garantida pelo Certificado Digital.
Contratos comuns: A autenticação das assinaturas pelo cartório; A necessidade do armazenamento físico; A perda de arquivos ao longo dos anos.
O contrato digital possui quais princípios? Explique os princípios.
Sim, Princípio da equivalência funcional entre os atos jurídicos produzidos por meios eletrônicos e os atos jurídicos produzidos por meios tradicionais – verifica-se a existência a vedação de qualquer diferenciação entre os contratos clássicos, com suporte físico tangível imediatamente representativo (contrato de papel), e os contratos pela internet, com suporte virtual intangível mediatamente representativo (eletrônico), assim sendo é impossível de ser o contrato virtual considerado inválido, por ter sido celebrado eletronicamente;
Princípio da inalterabilidade do direito existente sobre obrigações e contratos – através desse princípio é possível sentir a força que iguala os contratos virtuais e os tangíveis. O suporte eletrônico é apenas um veículo para a constituição dos contratos, ou seja, as obrigações originadas no ambiente virtual não necessitam, para serem válidas, de uma alteração do direito contratual vigente;
Princípio da identificação – serve para que futuramente sejam evitados conflitos e indagações, é de se atentar para a existência da devida identificação das partes que celebram um contrato pela internet, de modo que ambas saibam com quem estão lidando, o que pode ser feito por meio de assinatura digital, dentre outras possibilidades;
Princípio da verificação – todos os documentos eletrônicos relacionados com o pacto devem ser armazenados, para não ser objeto de alegação de sua não existência e possibilitar qualquer eventual verificação futura, preservando-se assim a prova da celebração contratual.
Pode ser aplicado o código de defesa do consumidor aos contratos digitais? Fundamente.
R- Sim, aplica-se o Código de Defesa ao Consumidor nas relações de contrato digital, visto que o consumidor, é toda pessoa física ou jurídica, ente despersonalizado ou coletividade de pessoas, manifesta sua vontade para utilizar ou adquirir, como destinatário final, produto ou serviço ofertados na internet.
O que é e-commerce? Qual lei que rege?
O e-commerce é o comércio eletrônico, ou seja, quando há a compra e venda de produtos através de plataformas eletrônicas e pela internet. A Lei do E-commerce, é o Decreto n. 7.962, de 15 de março de 2013, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor para dispor sobre a aquisição de produtos e serviços no comércio eletrônico.
Como invalidar um contrato online?
O contrato online é invalidado quando o contratante, entrando em contato com o contratado e informando sobre seu arrependimento. O consumidor poderá exercer esse direito de arrependimento pela mesma ferramenta utilizada para a contratação, sem prejuízo de outros meios disponibilizados. O exercício do direito de arrependimento implica a rescisão dos contratos acessórios, sem qualquer ônus para o consumidor. Conforme o Decreto n. 7.962, de 15 de março de 2013.
Explique todas as características dos contratos digitais.
Contratos intersistêmicos: Aquela em que a comunicação eletrônica se estabelece entre sistemas aplicativos previamente programados, estando ausente a ação humana no momento em que a comunicação propriamente dita acontece.
Contratos interpessoais: É aquele em que a comunicação entre as partes, sejam elas físicas ou jurídicas, opera-se por meio do computador, tanto no momento da proposta, quanto no momento da aceitação e instrumentalização do acordo
Contratatos Interativos: É aquele em que a comunicação entre as partes é obtida através da interação entre uma pessoa e o computador, por meio de um sistema aplicativo previamente programado