Buscar

Aula 12 ISO 9000

Prévia do material em texto

GESTÃO DA QUALIDADE
AULA 12: NORMAS ISO 9000
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization) localizada em Genebra, Suíça. A sigla ISO é uma referência ao homônimo grego, que significa igualdade. O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 130 países membros. A ABNT é o representante brasileiro. A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho.
A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Ela não é destinada a um "produto" nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.
As regras e os padrões da Gestão e da Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na operação do Sistema da Qualidade.
ISO 9000
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
Uma empresa pode incorporar a preocupação com qualidade de diversas formas. Contudo, o mercado muitas vezes exige uma certificação que comprove haver um sistema de Gestão de Qualidade implementada. 
Quando uma empresa se diz certificada ISO 9000, no Brasil, isto significa que seus processos e suas operações atendem aos requisitos constantes da NBR ISO 9000:2008.
ISO 9000
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
ISO 9000
Comunicação: ao fornecer instrumentos de comunicação, as normas promovem a confiança e um melhor entendimento entre partes comerciais.
Simplificação: por reduzir a variabilidade de instrumentos e produtos, a relação entre produtor e consumidor fica mais clara.
Proteção ao consumidor: a definição de requisitos e indicadores de qualidade cria uma base para que o consumidor possa avaliar produtos e serviços de forma objetiva.
Segurança: a proteção da saúde humana e do meio ambiente é considerada ao se definir requisitos técnicos.
Economia: a sistematização e racionalização dos processos favorece o corte de custos desnecessários.
Eliminação de barreiras: a uniformização de regulamentos favorece as trocas comerciais entre países.
Objetivos da normalização segundo a ABNT
As normas da série ISO e outros esforços de normalização possuem alguns objetivos comuns, segundo a ABNT (2014):
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
ISO 9000
Os requisitos exigidos para que uma empresa seja certificada tem por objetivo estruturar o sistema de Gestão da Qualidade da empresa. Se adequadamente seguidos estes princípios e diretrizes indicados na norma, o resultado é um sistema de qualidade robusto.	
Quais são as vantagens para certificar a empresa?
O resultado disto tudo é um sistema de qualidade que acaba fundindo-se com o sistema de gestão da empresa, aumentando sua competitividade, promovendo a melhoria contínua dos processos produtivos e também dos demais processos.
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
ISO 9000
O período, e as etapas a serem cumpridas durante o processo de certificação vão depender do grau de maturidade dos sistemas de gestão da empresa. O que isto quer dizer? Menores ou maiores, toda empresa possui um sistema de gestão, composto pelas atividades executadas pelos funcionários e gestores da empresa. Estas atividades podem estar devidamente documentadas e registradas, ou não.
Linhas gerais do processo de certificação
Quanto maior o grau de documentação da empresa (procedimentos de trabalho escritos e atualizados regularmente), e de manutenção dos seus registros operacionais, menor a dificuldade de implantação da norma.
Os principais motivos são: exigência explícita dos clientes (o cliente formalmente solicita ao fornecedor que se certifique, ou ele não será mais escolhido como fornecedor), e confiança da alta direção da empresa que um sistema de Qualidade bem estruturado aumenta a qualidade dos produtos e melhora os índices de produtividade e satisfação do pessoal.
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
ISO 9000
Destinar um orçamento;
Contratar uma consultoria especializada em implantação da norma;
Escolher ou contratar um RD (representante da direção para acompanhamento e execução do cronograma;
Treinamento do RD se necessário para inclusive auditoria;
Definição dos multiplicadores, funcionários-chave que auxiliarão a implantação da norma;
Palestra de sensibilização;
Treinamento dos multiplicadores como auditores internos;
Elaboração de cronograma detalhado de implantação. Neste cronograma, devem constar as atividades de definição de Visão, Missão e Valores da empresa (se isto ainda não foi feito).
Análise da visão do cliente, elaboração do manual da Qualidade da empresa, definição das metas a ser atingidas, auditoria interna detalhada;
Reunião de análise crítica da auditoria interna onde serão definidos prazos para cada departamento se adequar;
Acompanhamento do cronograma de implantação.
Em linhas gerais, os passos para a certificação são os seguintes:
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
ISO 9000
É feita por várias instituições, quando a empresa avalia que tem condição de se certificar, contrata uma destas instituições. Em geral, a instituição escolhida fará uma auditoria de pré-certificação, onde apontará pontos de melhoria e definirá um prazo para a execução destas melhorias, quando será efetuada a auditoria de Certificação final.
A certificação e o certificado
O certificado conquistado tem validade de 2 anos, ou seja, nesse intervalo a empresa passa por auditorias de Certificação. 
Além disto, as certificadoras efetuam uma auditoria de manutenção cerca de 1 ano após a auditoria de certificação, se faltas graves forem encontradas o certificado também pode ser suspenso. 
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
ISO 9000
Qualquer empresa pode se certificar, independente de seu tipo, tamanho, área de atuação. O que acontece, é que durante o processo de certificação, encontram-se pontos que a aplicação da norma não é possível ou inviável, no momento, então tais pontos são excluídos do processo, desde que não interfiram na capacidade da empresa produzir (realizar) o seu produto.
Quem pode se certificar?
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
ISO 9000
Estrutura geral da Norma ISO 9000:2008
Segundo Martins e Laugeni (2005), a ISO 9001 e a 9004 baseiam-se em 8 melhores práticas de gerenciamento da qualidade, como segue:
Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade
AULA 12: NORMAS ISO 9000
ISO 9000
Para a organização:
Maior participação no mercado, mais satisfação dos clientes, redução de custos, melhoria na produção, mais competitividade, mais lucro.
Quais os benefícios da implantação da ISO 9000?
Para os clientes:
Maior confiança nos produtos da organização, redução de custos, satisfação em relação aos produtos adquiridos, melhor atendimento em caso de reclamações. 
Assuntos da próxima aula:
Auditoria de sistemas de Qualidade
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Continue navegando

Outros materiais