Buscar

cadeia de custódia

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO.
 A prova pericial é uma das provas mas produzidas para solucionar o crime, contribui para a punição do autor do delito, é uma das provas mas contundentes para que os juristas cheguem a uma conclusão com imparcialidade e embasamento cientifico.
CADEIA DE CUSTÓDIA.
 É uma forma de contribuição para manter a história documentada cronologicamente em face as evidências. A evidência são amostras analisadas cuidadosamente para que se chegue a um resultado mais próximo da verdade para contribuí na forma de laudo na persecução penal.
 Deve-se ressaltar que a quebra da cadeia de custódia põe em risco o resultado de algo próximo da verdade causando danos irreparáveis, por isso as provas tem que ser mantidas preservadas para que se chegue mais próximo da verdade.
 Provas são meios para que seja alcançada uma finalidade de reconstruir o fato delitivo, ou seja, serve para formar convicção e retratar a reconstrução histórica de um acontecimento passado. 
RELATIVO A PROVA PENAL.
 A carta Magna relata que ninguém pode ser privado de sua liberdade sem o devido processo legal, são garantias de princípios fundamentais sendo que quase todos os princípios estão ligados a produção probatória.
Princípio da dignidade da pessoa humana, o Estado deve sempre basear-se na verdade, por meios de elementos de prova, não sendo aceito a adoção de qualquer natureza que atente contra a dignidade da pessoa humana.
Presunção da Inocência ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, qualquer prova ilícita não será admitida.
Diante do exposto, conhecer somente a fonte inicial da prova não é suficiente, é necessário que se saiba a integralidade da cadeia de custódia, porque pode ser definida como ciclo de atos que devem manter a idoneidade e integralidade dos elementos que serão eventualmente utilizado como prova.

Continue navegando